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O que é o Inbound Marketing e como advogados podem utilizar essa estratégia

Enquanto a publicidade tradicional realiza promoções de produtos, o inbound marketing realiza geração de conteúdos de valor para os clientes.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Atualizado em 16 de maio de 2019 13:56

Muitas vezes, ficamos presos à crença de que advogados não podem divulgar ou fazer qualquer tipo de marketing em relação aos serviços jurídicos. No entanto, essa crença não é completamente verdadeira, porque não são todos os tipos de marketing que são proibidos pelo Código.

As disposições do Código de Ética vedam apenas a realização de algumas formas de marketing, consideradas mais tradicionais, conforme disposto no arts. 28 a 34. São vedadas, por exemplo, a realização de anúncio de serviços via outdoor, a realização de programas de rádio e televisão para promoção profissional.

Contudo, essas formas de marketing não são as únicas e nem mesmo as mais eficazes, especialmente no contexto da indústria 4.0 em que vivemos.

Nesse contexto, uma gama cada vez maior de profissionais começou a desenvolver estratégias para captar clientes na internet, por meio do Inbound Marketing e de acordo com o que é permitido no Código de Ética da OAB.

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing  é uma estratégia que visa conquistar possíveis clientes por meio da geração de conteúdo, de forma informativa.

Trata-se de uma estratégia completamente diferente da publicidade tradicional.

Enquanto a publicidade tradicional realiza promoções de produtos, o inbound marketing realiza geração de conteúdos de valor para os clientes.

Na prática, advogados podem escrever artigos e e-books e gravar vídeos para solucionar dúvidas de seu público-alvo, sem falar de seu produto/serviço final.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

Os advogados que fazem uso dessa estratégia fortalecem a sua marca e se estabelecem no inconsciente das pessoas que acessam ao seu conteúdo.

Esses profissionais, naturalmente, passam a ser vistos como autoridades em sua área de atuação pelo público e conseguem conquistar e fidelizar clientes.

Do ponto de vista social, quando advogados realizam essa estratégia de forma ética, aumenta-se o acesso à justiça. Várias pessoas que não possuem recursos financeiros para buscar um advogado qualificado, podem adquirir conhecimento por meio de um vídeo ou um texto em um Blog.

Como começar a utilizar essa estratégia na prática?

Para começar a utilizar essa estratégia na prática, é preciso:

1)    Definir quem é o público-alvo da estratégia

Qual o perfil dos possíveis clientes que você quer atingir? Quais os problemas jurídicos que eles possuem?

Quem são essas pessoas? Elas são mais formais ou informais? Do que elas gostam e do que não gostam?

2)    O que esse seu cliente digita no Google?

No caso do público alvo da área trabalhista, possíveis palavras digitadas são: "reforma trabalhista", "direitos trabalhista", "aviso prévio", etc.

3)    Desenvolver um processo de criação de conteúdo

Com base nos problemas do seu público alvo e nas palavras e expressões buscadas por ele no Google, é possível criar um planejamento de produção de conteúdo. Para isso, o advogado pode utilizar um Blog ou começar em suas próprias Redes Sociais.

É essencial que a estratégia seja executada com consistência.

4)    Escolher os canais corretos para divulgação do conteúdo

Em seguida, é importante definir onde serão divulgados os conteúdos.

Facebook? Instagram? Linkedin? Site? Revista?

Cada canal de divulgação pode ser mais ou menos adequado, a depender de onde se encontra público alvo da estratégia de produção de conteúdo do escritório.

Conclusão

Os advogados que quiserem captar mais clientes possuem uma grande oportunidade com o Inbound Marketing.

Trata-se de um conceito de fácil entendimento, embora a execução exija muita dedicação.

Os advogados podem contratar profissionais especializados na área ou executar a estratégia internamente.

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*Júlia de Resende Souza é advogada, co-fundadora e diretora de Operações da Freelaw. 

 

 

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