MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Jurimetria: o que é e qual o seu impacto na rotina jurídica

Jurimetria: o que é e qual o seu impacto na rotina jurídica

Ter acesso a essas tendências por meio de um software jurídico que também sistematiza tudo o que é necessário para a tomada de decisões estratégicas dentro de um departamento jurídico é o que toda a empresa que deseja ter um jurídico mais eficiente, inteligente e dinâmico precisa.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Atualizado às 11:40

Todas as atividades humanas sofrem impactos, grande ou pequenos, com as mudanças tecnológicas. No Direito, profissionais que a poucas décadas atrás trabalhavam com planilhas, datilógrafos e documentos em papel, hoje em dia fazem seu ofício com softwares jurídicos, processos digitais e arquivos salvos em nuvem.

A jurimetria, por exemplo, é um ramo da análise jurídica que tende a crescer com os avanços da tecnologia e se tornar cada vez mais importante no cotidiano de departamentos jurídicos e de advogados.

Este artigo tem como objetivo explicar o que é jurimetria, como ela funciona na prática, quais benefícios ela pode trazer para um departamento jurídico e como um software jurídico pode auxiliar na aplicação da jurimetria e no cotidiano. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre jurimetria!

O que é jurimetria?

Nas palavras da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), ela pode ser definida como "a estatística aplicada do Direito".

Trata-se de uma disciplina que utiliza dados matemáticos e estatísticos, portanto concretos, para compreender tendências, posicionamentos e repetições que acontecem dentro do Direito, uma ciência abstrata. 

A jurimetria serve para que se possa compreender melhor decisões, mudanças e convenções que acontecem dentro do mundo jurídico, a fim de se entender melhor quais podem ser os caminhos que um juiz adotaria em uma sentença ou quais desdobramentos um litígio poderia tomar.

Como a jurimetria funciona na prática?

Já que a jurimetria nada mais é do que uma espécie de métrica do direito, ela proporciona condições para uma análise descritiva e aprofundada das matérias do Direito por meio do cruzamento de dados a respeito de tal matéria.

Para dar um exemplo: a jurimetria pode ser utilizada para se analisar e cruzar dados de como magistrados sentenciam a respeito de um tema. A partir desse cruzamento de dados estatísticos, podem-se presumir quais resultados um processo pode ter, qual seria um valor razoável a se ganhar ou pagar ou quais abordagens são mais aceitas.

A jurimetria deu um grande passo ao lado do avanço da tecnologia por dois principais motivos: a invenção dos processos digitais e as melhorias na computação e informática, que fazem os softwares jurídicos cada vez mais relevantes.

O grande volume de processos eletrônicos - e a possibilidade de consultá-los - aumentou muito a possibilidade de utilizar a jurimetria para ter estatísticas mais exatas.

Já o avanço das tecnologias faz com que softwares jurídicos inteligentes, que conseguem integrar informações e acumular quantidades enormes de dados, possam ser uma realidade.t

Desta forma a jurimetria pode ser utilizada para a análise detalhada de seus próprios dados jurídicos, assim como para a análise detalhada e comparativa de dados próprios com dados públicos, traçando um panorama comparativo com a realidade jurídica de concorrentes, comarcas, juízes, tipos de pedidos.

Como ela torna o trabalho mais eficiente?

Como se pode perceber, trazer dados estatísticos para dentro do Direito faz com que o departamento jurídico possa compreender de antemão qual tipo de decisão um juiz tomará a respeito de um tema, quais são os desdobramentos mais comuns para certos casos ou quanto tempo, em média, um tipo específico de ação jurídica demorará.

Ter em mãos essas informações apresenta uma vantagem enorme, além de facilitar a tomada de decisões, a visualização de um processo como um todo e a possibilidade de realizar um prognóstico do que está por vir. A jurimetria cria uma visão mais real do Direito e direcionada a resultados.

Com a utilização da tecnologia e da jurimetria, pode-se compreender quais serão os resultados prováveis de uma ação, quais valores têm mais chance de serem aplicados ou o que pode se esperar em um processo que está em uma ou outra comarca, por exemplo.

Enfim, prepara o profissional para os possíveis desdobramentos de um processo por meio de probabilidades guiadas por dados concretos.

Quais são os benefícios da jurimetria no departamento jurídico

Utilizar a jurimetria dentro de um departamento jurídico é crucial para fazer com que todas as decisões sejam tomadas com base nas melhores probabilidades, aumentando o índice de sucesso e tornando o trabalho mais focado em eficiência e resultados.

Ter acesso a estatísticas criadas a partir da análise de grandes volumes de processos armazenados em bancos de dados pode fazer com que o profissional tome melhores decisões dentro de um processo, como entrar com o recurso que tem o melhor índice de sucesso ou apresentar dados que possam tornar a decisão do juiz mais favorável.

Os tribunais já vêm adotando a jurimetria para fazer com que sentenças de problemas similares não sejam muito diferentes entre si, como uma forma de sistematizar o Judiciário.

Utilizar os mesmos processos de pensamento e as mesmas ferramentas para guiar o trabalho jurídico é um importante ajuste competitivo, além de fazer com que seja mais fácil tomar decisões dentro de um processo que possam ser mais interessantes para a empresa.

Como um software pode ajudar

Os softwares jurídicos, em sua forma mais simples, costumam funcionar como grandes centralizadores de informações, documentos e processos, que são organizados de forma com que seja mais fácil para os profissionais de um escritório ou departamento jurídico tomarem decisões e manterem a eficiência no trabalho.

Além de facilitar e automatizar trabalhos burocráticos que tomam tempo do profissional, um software jurídico pode cruzar dados de milhares de processos para indicar padrões de tribunais ou comarcas, fazendo com que a decisão dentro de um processo possa ser tomada com mais clareza.

Ter acesso a essas tendências por meio de um software jurídico que também sistematiza tudo o que é necessário para a tomada de decisões estratégicas dentro de um departamento jurídico é o que toda a empresa que deseja ter um jurídico mais eficiente, inteligente e dinâmico precisa.

O ProJuris para Empresas é um sistema que possui 17 módulos que centralizam toda a administração do departamento jurídico de uma empresa, aumentando o desempenho, facilitando a comunicação entre setores e melhorando a gestão de pessoas e recursos.

O banco de dados do ProJuris para Empresas permite que centenas de processos possam ser sintetizados em números e dados que facilitam a aplicação da jurimetria para a tomada de decisões.

Pensando em jurimetria e em dar maior poder de gestão à gestores jurídicos a ProJuris criou, inclusive, o Legal Intelligence, um sistema para análise em tempo real de todos os dados armazenados em sua base de dados relacionadas à sua rotina de processos, contratos e requisições ao jurídico.

_________

*Tiago Fachini é gerente de marketing da ProJuris Software Jurídico.

DUO SERVICOS EM INFORMATICA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca