MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Gestão de associados e repartição de lucros em escritórios de advocacia

Gestão de associados e repartição de lucros em escritórios de advocacia

Uma boa gestão de pessoas envolve mais do que saber lidar com seres humanos. É preciso compreender suas expectativas e se comprometer também com o que foi acordado.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Atualizado às 10:33

t

As formas de trabalho dentro dos escritórios de advocacia variam. E geralmente a equipe é composta por sócios, associados, advogados CLT, estagiários, entre outros tipos de funções. Quando se fala de sócios e associados, contudo, a gestão da repartição de lucros pode complicar no final do mês. Afinal, quanto se deve a cada um?

Uma das formas de realizar esse cálculo é com base na porcentagem dos lucros e clientes trazidos pelo associado. Ou seja, sua participação na constituição dos lucros da empresa. Mas é preciso pensar também na cota parte que eles possuem do escritório - se possuírem. E, enfim, é preciso reservar uma parcela dos lucros para a subsistência do escritório. Isto significa garantir que as despesas do estabelecimento possuem verba própria.

Sobretudo em tempos de crise, surge, então, uma preocupação. E se a verba inicial destinada ao escritório for insuficiente para arcar com as despesas?

Acesse uma planilha gratuita que responde para você clicando aqui.

Como gerir associados de escritórios de advocacia

Uma boa gestão de pessoas envolve mais do que saber lidar com seres humanos. É preciso compreender suas expectativas e se comprometer também com o que foi acordado. Por exemplo, se o acordado foi pagar 5% do lucro líquido com base em uma contrapartida X, e as condições são preenchidas, é importante - e juridicamente adequado - que os 5% sejam pagos.

No entanto, falar de números pode ser complicado. Muitos se perdem na hora de calcular valores, o que pode gerar prejuízos tanto no aspecto financeiro, quanto no aspecto de gestão de pessoas.

Por essa razão, recomenda-se registrar, mensalmente, os valores recebidos por cada advogados através dos seus processos e atendimentos. Isto permite verificar o desempenho mensal dele e qual a real participação que ele possui na eficiência coletiva do escritório. Por exemplo, um associado que tenha muitas cotas, pode não ser quem, de fato, mais contribui para o rendimento mensal do escritório. E dados como este podem ser utilizados na tomada de decisões estratégicas dentro do escritório.

Como repartir os lucros sem prejudicar as finanças do escritório

Como mencionamos acima, é possível que, ao repartir o lucro devido entre cada associado, não sobre verba suficiente para arcar com as despesas do escritório. Portanto, este é o primeiro passo do cálculo.

  • De quanto seu escritório precisa mensalmente? 20%? 10%?
  • A soma dos valores devidos a cada associado supera a receita líquida?
  • Se não supera, a distribuição é mais simples. Se supera, é preciso, então, refazer o cálculo de distribuição de valores.

Por que utilizar uma planilha para gerenciar os associados

A planilha disponibilizada pelo SAJ ADV facilita os cálculos dos lucros e garante que tanto as cotas quanto as despesas sejam consideradas no cálculo.

Com a Planilha de Gestão de Associados e Saúde Financeira para escritórios de advocacia, você:

  • controla as receitas e despesas do escritório;
  • verifica a porcentagem de clientes e lucros de cada associado;
  • garante a repartição de cotas entre os colaboradore conforme a receita líquida;
  • assegura o pagamento mensal das despesas do seu escritório.

Acesse a planilha gratuita aqui

Quer ficar por dentro das novidades sobre 
Software Jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail.


t

_____________________________________________________________________

*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

 Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca