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Dicas práticas para o atendimento via WhatsApp dos seus clientes

O WhatsApp é uma ferramenta de uso diário e mais visualizado que o e-mail por muitos usuários. Atualmente, há cerca de 120 milhões de usuários mensais só no Brasil.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atualizado às 10:34

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A tecnologia tem impactado a vida do perfil de advogado online, sobretudo nos tempos atuais. Redes sociais, ferramentas diversas, são muitas as possibilidades para aumento da produtividade dos advogados e da relação entre advogados e clientes. Mas agora não são apenas estratégias de melhoria da rotina, como também necessidades práticas.

Uma das ferramentas que mais se destaca, nesse sentido, é o WhatsApp, sobretudo como canal de comunicação entre advogados e clientes. Apesar das vantagens, é certo que também apresenta desvantagens, principalmente quanto à segurança para ambas as partes, o que se agrava diante das discussões atuais sobre privacidade. E também existe o problema dos limites à sua utilização. Afinal, a sobrecarga é uma realidade no meio também.

O que é preciso saber, então, sobre o atendimento via WhatsApp na advocacia?

Uso do WhatsApp previsto nos contratos de honorários e prestação de serviços

De fato, algumas medidas são vedadas, como a prestação de serviços sem a devida cobrança. E cobrar pelo atendimento através de uma ferramenta como o WhatsApp pode ser um tanto complicado. Não obstante, há deveres conexos que decorrem desse uso. É o caso, por exemplo, do dever de sigilo em face das informações compartilhadas. Isto, sobretudo, diante da possibilidade de perda dos dados ou do acesso de terceiros, como nos casos de hackeamento do aplicativo. E é importante estar atento ainda mais com a atualização que permite pagamento pelo aplicativo para que não gere complicações a clientes ou profissionais.

No que concerne às cobranças, é possível estabelecer, nos honorários advocatícios contratados com o cliente, cláusulas a esse respeito. Sua utilização pelo advogado online, portanto, não é ilegal. Há apenas condições a serem observadas. Já no tocante à segurança da informação, existem medidas que podem ser adotadas para evitar ao máximo a invasão por terceiros, como se verá mais abaixo.

Vantagens no uso de WhatsApp pelo advogado online

Todo advogado sabe que a advocacia é feita da pessoalidade. Ainda que um profissional tenha um nome de importância no mercado, sua carreira dependerá da forma como os clientes percebem a sua imagem. Atualmente, essa percepção ultrapassa questões de mera aparência física. Engloba, também, o modo de operação do profissional, como qualificação, mas também organização e capacidade de estabelecer uma boa relação.

Assim, quanto mais vias de comunicação o profissional oferecer, mais aberto e disponível parecerá. É, então, uma forma de mostrar que seu serviço se adéqua às necessidades dos clientes.

O aplicativo pode auxiliar, também, na otimização do tempo de trabalho, na medida em que facilita a comunicação com os clientes. Além de ser mais fácil enviar informações a eles, também é mais fácil que o cliente responda.

O WhatsApp é uma ferramenta de uso diário e mais visualizado que o e-mail por muitos usuários. Atualmente, há cerca de 120 milhões de usuários mensais só no Brasil. E, considerando que muitos procedimentos dependem da informação obtida junto ao cliente, quanto mais rápida a demanda for visualizada e a resposta for oferecida, mais rápido o advogado poderá prosseguir com o processo.

Alguns softwares jurídicos no mercado, como o SAJ ADV, já disponibilizam a opção de compartilham de andamentos, tarefas e intimações através do aplicativo.

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t*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

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