MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Calculadora de prazos processuais 2020

Calculadora de prazos processuais 2020

Os prazos são algo inerente à advocacia. Não há, então, como fugir deles. As especificidades de cada área do Direito, entretanto, podem dificultar a contagem correta.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atualizado às 09:01

t

Tenha todos os seus prazos processuais calculados em um único lugar. Prazos são um dos grandes desafios de todos os profissionais da advocacia. Afinal, eles definem, muitas vezes o ritmo de trabalho, a sua organização, mas também a imagem. Pense só no transtorno que a perda de um prazo pode gerar.

Apesar disso tudo, a contagem de prazos é também um aspecto mecânico da rotina. Data inicial, prazo em dias ou meses, cálculo em dias úteis ou dias corridos, data final. E quanto tempo gasto nessa contagem poderia ser otimizado e aplicado em outras atividades do seu dia?

Por essa razão, mostramos uma forma fácil e gratuita de calcular as datas dos seus prazos com uma ferramenta feita para a advocacia!

Agilidade na contagem sem perda da segurança

Os prazos são algo inerente à advocacia. Não há, então, como fugir deles. As especificidades de cada área do Direito, entretanto, podem dificultar a contagem correta. Não apenas o Direito Civil, Penal, processual, trabalhista, etc., podem ter formas diferentes de realização da contagem, como se diferem na contagem em dias úteis e corridos.

Os prazos processuais, todavia, não precisam ser o vilão do Direito. Com o conhecimento certo e as ferramentas adequadas, o cálculo pode ser integrado à rotina de forma mais harmônica.

Perder um prazo nem sempre implicará apenas em perda financeira. Uma coisa, por exemplo, é lidar com a perda de prazo em um processo que discuta um contrato de aluguel. Outra, todavia, é lidar com a perda de prazo quando se discute a liberdade de uma pessoa. Ademais, perder um prazo também gera uma imagem negativa para o profissional. E, por fim, pode o advogado responder civilmente pelos danos causados aos clientes.

Por essa razão, compreender como a contagem de prazos processuais funciona é indispensável. E pode fazer a diferença na advocacia!

Dias úteis x Dias corridos

Os prazos processuais no Direito Penal, como se pode observar, são contados de maneira distinta dos prazos no Direito Civil.

O novo CPC trouxe uma importante inovação ao dispor em seu art. 219, que os prazos em dia serão computados em dias úteis. Ou seja, excluem-se os feriados e fins de semana. No entanto, a regra do art. 798 do CPP é clara ao estabelecer que os prazos processuais são contínuos e peremptórios e não interrompem por férias, domingos ou feriados.

Cálculo rápido e fácil feito para você

Calcule seus prazos gratuitamente, em dias úteis ou dia corridos, de acordo com o procedimento mais adequado ao seu processo!

Utilizar a calculadora é bastante simples:

  • Selecione qual o tipo de cálculo, em dias corridos ou dias úteis, conforme a lei aplicada;
  • Insira a data inicial e o prazo em dias;
  • Indique os feriados e dias não úteis; e
  • Tenha seu prazo automaticamente calculado.

Investimento gratuito. Mais tempo para você

No Direito Civil ou no Penal, contar prazos é algo que você já sabe fazer, mas agora você transfere a atividade mecânica para uma planilha.

Acesse a calculadora de prazos gratuita e tenha mais tempo na sua rotina e nos seus processos clicando aqui

Quer ficar por dentro das novidades sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e descubra os benefícios do SAJ ADV para o seu escritório.

t

_________

t*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca