MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Planilha de métricas para escritórios de advocacia

Planilha de métricas para escritórios de advocacia

Advogados que desconhecem as principais métricas que influenciam na evolução do próprio escritório, em geral, costumam precificar mal seus serviços jurídicos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Atualizado às 09:35

t

Embora o perfil esteja mudando, muitos escritórios de advocacia ainda não mensuram o desempenho do seu próprio trabalho. No entanto, conhecer alguns dados como a produtividade das áreas e dos colaboradores, inadimplência, carga de trabalho pessoal, entre outros, são essenciais para o desenvolvimento da banca enquanto negócio.

Advogados que desconhecem as principais métricas que influenciam na evolução do próprio escritório, em geral, costumam precificar mal seus serviços jurídicos. Além disso, o processo de tomada de decisões é totalmente aleatório. Desse modo, o profissional não consegue prever as reais consequências das medidas que toma.

Métricas que podem ser analisadas no seu escritório

Métricas são importantes. E auxiliam no progresso dos escritórios de advocacia tanto internamente, quanto no mercado. Através das métricas o advogado consegue avaliar o que está saindo conforme o pretendido dentro do escritório, bem como aquilo que é necessário mudar. Com a avaliação das métricas é possível medir o desempenho, avaliando com o devido cuidado se os esforços feitos pelo time de advogados de fato estão produzindo os resultados pretendidos.

Métricas, de maneira simples e resumida, são dados operacionais brutos. Com esses dados é possível produzir indicadores de desempenho que permitem o advogado avaliar e medir o desempenho do seu escritório.

Carga de trabalho pessoal

A primeira métrica diz respeito à média de gastos internos e externos considerando o orçamento de cada advogado. Essa métrica além de medir a produtividade do profissional, serve para indicar o retorno que ele pode trazer para o escritório, baseado na sua capacidade de execução.

Tempo de duração do processo

Todo gestor jurídico deve conhecer também o tempo gasto na execução de cada ação, seja ela um processo, um contrato, ou a elaboração de um relatório. Em um escritório de advocacia, assim como em qualquer empresa, tempo é dinheiro. Portanto, é fundamental que o gerente jurídico tenha uma média do gasto de tempo das atividades, para avaliar a precificação, além de claro, a produtividade.

Produtividade dos colaboradores

A produtividade passou a ser um fator competitivo em um mercado como a advocacia. Devido ao grande número de players e a alta concorrência, todos os escritórios sofrem a pressão por realizar cada vez mais, em menos tempo. Medir a produtividade também auxilia na criação de políticas de motivação, treinamentos e outras ferramentas que podem ajudar seu escritório a se manter atuando sempre em alta performance.

O segredo da alta performance na advocacia

Um escritório de advocacia, assim como qualquer empresa, é uma organização dinâmica. Em outras palavras, para que uma banca atinja o melhor da sua performance, constantemente os advogados devem avaliar se suas ações de fato estão promovendo os resultados planejados. Muitos advogados já estão conscientes de que é necessário se planejar. Porém, nenhum planejamento é efetivo se não existem métricas para que o advogado avalie se aquilo que foi proposto, de fato, está levando o escritório às consequências desejadas.

Ainda que planilhas e números possam assustar, devido ao contexto atual do mercado, é preciso que alguns comportamentos tradicionalmente adotados por empresas sejam também absorvidos pelos escritórios.

Você também pode ter um escritório de alta performance com as técnicas de escritórios de sucesso. E o requisito fundamental para isso é definir e acompanhar métricas para o seu negócio.

Por essa razão, o SAJ ADV disponibilizou uma planilha de métricas para a advocacia gratuita.

Rápido. Automático. Gratuito. Suas métricas estão aqui.

Com a Planilha de Métricas Gratuita, você acompanha:

  • Número de clientes novos por mês;
  • Atendimentos e processos por mês e por associados;
  • Atos praticados por cada associado;
  • Horas trabalhadas.

Basta inserir os dados e a planilha calcula os resultados por você.

Alguns profissionais mantiveram seu crescimento mesmo em tempos de crise por sua organização e visão empreendedora. Tenha você também esses resultados.

Acesse a planilha gratuita, acompanhe as suas métricas e veja seus números aumentarem!

Quer ficar por dentro das novidades sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e descubra os benefícios do SAJ ADV para o seu escritório.

t

_________

t*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca