AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso - Licitação para iniciantes

Curso - Licitação para iniciantes

No dia 25/2/10 acontece em SP o curso "Licitação para iniciantes".

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Atualizado às 09:24


Curso

Licitação para iniciantes

  • Data: 25 e 26/2/10 (quinta e sexta-feira)
  • Horário: 8h30 às 17h30 e das 8h30 às 12h30
  • Local: Centro de Treinamento LEX, av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares (ao lado do Ed. da Fiesp, em frente ao metrô Trianon-Masp) São Paulo/SP

Objetiva

Proporcionar aos participantes conhecimento da matéria de tal modo que estarão aptos a enfrentar as situações normais que poderão advir da participação em licitações (seja como licitante ou como licitador). Apresentando aspectos gerais das modalidades licitatórias tradicionais (concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão), bem como da modalidade pregão, numa abordagem que, apesar de genérica, leva em consideração todos os principais pontos do assunto, desde a necessidade da aquisição até o desfecho da competição, passando por todo o procedimento. O instrutor é autor da obra "Curso Básico de Licitação" 2ª edição.

Destina-se

A novos membros de comissões de licitação, novos pregoeiros, novos membros de grupos de apoio ao pregoeiro, ordenadores de despesas, novos agentes públicos, antigos agentes públicos que queiram reciclar, novos procuradores, advogados da administração, além de empresas de médio e pequeno porte (micros) ou profissionais que tenham interesse em participar de licitações e contratar com o Governo.

Programa

1. Princípios e definições da Lei de licitação brasileira

2. As normas gerais

  • significação
  • conceito

3. Modalidades de Licitação

  • convite
  • concurso
  • leilão
  • tomada de preços, concorrência e pregão

4. Fases da licitação

  • abertura da licitação
  • habilitação
  • julgamento
  • classificação
  • homologação
  • adjudicação

5. Dispensa de licitação

6. Inexigibilidade de licitação

7. O papel das comissões de licitações

8. Os contratos públicos - as diferenças do contrato privado

9. As compras, obras, serviços e as alienações

10. Verificação de documentos de habilitação

11. A impugnação do edital

12. Os recursos administrativos

13. Tipos de licitações

  • menor preço
  • técnica e preço
  • melhor técnica
  • maior lance ou oferta

14. SICAF

15. Sistema de registro de preços

16. A nova modalidade de licitação: pregão

17. O papel do pregoeiro e dos membros do grupo de apoio

18. Fases da licitação no pregão

19. O tratamento diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte (LC 123/06)

20. As cooperativas nas licitações

Carga horária

12 horas

Professor

-Sidney Bittencourt
Mestre em Direito. Administrativista, com mais de 30 anos de experiência na Administração Pública. Especialista em licitações, contratos administrativos e atos administrativos. Um dos doutrinadores mais respeitados sobre a matéria, mencionado pelo TCU, Procuradorias do Estado, Advocacia Geral da União etc. Autor de 29 livros, entre eles: "As Licitações Públicas e o Estatuto Nacional das Microempresas", "Licitação Passo a Passo, 5ª edição", "Estudos sobre Licitações Internacionais, 2ª edição (único livro sobre o assunto no meio editorial jurídico brasileiro)", "Pregão Pas so a Passo, 3ª edição", "Curso Básico de Licitação, 2ª edição", "Pregão Eletrônico, 2ª edição", "Manual de Convênios Administrativos", "Licitação de Registro de Preços - 2ª edição", "Questões Polêmicas sobre licitações e contratos, 2ª edição", "Direito Administrativo - Legislação Completa, 5ª edição, "Comentários ao Decreto nº 3.555/00", "A nova lei de direito autoral anotada", "Parceria Público Privada - PPP - Passo a Passo", "A Participação de Cooperativas em Licitações Públicas" e "Comentários a Lei de Crimes contra o Meio Ambiente, 2ª edição. Mais de 300 artigos publicados em periódicos, revistas e boletins jurídicos ( IOB, Zênite, NDJ etc.). Docente convidado para apresentação de cursos, palestras e seminários em diversas instituições, tais como: Universidade Gama Filho; Fundação Getúlio Vargas; Universidade Candido Mendes; Faculdade Bethencourt da Silva; Escola de Magistratura; COAD-Informações Contábeis, Trabalhistas e Jurídicas; CEAP-Centro de Aperfeiçoamento Profissional; Materko Seminários; Pontifícia Universidade Católica e CIAMB - Centro de Instrução Almt. Braga de Faria.

Forma de pagamento

Pessoa Física

AMEX, Mastercard, VISA (todos em até 6 vezes sem juros)
Cheque (em até 3 vezes)
Depósito Bancário

Pessoa Jurídica

AMEX, Mastercard, VISA (todos em até 3 vezes sem juros)
Boleto Bancário (em até 3 vezes)
Depósito Bancário

A empresa reserva-se o direito de alterar datas, horários e mesmo cancelar programas, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, este será substituído sem alteração do programa.

Assistência LEX

Na LEX processo de aprendizado não termina com o final das aulas. Os participantes têm assistência direta com o instrutor do curso, via e-mail, por mais 30 dias após o encerramento das aulas, para solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula.

Material didático

Os participantes recebem material didático sob a forma de apostilas ou livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação.

*Incluso : coffee-break.

Certificado de conclusão

Os participantes receberão o certificado de conclusão, desde que obtenham 75% de freqüência.

Realização

  • Editora Lex

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2158-8620 - São Paulo

4003-5151 - Outras regiões

Se sua região atende pelo serviço 4000, disque : (0xx11) 4003-5151

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui