Palestra

Dano Moral Praticado pelo Empregado e pelo Empregador

  • Data: 30/6
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Auditório CAEX BERRINI - rua Flórida, 1758 – Cidade Monções – 7º andar - São Paulo/SP* (clique aqui para ver o mapa)

Overview

É muito comum o proprietário ou gestor da empresa receber intimação da Superintendência do Trabalho ou do MP do Trabalho para responder a uma reclamação trabalhista e ter que indenizar o empregado por dano moral. Entretanto, não é raro quando as ações do empregado causam evidente dano moral ao empregador. Neste treinamento, serão abordadas ambas as situações. O objetivo principal é identificar as circunstâncias possíveis de gerar danos morais e, assim, prevenir passivos. Será ainda apresentado um projeto especial de comunicação interna, que tem caráter preventivo, com o intuito de eliminar as possibilidades que configure dano moral causado por empregado ou empregador.

Público-alvo

Jurídico trabalhista, relações trabalhistas e sindicais, recursos humanos, treinamento e seleção de pessoal, auditores, advogados, consultores e gestores de recursos humanos.

Objetivos

Evitar que o empregado ou empregador atuem de forma incorreta, conscientizando acerca de sua obrigatoriedade em zelar pela dignidade moral na relação havida entre ambos; Posicionar o empregador, seus administradores e gestores acerca de atos perante os empregados que podem ser interpretados como danosos; Estabelecer uma comunicação com os colaboradores, seus administradores e gestores sobre a possibilidade de oportunidade de indenização por dano moral ocasionado pelo empregado; Alertar os empregadores ou seus administradores sobre atos que podem ocasionar dano moral ao empregado.

Principais Benefícios

Desenvolver e aplicar diferenciado projeto de gestão e relações comportamentais entre empregado e empregador; Entender o conceito de dano moral provocado pelo empregado, ou pelo empregador, seus gestores ou administradores; Verificar a possibilidade de recebimento de indenização através de reclamação trabalhista, em decorrência de dano moral provocado pelo empregado; Prevenir futuras reclamações trabalhistas e alavancar resultados econômicos na organização, em virtude de eliminação de dano moral, ocasionado pelos empregadores, administradores e gestores; Aprimorar conceitos comportamentais entre chefes e subordinados.

Metodologia

Este treinamento será conduzido de forma prática e objetiva por meio de estudos de casos, exercícios individuais e em grupo. O participante poderá aplicar imediatamente este programa, com o objetivo de melhorar a efetividade de sua conduta e comportamento, identificando também de forma clara equívocos cometidos por empregados que podem prejudicar o empregador.

Programação

Dano Moral

  • Conceito de dano moral
  • Doutrina e Jurisprudência

Configuração de Dano Moral

  • Conduta antijurídica
  • Existência de dano sofrido
  • Nexo de causalidade

Dano Moral Ocasionado pelo Empregador

  • Assédio Moral
  • Assédio Sexual
  • Humilhação e Constrangimento
  • Pressão e Coação

Dano Moral Ocasionado pelo Empregado

  • Lesão da honra ou da boa fama
  • Ato de improbidade ou incontinência de conduta
  • Mau procedimento
  • Concorrência
  • Quebra de sigilo profissional
  • Boatos

Motivos Frequentes de Reclamação Trabalhista – Empregado

  • Ações Improcedentes
  • Ações Procedentes
  • Reclamação Trabalhista - Empregador Reclamante
  • Reclamação Trabalhista

Instrutora

Cintia Yazigi
É Sócia Coordenadora da área trabalhista do Tess Advogados. É integrante do Comitê WLI – Women Lawyer of Interlaw – International Association of Independent Law Firms e Membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil. Possui 20 anos de experiência na área trabalhista empresarial. Inscrita na OAB desde 1991 é Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Graduada em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Em 1995,desenvolveu um Projeto de Prevenção de Reclamação Trabalhista que proporcionou prêmio de reconhecimento concedido pelo Jornal S.A. O Estado de S. Paulo, onde atuou como Advogada Trabalhista Sênior por 6 anos. Durante 12 anos, na condição de advogada patronal, defendeu dezenas de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, através de escritórios altamente conceituados no mercado (Drausio Rangel & Associados, Bueno Magano Advocacia e Araújo & Policastro Advogados).

Carga Horária

8 horas

*sujeito a alteração de local em função do número de participantes.

__________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3513-9600

ou

Clique aqui