Curso de Auditoria Trabalhista para Recursos Humanos

  • Data: 17 e 18/9
  • Horário: 9h às 18h (17/9) e 9h às 12h (18/9)
  • Local: Le Premier Othon Flat – rua Guarará, 511 – Jardins - São Paulo/SP

Objetivo

Mostrar aos participantes os procedimentos usuais e legais utilizados em auditoria trabalhista. Como planejá-la, organizá-la e desenvolvê-la, para dar ao auditado uma visão abrangente da condução das suas relações contratuais trabalhistas. Analisar os aspetos formais e até informais comportamentais e seus desdobramentos. Identificar acertos e desacertos para que a empresa possa mantê-los, aperfeiçoá-los ou corrigi-los. Identificar causas que podem levar uma empresa a suportar passivo trabalhista, sofrer desgaste de relação, de imagem ou a ser penalizada.

Público-alvo

Gerentes administrativos: financeiros, recursos humanos, pessoal, chefes e analistas de pessoal, auditores, advogados, contadores e demais interessados.

Programa

17/9 – sexta-feira

1 - Relatório de Auditoria, Requisito fundamental - Como Redigir um Relatório:

  • Definição;
  • Prazo;
  • Destinatários;
  • Objetivo; Conteúdo; Forma;

2 - Como usar um Relatório Gerencial

3 - Processo Admissional de Empregados:

  • Recrutamento (interno/externo);
  • Seleção;
  • Análise dos Critérios de Seleção e Contratação; Treinamento;
  • Contratos de trabalhos (tipos e duração);
  • Cuidado nas datas de registro;
  • Completar e acompanhar as Fichas de Registro dos empregados e mantê-las atualizadas;
  • Atestados médicos;
  • Inclusão no CAGED;
  • Verificação física (Confirmar se o trabalhador encontra-se trabalhando na função contratada.);
  • Análise de CTPS

4 - Folha de Pagamento:

  • Definição e diferenças entre Salário e Remuneração; Adicionais;
  • Prazos para os pagamentos; (convenção coletiva de trabalho)
  • Seleção aleatória de prontuários para cálculo de proventos;
  • Empregados demitidos - Verificação quanto a baixa na folha de pagamento;
  • Adiantamentos Salariais (os adiantamentos estão dentro dos limites estipulados?);
  • Realização de Horas Extraordinárias (Verificar sistema de autorização e checar sua consistência);
  • Checagem de informações: Folha de Pagamento x Depósitos Bancários;
  • Pagamento de Adicionais - Insalubridade e Periculosidade (laudo técnico);
  • Data-base (a Data-base está sendo observada?);
  • Equiparação Salarial: Comparação entre vários prontuários de empregados que desenvolvem a mesma atividade, pelo mesmo período de tempo e com igual perícia técnica;
  • Análise de Salário "In Natura";
  • Exame físico: Confrontar a existência física do empregado x Folha de Pagamento e Ficha de Registro de Empregado.

5 - Jornada de Trabalho:

  • Análise das horas extraordinárias - Comparação entre Horas Extras realizadas e Cartão de Ponto;
  • Análise do prontuário dos empregados dispensados do Ponto;
  • Checagem do Relógio Ponto (se os pontos são assinados, se é o empregado mesmo quem marca o ponto e etc);
  • Checagem das compensações;
  • Análise dos feriados - ver critérios;
  • Conferência dos reflexos das Horas Extras em Férias, 13º salário e DSR;
  • Conferência dos Reflexos em Horas Noturnas;
  • Análise dos intervalos e adicionais;
  • Verificação dos procedimentos que envolvem o DSR (Concessão Regular, se coincidem com domingos, Integrações e Reflexos do DSR em Férias, 13º Salário e Aviso Prévio);
  • Análise acerca da existência ou não de irregularidades (levantamento: se as irregularidades originaram pagamentos, se repercutiram em DSR e etc)

6 - Auditoria em Férias:

  • Análise de CTPS (atualização);
  • Duração das Férias (comparação entre férias de menos de 30 dias com faltas injustificadas);
  • Checagem de Auxílio doença com duração superior a 6 meses e seu reflexo sobre o período aquisitivo;
  • Levantamento de casos que demonstrem alteração no período aquisitivo;
  • Realização de Recalculo das férias de vários empregados;
  • Pagamento das férias (análise das datas);
  • Férias em Dobro;
  • Férias Coletivas (anotação das férias coletivas em CTPS, análise dos trâmites de comunicação perante o Sindicato e prazos legais);
  • Venda das Férias (checagem física do empregado).

7 - 13º Salário:

  • Pedidos de antecipação;
  • Análise das datas limite;
  • Análise dos efeitos do afastamento no 13º salário;
  • Conferência entre valores constantes nos recibos de férias e os valores pagos

8 - Auditoria em Terceirização de Mão-de-Obra:

  • Conferência das Cotações (houveram cotações? Quantas? );
  • Análise do Contrato de Prestação de Serviços firmado (se foi devidamente assinado, quem assinou tem esta autonomia?);
  • Análise de forma e prazo da contratação;
  • O contratado atende as necessidades do contrato?;
  • Contratação para atividade meio;
  • Checagem se houve treinamento para Ambientação e Segurança do Trabalho;
  • Pessoa Física:
  • Retenção Previdenciária;
  • Recolhimento Previdenciário;
  • Retenção de IR;
  • Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;
  • Análise do preenchimento de Guias;
  • Profissional liberal (análise de registro nos órgãos correspondentes).
  • Pessoa Jurídica:
  • Checagem da documentação da contratada;
  • Análise de Retenções Previdenciárias e de IR;
  • Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;
  • Análise da Nota Fiscal emitida pela empresa contratada;
  • Análise das obrigações fiscais;
  • Análise dos pagamentos realizados pela empresa contratada aos seus funcionários;
  • Checagem física do empregado: (o trabalhador da contratada está no local de trabalho?).

18/9 - sábado

9 - Medicina e Segurança do Trabalho:

  • Autorização de funcionamento junto a DRT;
  • Análise da existência de Serviço especializado em Medicina e Segurança do Trabalho;
  • CIPA - Análise da existência e eficácia;
  • PPRA - Análise da existência;
  • PCMSO - Levantamento dos critérios de manutenção dos Exames Médicos;
  • PPP - Análise da implantação e critério

10 - Rescisões de Contrato de Trabalho:

  • Análise de prontuário dos funcionários demitidos;
  • Formalidades (CAGED, GFIP e etc);
  • Prazos;
  • Recalculo de verbas pagas; (Verificação da causa do desligamento e tempo de serviço)
  • Contrato de Experiência, Adicionais e etc.

11 - Programa de Trabalho: Montagem e Sugestão

12 - Roteiro de desenvolvimento: Documentação e sistemática

13 - Acordos coletivos de trabalho e relações sindicais.

  • Finalização da Apresentação: Exercícios práticos com a finalidade de provocar questionamentos sobre o que o instrutor apresentou. Os exercícios deverão ser trabalhados em grupos determinados no momento adequado.

Instrutor

- Wilson Cedismondi
Consultor de Empresas na Área de Recursos Humanos. Bacharela co Licenciatura Plena em Administração de Empresas . Gerente de Recursos Humanos de diversas empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário das matérias : dministração Financeira; Administração de Recursos Humanos; Administração Mercadológica; Org. Téc. Comercial.

Investimento

- R$ 698,00 - à vista até 10/9
- R$ 798,00 - à vista após 10/9
- R$ 798,00 em 2x no boleto ou 3x no cartão de crédito
- Desconto de 5% acima de 3 inscriçoes por empresa

*Inclusos: coffee-break; material de apoio; certificado e 30 dias plantão tira-dúvidas por email com o professor.

Realização

  • Cescomex - Treinamento Empresarial

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Para fazer sua inscrição, clique aqui

TELEFONE

(11) 3938-6986

e-mail

treinamento@cescomex.com

ou

Clique aqui

______________________