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Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atualizado às 11:12


Workshop

Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos

  • Data: 14 e 15/10
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)

Objetivo

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

  • Planejamento estratégico:
    • como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
    • níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
    • atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
    • construção de planejamentos estratégicos setoriais.
  • Manuais:
    • normas e padrões de funcionamento;
    • manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
    • como elaborar os manuais (parte prática);
    • manuais de atribuição de funções;
    • planos de ausência;
    • funcionogramas;
    • organogramas;
    • fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.
  • Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
    • utilização do sistema de controle processual;
    • controle de qualidade e de prazos.
  • Planejamento financeiro e orçamentário:
    • controle de custos;
    • budget;
    • controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
    • centro de custos;
    • organização, controle, reembolso de despesas e honorários;
    • organização financeira e terceirização litigiosa.
  • Desempenho e controle de terceirizados:
    • indicadores de desempenho.
  • Equipamentos e sistemas:
    • o processo digital no departamento;
    • inovações tecnológicas aplicáveis aos departamentos jurídicos.
  • Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
    • como tornar o software útil e eficaz;
    • implantação;
    • exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
    • cuidados no cadastro de informações;
    • manual de utilização do sistema: características básicas;
    • indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II - Gestão de pessoas

  • Desenvolvimento de Líderes:
    • diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
    • qualidades, características e habilidades dos líderes;
    • desenvolvendo lideranças;
    • empowerment;
    • cases.
  • Visão e missão departamentais:
    • apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
    • exercício prático.
  • Estratégias motivacionais:
    • políticas de recompensa;
    • como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
    • como motivar a equipe.
  • Apresentação de "estruturas horizontais":
    • ferramenta motivacional para a equipe;
    • desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
    • cases.
  • Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
    • processo de atração: tornando o cargo desejado;
    • passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
    • técnicas avançadas de entrevista;
    • principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
  • Treinamento e desenvolvimento:
    • elaboração de projeto de treinamento;
    • levantamento das necessidades;
    • principais tipos e técnicas de treinamento;
    • implantação e avaliação;
    • análise de benefícios e custos de treinamento.
  • Regras e comportamentos:
    • regras e regulamentos na gestão de pessoas;
    • punições, promoções e problemas;
    • cases.
  • Administração de conflitos;
    • Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
    • o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
    • vantagens;
    • apresentação de modelos.
  • Endomarketing: o marketing interno;
    • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
    • Pesquisas de clima.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da OAB/SP, da AASP e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados e presidente da Central Prática, responsável pela área de consultoria em gestão administrativa para escritórios e departamentos jurídicos.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

Observações

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffee breaks (por módulo) .

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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