AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. OAB/SP realiza debate sobre os limites à liberdade de expressão
Conferência

OAB/SP realiza debate sobre os limites à liberdade de expressão

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atualizado às 11:00


OAB/SP realiza debate sobre os limites à liberdade de expressão

  • Data: 14/10
  • Horário: 10h
  • Local: OAB/SP (Praça da Sé, 385)

A liberdade de expressão não deve conhecer limites ou para evitar danos graves aos direitos fundamentais e ao interesse e bens públicos devem ser permitidas medidas de tutela judicial no âmbito da liberdade de expressão? Esse é o debate que a OAB/SP promove no dia 14/10, às 10h, no salão nobre (Praça da Sé, 385), sobre "Limites à Liberdade de Expressão na Democracia".

Participam do debate o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, o jurista Ives Gandra da Silva Martins; o ex-presidente da Bienal de São Paulo, Manuel Pires da Costa; o desembargador do TJ/SP, Marco Antonio Marques da Silva; a presidente do IASP, Ivette Senise Ferreira; o promotor de justiça do MP/SP, Augusto Rossini.

A polêmica sobre as obras reunidas na série "Inimigos" do artista Gil Vicente, em exibição na Bienal de São Paulo, estará entre os exemplos tratados no encontro. Em 17/9, a OAB/SP oficiou os curadores da Bienal de Artes de São Paulo, Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, pedindo a retirada das obras do pernambucano Gil Vicente da exposição por apologia ao crime. Nas obras, Gil Vicente se autoretrata assassinando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outras personalidades nacionais e internacionais.

Para o presidente D'Urso, o trabalho de Gil Vicente, "mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência".

Diante da decisão da curadoria da Bienal de não retirar as obras, a OAB/SP oficiou ao MP, no dia 20/9, comunicando os fatos, uma vez que, em tese, a série "Inimigos", de Gil Vicente, faz apologia ao crime, previsto do Art. 287, do CP.

Inscrições

Podem ser feitas no setor de atendimento da OAB/SP (Praça da Sé, 385, térreo), mediante a entrega no dia do evento de uma unidade de leite em pó integral de 400 gr.

Realização

  • OAB/SP

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Para fazer sua inscrição, clique aqui

ou

Clique aqui

 

 

 

 

_______________