Seminário

Gestão de riscos acidentários

  • Data: 25/2
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

Independentemente do segmento de atuação, e imprescindível direcionar esforços ao gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes nas empresas. Diante da amplitude dos riscos que envolvem uma operação industrial, comercial ou até mesmo a área de serviços, a valorização a integridade física dos colaboradores é um fator primordial para que as instituições alcancem os resultados financeiros e notoriedade. O alinhamento da comunicação entre o empregador e o empregado, assim como entre o empregador e colaborador terceirizado e a empresa compradora são bases para que nas operações cotidianas seja garantida a máxima segurança e a minimização de riscos.

Público-alvo

Advogados, administradores, engenheiros, gerentes, coordenadores e técnicos de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, jurídicos e de recursos humanos.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento

9h às 10h15

Mapeamento e avaliação de riscos de acidentes nas empresas como base para promover a capacitação da equipe.

  • Classificação dos diversos níveis de risco;
  • Como reduzir os riscos identificados;
  • Disseminação de conhecimento: Interação entre a área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, RH, jurídico e comunicação;
  • Medidas para minimizar os riscos de potenciais acidentes.

10h15 às 10h30 - Perguntas e Comentários

10h30 às 10h50 - Coffee Break

10h50 às 12h10

Investimento em treinamento e capacitação de pessoal: como promover a conscientização entre os colaboradores, terceirizados e reduzir riscos trabalhistas?

  • Papel do jurídico na orientação da equipe;
  • Definição de um plano de treinamento e capacitação da equipe;
  • Frequência de treinamentos e avaliação da eficácia destes;
  • Como assegurar que o colaborador terceirizado garanta o nível de segurança exigido.

12h10 às 12h25 - Perguntas e Comentários

12h25 às 13h40 - Almoço

13h40 às 14h50

A partir das normas vigentes sobre o FAP - Fator Previdenciário de Prevenção -, como as empresas podem reduzi-lo?

  • Percentual de recolhimento das empresas para o FAQ;
  • Oportunidades para diminuição da alíquota do SAT - Seguro de Acidente de Trabalho;
  • Envolvimento de outras áreas no plano de ação para redução da FAP: responsabilidades do departamento médico, jurídico e RH.

14h50 às 15h05 - Perguntas e comentários

15h05 às 16h05

Atualização sobre as Normas Regulamentadoras e responsabilidades legais do empregador.

  • Premissas para o empregador garantir o cumprimento das obrigações contratuais;
  • Obrigações relativas as NRs;
  • Inspeção do uso de equipamentos de segurança;
  • Envolvimento do jurídico com a fiscalização de áreas que envolvem altos riscos de acidentes.

16h05 às 16h20 - Perguntas e Comentários

16h20 às 16h40 - Coffee Break

16h40 às 17h40

Estruturação de indicadores com foco na redução de acidentes e de riscos trabalhistas

  • Como implantar indicadores que envolvem o jurídico e saúde e segurança do trabalho;
  • Definição de responsabilidades;
  • Gestão periódica dos indicadores;
  • Frequência ideal para avaliação de resultados e implantação de novos planos de ação.

17h40 às 17h55 - Perguntas e comentários

17h55 às 18h - Encerramento

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.

Observações

*Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Horário sujeito a alterações.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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Ganhadores :

  • Tatiana de Morais Dias
  • Everton Ribeiro da Silva

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

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