• Data: 10/11
  • Horário: 8h30 às 18h
  • Local: Hotel TRYP São Paulo Paulista (Rua Haddok Lobo, 294 - Cerqueira Cesar - próximo à estação de metrô Consolação)

Objetivo

Definir uma estratégia internacional de preços de produtos ou serviços.

Público-alvo

Diretores e gerentes financeiros, profissionais da área de finanças, planejamento estratégico e comércio exterior de empresas multinacionais.

Programa

Definir uma estratégia internacional de preços de produtos ou serviços não é uma decisão fácil. Apenas para efeito didático resumiremos em três os fatores básicos que determinam o limite do preço:

a. Preço Mínimo: Custo do produto ou serviço

b. Preço Máximo: Definido pelo mercado/competição

c. Preço Ótimo: Definido em função da demanda e do custo de fornecimento do produto ou serviço.

Adicionalmente, a definição de preços globais deve levar em consideração as regras fiscais, governamentais, dumping, regulamentações de operação, variação cambial, distância entre o mercado consumidor e a produção, custo de distribuição, entre outros.

Do ponto de vista organizacional, a definição de uma política internacional de preços deve ter claramente estabelecida o seu objetivo e regras, que representam a estratégia competitiva da empresa.

Existem pelo menos cinco categorias de abordagem de estratégia competitiva que se destacam:

a. Estratégia de Liderança de Custo Baixo – empenhar-se para ser o detentor de baixo custo geral de um produto ou serviço atraente para uma grande faixa de clientes;

b. Estratégia de Grande Diferenciação – procura diferenciar o produto da empresa em relação ao mesmo produto oferecido por rivais de maneira a atrair uma grande faixa de compradores;

c. Estratégia de Fornecedor de Melhor Custo – oferece aos clientes mais valor pelo dinheiro, combinado a ênfase de custo baixo com a ênfase de diferenciação classe A. A meta é obter os melhores (mais baixos) custos e preços em relação aos produtores de produtos comparáveis;

d. Estratégia de Nicho de Mercado Baseado em Custos Menores – concentrar em um segmento mais estreito de compradores e superar a concorrência dos rivais na base de menor custo para servir os membros do nicho;

e. Estratégia de Nicho de Mercado Baseado na Diferenciação – oferecer aos membros do nicho um produto ou serviço personalizado de acorda com seus gostos e suas necessidades.

Nesse contexto, propomos responder às questões:

Módulo A

1. O que é uma estratégia global preços? E porque ela é importante?

2. Como construir uma estratégia global de preços?

3. Como balancear a política global de preços com a local?

Em seguida, avaliaremos quatro abordagens práticas para preços de transferência:

Módulo B

1. Transferência a custo: delega às subsidiárias estrangeiras a responsabilidade pela rentabilidade.

2. Transferência de despesas gerais, mais custos diretos e margem: garante de imediato a remuneração do produtor/fornecedor.

3. Transferência a um preço derivado do preço de mercado final: Busca garantir ao distribuidor/vendedor do mercado uma remuneração mínima/margem.

4. Transferência a um preço "arm's length": busca pelo preço que teria sido praticado por partes não relacionadas em uma transação similar.

O próximo passo será entender as divergências, exclusões e exceções dos preços de transferência no cenário internacional com as regras brasileiras:

Módulo C

1. As regras brasileiras de preços de transferência e os métodos correspondentes na experiência internacional

2. Indicadores de rentabilidade

a. Margens de lucratividade das vendas

b. Taxas de retorno

3. Exclusões e exceções

a. Royalty

b. Serviços

c. Operações financeiras

d. Commodity

e. Acordos prévios de preços

4. Convergências

Por fim, concluiremos sobre os principais aspectos para incorporação da operação brasileira em uma política internacional de preços:

Módulo D

1. Revisar "Transfer Pricing Policies" do grupo e entender os resultados

2. Diagnosticar riscos e oportunidades

3. Analisar alternativas para reduzir riscos e aproveitar oportunidades

4. Planejar e colocar em prática a "Transfer Pricing Policies"

5. Executar e monitorar a "transfer pricing planning and policies"

6. Documentar a "transfer pricing policies"

7. Compliance

Palestrante

- Demétrio Gomes Barbosa
Diretor Executivo Líder do Grupo de Preços de Transferência da Ernst & Young no Brasil, com quinze anos de experiência profissional na prestação de serviços de consultoria tributária em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos relacionados com planejamentos tributários, reestruturação societária e assessoria fiscal na apuração da carga tributária das empresas. Desde 1997 integra a área de Preços de Transferência, liderando projetos de implementação de rotinas de documentação, preparação de estudos e formulação de consultas junto ao Fisco. Destaca-se sua ampla experiência no atendimento a processos de fiscalização e experiência internacional na documentação de métodos que dependem de informações do exterior (métodos PIC, CPL, PVV e PVA). Demétrio é Economista e possui MBA Executivo, tendo publicado diversos artigos sobre o tema. Palestrante pela FocoFiscal Cursos e Capacitação.

Programação

8h30 às 9h - Welcome Coffee (participação opcional)

9h - Início

9h às 10h30 - Exposição de conteúdo

10h30 às 10h45 - Intervalo

10h45 às 13h - Exposição de conteúdo

13h às 14h15 - Intervalo para almoço

14h15 às 16h - Exposição de conteúdo

16h às 16h15 - Intervalo

16h15 às 18h - Debates e Discussões

18h - Encerramento

Duração

8 horas

Investimento

R$ 790,00

*Inclusos : Welcome Coffee; Coffee-Break (manhã/tarde); Material de apoio e Certificado.

Realização

  • FocoFiscal - Cursos e Capacitação

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