• Data: 26 a 28/11
  • Horário: ver programação
  • Local: São Paulo/SP

26/11

8h30 – Recepção e Credenciamento dos Participantes
8h50 - Abertura do Seminário pelo Presidente de Mesa

Seminário Pré-Conferência: Consumidor

Este seminário de abertura tem foco 100% nas demandas jurídicas de contencioso do consumidor. Troque experiências com as empresas referências no mercado, com enfoque em resultados.

Novo Formato: Apresentação/Overview do tema pelo palestrante em 20 minutos + abertura para interação e perguntas com a audiência!

Painel de Atualização – Impactos de Novas Legislações

9h - Mensure os Impactos de Projetos de Lei Que Estão Em Discussão Para Serem Aprovados Relacionados Ao Consumidor e Evite Prejuízos Frente As Possíveis Novas Regulamentações:

Fortalecimento do Procons, Superendividamento e E-commerce no CDC

Existem projetos de leis que estão em curso para serem aprovados e que podem movimentar as decisões e estratégias do jurídico das empresas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Acompanhe nesta apresentação o projeto de lei nº 5196/2013, de Fortalecimento dos Procons, o projeto de lei do Senado 283/12, que prevê a prevenção e tratamento das situações de superendividamento, entre outras coisas e o decreto de regulamentação do comércio eletrônico no Código de Defesa do Consumidor (Decreto 7.962/2013):

Fortalecimento dos Procons (projeto nº 5196/13):

  • Entenda qual o impacto para as empresas, em que a medida pretende agilizar medidas corretivas aos fornecedores que desrespeitem os diretos do consumidor
  • Superendividamento (projeto nº 283/12): Discuta os impactos econômicos para as empresas deste projeto de lei, que deve aumentar a proteção do consumidor contra a concessão desenfreada de crédito
  • Regulamentação do e-commerce no Código de Defesa do Consumidor (decreto 7.962/2013): Saiba como as empresas se posicionam de acordo com a regulamentação e o que impacta em relação à prazos, quantidade, qualidade e adequação dos serviços e produtos

Glaucia Mara Coelho
Sócia Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

João Carlos Zanon
Sócio Nery Advogados

10h – Marco Civil da Internet x Risco de Imagem: Discuta os Precedentes do Marco Civil e Como a Empresa Deve Se Posicionar Para Mitigar os Riscos de Imagem na Exposição em Redes Sociais e em Sites Como o "Reclame Aqui".

O Marco Civil da Internet define regras mais claras a respeito dos direitos, deveres e princípios para o uso da internet no Brasil. Entenda nesta apresentação o que este marco civil representa para as empresas:

  • Discuta os pontos mais críticos do Marco Civil da Internet
  • Saiba quais os riscos de imagem que a sua empresa está sujeita quanto ao uso da internet e redes sociais
  • Troque experiências com empresas e saiba como mitigar estes riscos
  • Saiba como a sua empresa poder ter um posicionamento favorável à sua imagem na mídia

- Ricardo Lagreca
Diretor Jurídico e de Relações Governamentais

Mercado livre

11h - Coffee Break e Networking
11h30 – Política de Acordos Com o Consumidor: Mensure os Riscos Para a Empresa Quando se Faz um Acordo, Saiba Quanto Pode Ser Vantajosa Esta Estratégia e Quando Pode Gerar Precedentes Negativos. Até Que Ponto Consegue-se Reduzir De Fato o Passivo Através do "Encantamento" do Consumidor?

Há polêmica no que diz respeito a política de acordos com o consumidor. Há quem julgue que esta estratégia incentiva novas ações, outros relacionam esta estratégia em resolver o problema com redução de custos. Discuta e encontre o melhor caminho para a sua empresa:

  • A quais riscos as empresas estão sujeitas quando se faz um acordo com o consumidor?
  • Quais são os parâmetros para se realizar um acordo? Entenda quais análises devem ser realizadas para adotar esta estratégia
  • Entenda como a empresa pode mitigar estes riscos e ainda utilizar esta estratégia a seu favor quanto à sua imagem
  • Obtenha a visão das empresas que adotam a estratégia como forma de resolver os problemas reduzindo custos e aquelas que julgam incentivar outros consumidores com novas ações

- Eduardo Gherardi
Gerente do Contencioso de Massa - Banco BMG

- Wilson Waise
Sócio Fundador Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados

- Sylvia Figueiredo
Gerente Jurídica Sênior - TIM CELULAR S/A

13h – Almoço e Networking

Painel de Estratégias Com Foco em Resultados

14h30 – Foco no Preventivo: Adote Estratégias Para Evitar a Judicialização dos Processos Provenientes do Consumidor e Saiba Como Estas Estratégias Podem Impactar Diretamente no Resultado Financeiro da Sua Empresa

Hoje cada vez mais é necessário adotar um posicionamento estratégico a fim de desjudicializar os processos de consumidor, trabalhando preventivamente e reduzindo o contencioso de consumidor. Acompanhe:

  • Trace estratégias eficazes na tentativa de reduzir os processos de consumidores
  • Mensure a redução de custos que é possível ter obtendo sucesso nestas estratégias
  • Troque experiências com empresas que adotaram ações eficazes e reduziram o contencioso consumidor significativamente
  • Analise o custo x benefício de se implementar novos sistemas e métricas para esta dejudicialização

- Edson Fernandes Junior
Regional Head of HTS Legal for the Americas - HSBC BANK BRASIL

- Luiz Fernando Ract Camps
International Compliance Officer - AMIL/UNITED HEALTH GROUP

15h30 – Mediação, Conciliação e Negociação: Saiba Como Fazer Efetivamente Um Núcleo de Conciliação ao Consumidor e Como Esta Ferramenta Pode Ser Valiosa Para Anteceder as Ações

As empresas devem utilizar as ferramentas de mediação, conciliação e negociação a fim de anteceder as ações e obter resultados positivos na redução dos processos de concumidor. Debata nesta apresentação:

  • Saiba quais são as métricas eficazes para mediação, conciliação e negociação nos processos consumeristas
  • Entenda como a empresa pode criar um núcleo de conciliação eficaz ao consumidor
  • Discuta os resultados financeiros e econômicos positivos que a empresa pode obter, utilizando estas ferramentas.

- Adriana Rigueira Losito
Gerente Jurídica – GVT

16h20 – Coffee Break e Networking
16h40 – Desenvolva Uma Atuação do Departamento Jurídico Alinhada à Administração da Empresa Para Maximizar Seus Resultados Com 100% do Foco no Consumidor

É possível atingir um resultado lucrativo para a empresa através do consumidor satisfeito, portanto as empresas devem investir no alinhamento interno entre o jurídico e o administrativo da companhia a fim de se ter foco no consumidor. Discuta:

  • Analise a atuação estratégica do seu departamento jurídico com o administrativo da
  • empresa e saiba como alinhar os objetivos em comum
  • Trace métricas de atuação conjunta entre as duas áreas a fim de alcançar os melhores resultados para a empresa
  • Saiba como as empresas devem implementar no departamento jurídico e administrativo a cultura de ter foco 100% no consumidor para maximizar retornos
  • Conheça quais ações podem ser tomadas por ambos departamentos com bom custo-benefício

- Marcelo Peviani
Senior Legal Manager – LENOVO

- Carlos Maffei
Diretor de Inteligência Estratégica - BENNER SISTEMAS

18h – Encerramento do Seminário

27/11

8h30 – Recepção e Credenciamento dos Participantes
8h50 - Abertura do Primeiro Dia de Conferência pelo Presidente de Mesa

Primeiro dia de conferência – Gestão do contencioso com foco 100% em resultados financeiros

Para esta conferência selecionamos os temas de maior impacto na gestão do contencioso das empresas, visando o objetivo de redução de custos e obtenção de resultados financeiros positivos, em que o departamento jurídico consiga trazer receita para a companhia, compartilhando experiências e cases de sucesso da gestão de grandes empresas nacionais e multinacionais.

9h – Gestão Financeira e Orçamentária do Contencioso: Discuta Os Critérios Mais Seguros de Contingenciamento e Provisionamento, Como Mensurar o Impacto Financeiro Da Massa Dos Processos, Quais Estratégias e Ferramentas Devem Ser Adotadas Para Evitar Prejuízos Financeiros, Tomando Decisões Com Enfoque Econômico, A Fim de Balancear os Orçamentos

Hoje, cada vez mais, o jurídico deve trabalhar com foco nos resultados financeiros e trabalhar com um contingenciamento e provisionamento eficaz e seguro para a empresa. Discuta nesta apresentação:

  • Saiba quais as métricas adequadas para realizar um contingenciamento e provisionamento precisos
  • Discuta como evitar o superprovisionamento e o subprovisionamento a fim de se chegar ao equilíbrio e evitar grandes prejuízos
  • Entenda como o jurídico de massa deve estar alinhado ao financeiro da empresa para que consiga mensurar com maior precisão os impactos financeiros dos processos
  • Conheça estratégias para evitar o prejuízo financeiro sob os processos do contencioso de massa
  • Dicas práticas sobre como evitar passivos trabalhistas, especialmente envolvendo terceirizados
  • Cases de controles internos que podem maximizar o resultado com os serviços de Cálculos Judiciais Trabalhistas
  • Aplicação de conceitos SOX na relação empresa-advogado-contador

- Déborah Meirelles Rosa Brasil
Diretora Jurídica - AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A

- Luis Carlos Bernhoeft Júnior
Diretor – BERNHOEFT

10h – Coffee Break e Networking

Painel de Atuação Jurídica x Financeira no Contencioso

10h30 – Transforme o Seu Departamento Jurídico Em Uma Área Que Agregue Valor Por Meio de Recuperação de Créditos. Saiba Como a Atuação do Jurídico Focado em Resultados Financeiros, Pode Buscar Oportunidades de Trazer Receita Para a Empresa

As empresas hoje estão cada vez mais precisando alinhar as suas estratégias a um jurídico moderno, em que o foco não é mais somente resolver os problemas, mas sim trabalhar de forma estratégica para buscar receita para a companhia. Veja na apresentação:

  • Discuta o conceito de venda de carteiras de crédito e entenda quais os impactos positivos e negativos desta prática para o jurídico
  • Entenda quais estratégias devem ser adotadas para se obter foco na recuperação de créditos e êxito de forma agressiva, como uma fonte de recuperação de receitas para a companhia
  • Discuta as possibilidades e estratégias eficazes para a redução de carteira da sua empresa
  • Conheça na Prática!
  • Cases do jurídico de empresas que obtiveram sucesso na recuperação de crédito e buscaram oportunidades de trazer receita para a empresa:
  • Case de Sucesso: Conheça o Plano Estratégico do Jurídico da Empresa Light na Busca de Oportunidades Para Recuperação de Receita e Veja Seus Resultados

- Luiz Henrique Lopes
Gerente do Contencioso – LIGHT

Painel de Riscos

11h30 – Mensure os Riscos Financeiros, Operacionais, e De Imagem Do Seu Departamento Contencioso. Discuta as Práticas e Tomada de Decisões Precisas Para Mitigar Estes Riscos e Evite Prejuízos Financeiros e Repercussões Negativas na Mídia

Na gestão estratégica do contencioso, o jurídico alinhado a administração da empresa deve fazer o levantamento de todos os riscos, de diferentes esferas, inerentes a massificação dos processos e trabalhar de forma a mitigar estes riscos e valorizar a sua imagem. Discuta:

  • Conheças as melhores práticas e ferramentas que podem ajudar o jurídico na mensuração de riscos no contencioso
  • Discuta todas as esferas de riscos que devem ser analisadas e mensuradas e em qual momento os riscos devem ser controlados
  • Repercussão de mídia x Valorização da imagem: Saiba como é possível utilizar a mídia a seu favor e promover a valorização da sua imagem, dentro de um departamento contencioso

12h30 – Almoço e Networking
14h - A Jurimetria no Contencioso: Entenda Como o Departamento Jurídico Pode Levantar Dados, Estatísticas e Informações Precisas A Partir da Análise Minuciosa da Massa de Processos, A Fim de Realizar Trabalhos Inteligentes e Preventivos, Evitando O Litígio Como Forma de Estratégia da Companhia

A atuação dos advogados nas empresas cada vez mais tem sido diferenciada e as empresas buscam um departamento com visão estratégica, que levante informações, analise dados e traga estatísticas para realizar um trabalho diferenciado com foco preventivo. Acompanhe no debate:

  • Saiba como o advogado pode ter esta atuação estratégica de análise em uma realidade do contencioso de massa
  • Discuta como é possível trabalhar preventivamente através deste levantamento de dados e informações a fim de reduzir custos com o contencioso de massa
  • Evite o litígio, reduza custos e reduza a carteira do seu contencioso através da análise de dados

- Bianca Sadock
Gerente de Contencioso e Consultivo – PEPSICO

Painel de Entendimentos Jurídicos

14h50 – Desjudicialização x Posicionamento do Judiciário: Discuta Quais São as Ferramentas Mais Eficazes Que as Empresas Podem Utilizar Para Reduzir a Judicialização das Ações e Entenda Qual É o Posicionamento da Justiça Diante Desta Estratégia.

A desjudicialização é um tema polêmico, devido aos entendimentos do judiciário neste tema. Apesar da polêmica, as empresas vem tentando, dentro do seu limite, utilizar estratégias eficazes internas para a redução da judicialização. Veja nesta apresentação:

  • Entenda o posicionamento do judiciário x o posicionamento das empresas sobre a desjudicialização
  • Conheça as estratégias diferenciadas que as empresas estão adotando com este fim
  • Debata sobre o relacionamento estratégico entre as empresas e o judiciário para entrarem em um acordo sobre o tema

- Flávio Citro Vieira de Mello
Juiz - II Juizado Especial Cívil

15h40 – Coffee Break e Networking
16h10 – Mediação e Conciliação no Contencioso: Debata Quais São As Iniciativas das Empresas, Como Aplicar Estas Técnicas no Contencioso de Forma Eficaz e Mensure Os Resultados Financeiros Destas Práticas, Com Foco na Redução dos Processos Massificados

  • Saiba como as empresas lidam com estas técnicas e quais são suas iniciativas
  • Entenda qual o envolvimento do departamento jurídico, escritório externo, acionador e o judiciário nas mediações e conciliações
  • Discuta em quais casos e qual é o momento ideal de utilizar estas técnicas
  • Saiba como mensurar os resultados financeiros provenientes destas técnicas
  • A importância das audiências para maximizar resultados de acordos

- Antonio Carlos La Gamba Pajoli
Diretor Jurídico – CETELEM

- Gustavo Albuquerque
Sócio - Gondim Advogados Associados

Debate de Encerramento

17h – Gestão de Recursos Humanos: Como as Empresas Devem Otimizar o Custo x Benefício dos Advogados, Com Foco Em Resultados, Produtividade, Qualidade do Trabalho Estratégico e Retenção Destes Profissionais.

  • Política de remuneração dos advogados e premiações de bônus
  • Qual estratégia eficaz para retenção destes profissionais no contencioso
  • Faça com que os advogados do seu departamento jurídico tenham foco em resultado e garantam um trabalho inteligente e eficaz
  • Como manter os advogados, que trabalham com contencioso, sempre motivados a buscar resultados financeiros estratégicos para a empresa

- Deise Steinheuser
Gerente Jurídico - Tokio Marine Seguradora
17h50 – Fim do Primeiro dia de Conferência

28/11

8h30 – Recepção e Credenciamento dos Participantes
8h50 - Abertura do Segundo Dia de Conferência pelo Presidente de Mesa

Painel de Relacionamento: O Jurídico das Empresas Com Escritórios Terceirizados

9h – Discuta o Relacionamento do Jurídico Contencioso Com a Terceirização das Ações por Escritórios Externos, Em Que o Foco Deve Ser a Redução de Custos e o Cumprimento de Metas, Garantindo um Trabalho Ágil e Eficaz.

Existem grandes desafios no que diz respeito ao relacionamento entre os escritórios terceirizados e o jurídico das empresas, isso se dá por alguns fatores, como: custos, sistemas e ferramentas diferentes, centro de serviços compartilhados, cumprimentos de metas, entre outros. Acompanhe esta discussão:

  • Saiba qual deve ser a atuação do jurídico das empresas para que as informações fluam eficazmente com os escritórios, trabalhando em conjunto com inteligência da informação
  • Mensure os custos para a terceirização dos processos e saiba como, através de ações estratégicas, conseguir resultados financeiros positivos
  • Case de Sucesso: Discuta como definir metas para os escritórios, como trabalhar com estas metas e como incentivar estes terceirizados, com premiações que não impactarão financeiramente a empresa
  • Centro de serviços compartilhados: Como os escritórios garantem o trabalho e atendimento às empresas através de filiais pelo Brasil
  • E ainda: teoria da perda de uma chance: Debata esta polêmica, em que o escritório pode ou não ser responsabilizado quando se perde um prazo, sob o olhar do escritório externo e sob o olhar do departamento jurídico da empresa e entenda os dois lados desta contradição.

- Benedito Costa
Corporate Counsel – Gerente Jurídico – IPSOS

Gustavo Gonçalves Gomes
Sócio do setor Contencioso Cível e Consumerista e membro do Comitê Executivo – Siqueira Castro Advogados

10h30 – Coffee Break e Networking

Influências no Contencioso: Novo CPC

11h – Novo CPC: Obtenha Um Panorama Geral Sobre o Novo Código de Processo Civil e Saiba Como Gerenciar: Eliminação de Recursos, Honorários Advocatícios, Tutelas de Urgência e Evidência, Carga Dinâmica da Prova, Audiência de Conciliação Obrigatória, Desconsideração da Personalidade Jurídica e Incidentes de Demandas Repetitivas

O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado Nacional. Entenda nesta apresentação as mudanças pertinentes à gestão do contencioso.

- Elias Marques de M. Neto
Diretor Jurídico – COSAN

12h – Final da Conferência

Workshops pós-conferência com visão prática: Lei Anticorrupção e Indicadores Estratégicos de Gestão do Contencioso

Os Workshops foram preparados para finalizar este encontro trazendo uma abordagem aprofundada e prática sobre temas fundamentais e de impacto para a gestão estratégica do contencioso. Você terá a oportunidade exclusiva de debater os temas, fazer perguntas, aproximar-se do palestrante e definir sua tomada de decisão para a área a partir deste encontro.

14h – Lei Anticorrupção: Como Esta Nova Lei Pode Impactar o Contencioso das Empresas? Como Garantir Que os Serviços dos Escritórios Terceirizados Cumpram Com o Compliance da Organização? Mensure os Riscos Subjetivos Que a Nova Lei Traz à Gestão do Contencioso e Saiba Como Mitigá-los

A nova lei anticorrupção 12.846/13 foi aprovada em 04 de julho de 2013 e dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos, em especial os de corrupção contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Debata:

  • Discuta quais os impactos a nova lei anticorrupção pode trazer na gestão do contencioso da sua empresa
  • Saiba quais riscos a sua empresa pode sofrer na terceirização das ações com os escritórios externos
  • Adote medidas eficazes que garantam a minimização dos riscos e o atendimento do serviço terceirizado com o compliance e ética da sua empresa.

- Valéria Schmitke
General Counsel & Compliance Officer - Zurich Seguros

16h – Adote Métricas Eficazes Para a Elaboração de Indicadores Estratégicos Na Gestão do Contencioso, Acompanhando o Processo da Empresa Em Diferentes Aspectos, A Fim de Obter Resultados Através das Análises Realizadas, Com Foco no Trabalho Preventivo, Diminuição da Carteira e Alinhamento Entre o Jurídico e o Administrativo da Companhia

O Jurídico contencioso das empresas cada dia mais devem levantar indicadores estratégicos para a tomada de decisões e alinhamento com o administrativo financeiro da empresa, além de levantamentos de dados importantes para a tomada de ações a fim de trabalhar preventivamente com foco financeiro e redução de custos.

  • SLA (Service Level Agreement): Avalie sob os aspectos qualitativos e quantitativos os serviços jurídicos terceirizados prestados pelos escritórios de advocacia e aponte os problemas mais recorrentes
  • KPI'S: Analise a gestão das ações demandadas, acompanhando o crescimento de do contencioso na sua empresa, separados por cada área e cidade de atuação
  • Dashboard: Como o departamento jurídico se conecta com todo o negócio da empresa?
  • Discuta quais os envolvidos na definição destes indicadores na empresa e qual a importância de cada um no processo
  • Entenda por que estes indicadores bem definidos e utilizados podem ser valiosos na gestão e acompanhamento dos processos massificados
  • Utilize estes indicadores chave para a redução de custos do contencioso.

Realização

  • IBC - International Business Communications

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