• Data: 9/4
  • Horário: 9h às 17h50
  • Local: Av. Angélica, nº 2510 – cjs. nº 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo

Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 10h10

- Moriel Landim Franco
Advogado com mais de 15 anos de experiência em multinacionais de grande porte e em escritórios de advocacia. Atuação no consultivo e contencioso da área trabalhista, tributária, cível, consumerista, imobiliária, societária, contratos e ambiental. Foi advogado responsável por contratos e pelo contencioso trabalhista, cível e tributário em empresa do ramo de bebidas. Atuou como gerente geral de recursos humanos em instituição financeira de grande porte. Foi executivo responsável pelo depto jurídico e relações governamentais em multinacional do segmento do varejo. Foi sócio-diretor em escritório de advocacia com foco em operações de grande volume em nível nacional, responsável pelas áreas de relações de consumo, logística, metodologia de trabalho e qualidade de todo escritório. Desde março/2013 é gerente jurídico do escritório Mascaro Nascimento Advogados. Inscrito nos quadros da OAB desde 2000, é especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com MBA em Varejo Avançado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;

  • A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
  • A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
  • O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
  • Riscos envolvidos no contencioso;
  • Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
  • Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
  • Gestão do contencioso de volume.

10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35 - Networking Break
10h35 às 11h35

Implementação e gerenciamento de acordos

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;
  • Como realizar os acordos?
  • Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

11h35 às 11h45 - Perguntas e Comentários
11h45 às 12h35

Administração e gestão de contencioso de massa.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;
  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
  • Software jurídico de alta performance;
  • Índices de desempenho;
  • Políticas de terceirização;
  • Políticas de acordo;
  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

12h35 às 12h45 - Perguntas e Comentários
12h45 às 14h - Almoço
14h às 15h10

Aline Tomasi de Andrade
Subcoordenadora do Contencioso Cível da Siqueira Castro Advogados. Diplomada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Pós graduanda em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Aproximadamente 10 anos de experiência nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil, trabalhando na Siqueira Castro - Advogados desde 2006. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Advogados de São Paulo.

Atuação dos órgãos de defesa do consumidor

  • Funcionamento dos Procon's;
  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
  • Trâmite de uma reclamação;
  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

15h10 às 15h20 - Perguntas e comentários
15h20 às 16h20

Gestão da recuperação de créditos – cobrança, negociação e abordagem jurídica

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;
  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
  • Campanhas de recuperação;
  • Cobrança x negociação – diferenças;
  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

16h30 às 16h45 - Networking Break
16h45 às 17h40

- Thiago Mansur Monteiro
Pós-Graduado em Direito Empresarial pela PUC/SP (2010); Graduado em Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de São Paulo (2006); Professor de Assistente na PUC/SP/COGEAE (2011-2013) e na GVLaw (2011). Coordenador da Subcomissão de Direito Empresarial do CNA/IASP (2013). Membro da Comissão de Novos Advogados do IASP. Sócio do V Andrade Advocacia.

Os débitos e a cobrança indevida

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;
  • Prazos;
  • Decadência e prescrição;
  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

17h40 às 17h50 - Perguntas e Comentários

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International. Participou de cursos em Berkeley University of California (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos), Johns Hopkins University (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP, é membro do comitê de planos de saúde da OAB/SP e é presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB de Santo André/SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente de grupo empresarial.

Observações

*Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Horário sujeito a alterações.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

_________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

contato@gruposmax.com.br

ou

Clique aqui