• Data: 9, 16, 23 e 30/5 e 13, 20 e 27/6 e 4 e 11/7
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Sede Thomson Reuters – FISCOSoft - Auditório Brasil (Av. Paulista, 1776 - 11°andar - Bloco C - Elevadores 5 e 6 - Cerqueira César – São Paulo/SP)

Objetivo

O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido pela sigla SPED, tem obrigado quase todas as empresas a se adequarem a uma nova realidade, que impacta profundamente no relacionamento entre o contribuinte e a fiscalização.

Tais mudanças trouxeram ainda o problema da escassez de profissionais habilitados, tanto para as empresas de tecnologia quanto para os contribuintes que necessitam entregar essa nova obrigação, tornando essencial para o sucesso do profissional das áreas tributária, fiscal e trabalhista buscar essa capacitação.

O SPED abrange temas que estão em evolução e, por consequência, em constante alteração, exigindo do profissional acompanhamento contínuo da legislação correspondente.

A Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, está entrando na 3ª geração, sendo necessária a migração da versão "2.00" para a versão “3.10” do leiaute, a partir de 1º de abril de 2015. O SPED Fiscal também prevê a obrigatoriedade do Bloco K, que se refere ao controle da produção e do estoque, a partir de 2016, o que nos leva a reforçar que a reciclagem profissional, mesmo para os que já tenham feito este curso, é mandatória.

Recentemente, dois novos projetos entraram no SPED trazendo com eles muitas dúvidas: eSocial e a ECF - Escrituração Contábil Fiscal. O e-Lalur, antes destacado como projeto individual do SPED, agora está contido no ECF e será abordado no curso, de forma clara e didática, com informações de adições e exclusões para cálculo do lucro real.

Pensando nisso, a Thomson Reuters - Fiscosoft reuniu uma equipe de renomados professores, com ampla experiência e conhecimento sobre o tema, para ministrar um curso intensivo de formação de especialistas em SPED. As aulas apresentam conteúdo teórico e prático sobre a EFD Contribuições, o SPED Fiscal, a Nota Fiscal Eletrônica, a Escrituração Contábil Fiscal (incluindo o e-Lalur), Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), o PVA e demais tópicos correlatos.

O objetivo do Excelência em SPED é capacitar profissionais para atuar em projetos de SPED, conferindo maior qualidade e segurança aos processos dentro das empresas.

Público-alvo

Auditores, consultores, gerentes, analistas contábil e fiscal, implantadores de sistemas e demais interessados que atuam, aplicando ou revisando, os projetos do SPED.

Programa

Além da permanente atualização do conteúdo programático das aulas, ampliamos o conteúdo e a carga horária. Incluímos aulas online para que o aluno possa iniciar os estudos antes mesmo do começo das aulas presenciais.

O curso foi dividido em módulos para que o aluno escolha o conjunto de aulas que melhor atenda suas necessidades. As opções desta capacitação são:

A. Formação de Especialista SPED, composto pelo Módulo Online + Módulo Fiscal + Módulo IRPJ, Contribuições e Contábil + Módulo eSocial; ou

B. Formação de Especialista SPED Fiscal, composto pelo Módulo Online + Módulo Fiscal; ou

C. Formação de Especialista SPED IRPJ, Contribuições e Contábil, composto pelo Módulo Online + Módulo IRPJ, Contribuições e Contábil.

Módulos online

Aula 1: Noções Gerais e Básicas de Direito Tributário - Via Internet!

Aula 2: Projeto SPED - Via Internet!

Módulos presenciais

Módulo fiscal

NF-e e Ct-e – Teoria e Prática

9/5 Aula 1: NF-e e CT-e – Aspectos teóricos de emissão, transmissão, respostas da Sefaz e orientações de preenchimento em operações especiais

16/5 Aula 2: NF-e – Aspectos práticos relativos à emissão, à transmissão, ao cancelamento e à correção de erros

SPED Fiscal – Da Teoria à Prática: Com ênfase no Bloco G e Bloco K

23/5 Aula 3: SPED Fiscal – Aspectos teóricos da geração, validação, transmissão e retificação

30/5 Aula 4: SPED Fiscal – Aspectos práticos relativos à validação e à correção de informações para transmissão do arquivo

Módulo IRPJ, contribuições e contábil

EFD Contribuições – Teoria e Prática

13/6 Aula 1: SPED Contribuições – Teoria

20/6 Aula 2: SPED Contribuições – Prática

IRPJ e Contábil

27/6 Aula 3: SPED Contábil e FCONT

4/7 Aula 4: Escrituração Contábil Fiscal (ECF) do Imposto de Renda com base na IN RFB nº 1.489/2014

Módulo esocial

11/7 Aula 1: eSocial com análise do leiaute 2.0: Conheça as novas regras do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Inscrições

Assinantes FISCOSOFT e ex-participantes de cursos têm 15% de desconto nas compras efetuadas exclusivamente por telefone (11) 3382-1030 ou por e-mail cursos.fiscosoft@thomsonreuters.com. Desconto não cumulativo com outras campanhas.

O acesso às aulas do Módulo Online ocorrerá somente após a efetivação da inscrição. Após a liberação do acesso destas aulas, o pedido de cancelamento do curso de Excelência em SPED, por parte do aluno, não o isentará do pagamento do valor correspondente a estas aulas. Veja demais regras na Política de Remanejamento ou Cancelamento de Eventos, exposta na página do evento.

Instrutores/palestrantes

- Andréa Cristina Pucci
Consultora de indiretos há mais de 10 anos; Atualmente como funcional da empresa de soluções fiscais Keep True como consultora Systax e diagnósticos EFD Fiscal e cruzamentos; Advogada, Bacharel em Administração de Empresas; Instrutora de cursos pela Fiscosoft; Sindcont; SENAC e outros, dos cursos de Nota Fiscal eletrônica, Zona Franca de Manaus e Substituição Tributária. Palestrante e Instrutora de Cursos pela Thomson Reuters - FISCOSoft.

- Carolina Verginelli
Gerente Sênior de Consultoria Tributária; Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo; Contadora inscrita no Conselho Regional de Contabilidade, São Paulo; Pós-graduanda em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Possui 13 anos de experiência na área dos tributos indiretos (ICMS, IPI, PIS, Cofins, ISS) e aduaneiros, atuando de maneira ativa em projetos relacionados ao SPED (ECD, EFD e NF-e). É palestrante em seminários relacionados à área dos tributos indiretos. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Geisa Regina Serraglio de Oliveira Trevisan
Advogada; Especialista em Direito Tributário pelo IBET; Gerente de Conteúdo na empresa Systax Inteligência Fiscal; Consultora tributária na área de indiretos (ICMS/ISS/IPI). Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Giuliano K. Gioia
Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET. Consultor da FISCOSOFT de IPI, ICMS e ISS. Advogado. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Henry Carlos Fernandes Antunes
Pós-graduado em Direito Previdenciário pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (FDDJ). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera. Consultor trabalhista e previdenciário. Coautor do livro Rotinas Trabalhistas. Advogado. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Israel Guimarães
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrando em Ciências Contábeis PUC/SP. Bacharel em Ciências Contábeis. Registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Certificado pelo CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes). Coordenou projetos de implantação de SPED em indústrias do seguimento metalúrgico, têxtil e químico, participou também na implantação de SPED em Supermercados, Padarias e Restaurantes. Sócio e Consultor Tributário na empresa J.G.Ometto Auditores. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Márcio Tonelli Márcio Tonelli
Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela PUC-MG. Auditor da Receita Federal de 1981 a 2010. Supervisor do Sped Contábil de 2004 a 2010. Supervisor do FCont de 2008 a 2010. Representante da Fenacon no Sped a partir de 2011. Consultor. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Wagner Camilo
Graduado em Administração de Empresas, Contabilista. Consultor Tributário, com especialidade em Impostos Indiretos, tendo atuado na área fiscal tributária, na prática, por mais de 28 anos. Coordenou as atividades da área fiscal, em empresas de grande porte multinacionais, em projetos de revisão de procedimentos fiscais, levantamentos de créditos, planejamento tributário e regimes especiais. Atualmente é Instrutor, palestrante e Consultor Tributário em "Trading Company", com foco em ICMS, ICMS - Substituição Tributária, IPI, ISS, SPED Fiscal e Classificação Fiscal de Mercadorias - NCM. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

*Inclusos: Coffee break; Material de apoio ao aluno; Certificado de Formação (necessário 75% de presença para a certificação). Também serão entregues certificados por aula; Plantão de dúvidas: três perguntas a ser enviadas em até 30 dias corridos após a realização de cada aula.

Programação

9h - Início
10h30 às 10h45 - Coffee break
13h às 14h - Almoço
16h às 16h15 - Coffee break
18h - Encerramento

Carga horária do pacote completo

72 horas

Carga horária de cada módulo

34 horas e 30 minutos

Carga horária de cada aula presencial

7 horas e 30 minutos

Investimento

Realização

  • Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3382-1030

e-mail

cursos.fiscosoft@thomsonreuters.com

ou

Clique aqui