AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Pregão Presencial e Eletrônico
Curso

Pregão Presencial e Eletrônico

Em SP, 13 e 14 de agosto de 2015.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Atualizado às 16:09

  • Data: 13 e 14/8
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • ?Local: Centro de Treinamento LEX - Unidade Paulista? (Av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares, ao lado do Ed. da Fiesp, em frente ao metrô Trianon-Masp, São Paulo/SP)

Objetivo

Apresentar, de maneira prática, didática, simples e detalhada, a modalidade de licitação denominada PREGÃO, em seus dois tipos: presencial e eletrônico, com a utilização de jurisprudência do Tribunal de Contas da União - TCU, de doutrina especializada, casos concretos e simulações, capacitando os alunos tanto para aprender como utilizar o sistema como fornecedor, quanto para o desempenho da atividade de pregoeiro.

Público-alvo

Servidores públicos, presidentes de comissões de licitação, advogados, estudantes e profissionais do direito, empresários, dirigentes e demais pessoas que trabalham direta ou indiretamente com licitações.

Programa

1. Parte I

1. Princípios constitucionais

2. Princípios específicos

3. O que é o pregão

4. Surgimento do pregão: a questão das MP's 2.026/00 e 2.182/01 e a sua conversão na Lei 10.520/02

5. Base legal e decretos relacionados

6. Diferença do pregão para as demais modalidades de licitação da Lei 8.666/93

7. A definição de bens e serviços comuns, segundo o TCU

8. Obrigatoriedade ou não de sua utilização

9. Bens e serviços proibidos de se contratar por pregão

10. Escolha da forma: presencial ou eletrônico

11. Vedações à utilização do pregão

12. Pregão para a contratação de serviços de engenharia

13. Pregões para a aquisição de bens de informática

14. Amostras: a questão da sua viabilidade, momento oportuno e julgamento

2. Parte II

1. Pregão presencial/eletrônico - fase interna ou preparatória: autoridade competente pela requisição, justificativa, definição do objeto e orçamento, elaboração do termo de referência, edital e atribuições do pregoeiro

2. Pregão presencial/eletrônico - fase externa: publicação do ato convocatório, prazo entre a publicação e a realização da sessão, prazo para apresentação das propostas, pedidos de esclarecimento e impugnação, credenciamento, apresentação das propostas, a declaração de cumprimento aos requisitos do edital, desconexão ou perda do sinal, propostas classificadas para a fase de lances, fase de lances, critério do menor preço para selecionar a melhor proposta (a questão da (in)exequibilidade do preço), habilitação, desclassificação da proposta/inabilitação do licitante, prazo para o licitante enviar a documentação de habilitação, convocação dos demais classificados, negociação direta com o vencedor, penalidades

3. Fase Recursal nas modalidades tradicionais e no pregão: momento para manifestação de recursos, prazo para manifestação, vista dos documentos, juízo de admissibilidade do recurso (quando o pregoeiro pode recusar recebimento ao recurso interposto), intimação para apresentação de razões e contrarrazões escritas, efeitos da não apresentação das razões escritas, instrução e julgamento dos recursos interpostos, efeitos do provimento ao recurso e aproveitamento dos atos de julgamento, diligências

4. Adjudicação e homologação: autoridade competente, efeitos

5. Pregão eletrônico (considerações finais): principais plataformas utilizadas (Comprasnet, SIGA, e-Licitações), possibilidade de adesão à plataforma do governo federal, horário a ser adotado no pregão eletrônico, utilização de programa robô

3. Parte III

  • tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno Porte (L.C. 123/06)

Instrutor(es)

- Ronaldo Coelho Lamarão
Mestre pela Universidade Gama Filho - UGF/RJ; Pós-Graduação latu sensu em Direito Processual Civil na Universidade Cândido Mendes; Especialização em Docência Superior na Universidade Cândido Mendes; Pós-Graduação latu sensu em Direito Público e Tributário na Universidade Cândido Mendes; MBA: Analista Internacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduação em Direito - Universidade Cândido Mendes.

Investimento e Inscrições

Forma de pagamento

Pessoa Física

  • Amex, Mastercard, Visa (todos em até 6 vezes - Exceto para Simpósio, Seminários e Palestras)
  • Cheque (em até 3 vezes - Exceto para Simpósio, Seminários e Palestras)
  • Depósito Bancário

Pessoa Jurídica

  • Amex, Mastercard, Visa (todos em até 6 vezes - Exceto para Simpósio, Seminários e Palestras)
  • Depósito Bancário

*A LEX Cursos reserva-se o direito de alterar datas, horários e mesmo cancelar programas, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, este será substituído sem alteração do programa.

Material Didático

Os participantes recebem material didático em forma de apostilas, livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação.

Certificado de Participação

Os participantes receberão o certificado, desde que obtenham 75% de freqüência.

Carga horária

16 horas

Realização

  • Editora Lex

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3158-2670 ou 0800 777 0200

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui