AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento das obras "Teoria Geral do Processo" e "RDM - Revista de Direito e Medicina"
Lançamento

Lançamento das obras "Teoria Geral do Processo" e "RDM - Revista de Direito e Medicina"

Em SP, a partir das 19h.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Atualizado em 29 de março de 2019 15:23

Acontece, no próximo dia 3, o lançamento da 4ª edição da obra "Teoria Geral do Processo" (Saraiva Jur), de Rennan Thamay, do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, e José Maria Rosa Tesheiner; e do 1º volume da "RDM - Revista de Direito e Medicina", coordenado por Arruda Alvim, Thereza Alvim, sócios da banca, Antônio Carlos Lopes, Oswaldo Duek, Carolina Alves de Souza Lima e Cecília Mello. O evento será em SP, no Buffet Palace, a partir das 19h.

"Sem deixar de lado temas clássicos para a Teoria Geral do Processo, como jurisdição, ação e suas teorias e condições, pressupostos e nulidades processuais, sentença e coisa julgada, esta obra traz também temas ligados ao neoprocessualismo, com uma visão crítica dos princípios que norteiam o processo, tutela coletiva, processos objetivos e judicialização da política.

Após exposição didática de cada tema, seguem-se sempre uma visão crítica e uma conclusão. Esse esquema permite a compreensão dos mais jovens estudiosos, ao mesmo passo em que instiga a reflexão daqueles que já se dedicam há tempos aos estudos do processo civil.

Escrita por dois autores comprometidos com o direito processual, a obra é fonte segura de estudo e pesquisa na medida em que apresenta indicações bibliográficas nacionais e estrangeiras indispensáveis, nas quais estão contidos os principais estudos do processo civil". (Texto da Quarta capa)


"É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da Revista Direito & Medicina (RDM), publicada em formato eletrônico pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, destinada à produção científica, ao estímulo do debate técnico e à propalação de estudos sobre temas situados na zona de contato entre as áreas jurídica e da saúde, com destaque para as repercussões no campo do Direito decorrentes da relação médico-paciente.

Embora o Direito e a Medicina integrem esferas de conhecimento distintas, ambas quase sempre interferem simultaneamente na vida humana em diversos aspectos, potencialmente contrapondo questões éticas, morais, jurídicas e médicas, dentre outras. De um lado, os médicos lidam cotidianamente com bens preciosos do ser humano - a vida e a saúde -, fato este que os expõe permanentemente ao envolvimento com questões jurídicas, motivo pelo qual se afigura valioso o conhecimento do Direito Médico, apto a proporcionar-lhes a necessária segurança jurídica para o exercício de seu múnus. De outro, é de significativa importância para os aplicadores do Direito compreender a atividade médica em suas nuances e peculiaridades, pois somente assim disporão da sensibilidade e do correto entendimento imprescindíveis principalmente ao deslinde das demandas e conflitos decorrentes direta ou indiretamente da relação médico-paciente.

Assim, diante da necessidade de aproximar pontualmente os conhecimentos médicos e jurídicos, desvelando e compreendendo os pontos de interseção existentes entre tais campos, lançamos honrosamente a Revista Direito & Medicina, com a ambição de proporcionar um periódico de referência aos estudiosos e profissionais interessados na interlocução técnica e na convergência de pensamentos oriundos dessas relevantes áreas científicas, além de seus pontos de transdisciplinaridade com outras esferas do saber". (Apresentação da RDM - Revista Direito e Medicina)

Lançamento em conjunto com as seguintes obras:

 Manual de Direito Processual Civil, 18ª edição - Arruda Alvim;
 Manual de Direito Processual Civil, 2ª edição - Rennan Thamay;
 Lei de Registros Públicos Comentada, 2ª edição - Coordenadores Arruda Alvim, Everaldo Augusto Cambler e Alexandre Laizo Clápis;

__________

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA