Quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - Migalhas nº 2.270 - Fechamento às 8h33.

 

"Ao princípio de jurisdição estão ligadas certas dignidades de sentimento de que os magistrados não abdicam facilmente."

Eça de Queirós

Nota da Redação

Ledores vorazes dos jornais, percebemos quando algo destoa ; quando há mais do que letras, tinta e papel.

Foi por isso que questionamos outro dia o tom da Folha de S.Paulo que parecia tentar policiar o ministro Carlos Ayres Britto ao afirmar que o professor Celso Antônio Bandeira de Mello - um dos maiores nomes do Direito brasileiro e grande incentivador da indicação de Britto ao STF - estaria assediando o ministro a mudar teor de voto proferido [favorável à extradição de Battisti], já que ele, em parecer juntado aos autos, tinha entendimento contrário. Em Migalhas, criticando a imaginosa cogitação, dizíamos que o STF saberia apreciar o feito sem se sentir pressionado por colunas, estas sim assediantes (Migalhas 2.265 - 11/11/09).

Tais acontecimentos, é preciso notar, deram-se poucos dias antes do julgamento voltar ao Pleno, semana passada. E agora, quando o feito volta ao plenário, o mesmo matutino dispara, na segunda e na terça-feira, novas lucubrações.

A da segunda-feira, destemperada como só, nem mereceu migalha. Ademais, era digna de uma errata, já que afirmava desabusadamente que o Professor tinha sido "contratado pela defesa de Battisti especificamente para influenciar o pupilo".

Nem sinal da correção, e ontem o matutino veio de novo à carga, nos mesmos e desaforados termos. Desta vez, entretanto, aqui não passou incólume. Afirmamos ontem, e repetimos hoje, que quem acha que um ministro do STF fica volúvel a um parecer, deve achar também que uma nota de jornal tem o condão de calá-lo (Migalhas 2.269 - 17/11).

E por que trazemos agora o tema ? Trazemo-lo para deixar claro que se não temos nenhum interesse no resultado final do processo (vá ou fique o italiano), não é por isso que não seremos vigilantes quando o que está em jogo é a ordem jurídica, o Estado de Direito, o direito de defesa, o livre exercício da advocacia e estas coisas que nos são tão caras. E nesse caso, como é bem de ver, várias são as tipificações.

Mas o pior é que os autores das notas jornalísticas talvez não tenham percebido que ao mirar numa coisa, atingiram outra, incluindo-se aí a honra de uma instituição, o STF. De fato, um ministro, seja qual for dos onze, é a personificação daquela augusta Casa. Atingi-lo é atingi-la. Ofendê-lo é ofendê-la.

É por isso, então, que voltamos ao tema. Mas é hora de deixá-lo. Não sem antes notar que se para nós, que estamos distantes, o caso provoca agastamento, imaginem, doutos leitores, a chateação que não causou ao professor Celso Antônio. Mas não é preciso imaginar muito, pois ele mesmo, migalheiro, nos conta. Curvamo-nos, respeitosos, para ouvi-lo :

_____________ *** _____________

"DD Editor do 'Migalhas', há alguns dias, precisamente em 8 de novembro do corrente, um diário paulista que é reputado idôneo por um grande número de pessoas e cujas notícias, bem por isto, são recebidas por seus leitores como presumivelmente verazes, publicou em uma de suas colunas, localizada na página 2, uma peluda mentira envolvendo o meu nome. Com efeito, ali se dizia que o eminente Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Britto, estaria sendo assediado por mim para rever o voto que dera no processo concernente ao refúgio do cidadão italiano Cesare Battisti. Chegou-se nela a qualificar-me como 'mentor' daquele magistrado, o que é, obviamente um ridículo disparate e uma inqualificável grosseria em relação a um jurista notável, magistrado de escol e reconhecido constitucionalista o qual, por seus notórios atributos, não precisa, como é evidente, de mentor algum.

Em momento algum 'assediei', para usar a expressão encontrada na coluna, qualquer magistrado fosse ou não da Corte Suprema. Simplesmente emiti um parecer jurídico, acostado aos autos, em caso no qual me parecia que anular o refúgio seria um erro de grandes proporções e que conviria buscar exibir isto de um ponto de vista técnico do Direito. Acresce que, em meu entender, seria gravemente antiético pressionar um magistrado em nome de uma relação de amizade que com ele se tivesse. Jamais fiz ou faria isto. Minha dignidade pessoal e profissional se incompatibilizaria definitivamente com uma conduta deste jaez.

Ademais, o Ministro Carlos Britto, obviamente, por sua inatacável seriedade e independência, de que já deu as mais sobejas provas, nunca aceitaria que alguém tivesse a petulância de tentar influenciá-lo fora dos autos e das vias juridicamente cabíveis e jamais seria influenciável por outros meios que não os de direito. Somente alguém muito desinformado ou tolo poderia pensar coisa diversa. Assim, se acaso este magistrado mudasse de ponto de vista, seria por convicção extraída de argumentos de direito expendidos pela vias apropriadas. Não seria a primeira vez que ele ou outros de seus colegas reviram uma manifestação anterior, mas só o fariam na conformidade de um repensar arrimado em razões jurídicas ponderáveis e apresentadas segundo os termos processuais adequados.

Pareceu-me, à época, que não era o caso de me manifestar a respeito destas indelicadezas e inverdades. Julguei que fazê-lo seria dar um excesso de importância a notícia de jornal que, como se sabe, nem sempre retrata as coisas como realmente são. Leigos, frequentemente sequer avaliam que suas palavras têm um caráter ofensivo por implicarem inculca de violação de preceitos éticos da profissão jurídica.

Ocorre que uma segunda notícia, veiculada no dia 16 do corrente, no mesmo jornal e ainda mais agressiva e ofensiva, surgiu em uma seção intitulada 'Painel', fato que me levou a sair do silêncio em que me mantinha. Já agora ali se disse que fui 'contratado especificamente para influenciar o pupilo'. Forte inverdade e notável grosseria com o Ministro e comigo !

O parecer que exarei não foi especificamente para o Ministro tal ou qual. Foi entregue ao eminente advogado prof. Luís Roberto Barroso para que o distribuísse aos vários Ministros, na esperança de que, ante os argumentos ali expostos, se lhes parecesse, revissem os votos contrários a Cesare Battisti. O professor Barroso procedeu a esta distribuição, consoante me disse. Se eu houvesse sido 'contratado' para influenciar um dado Ministro com quem tivesse relações pessoais, estaria incurso na chamada 'advocacia administrativa', conduta indigna de um profissional sério e respeitado.

Sobremais, diversamente do que consta da mentirosa notícia, não fui 'contratado', como disse o 'Painel'. O parecer foi proferido graciosamente. Nada recebi por ele. Eu o elaborei, a pedido do eminente advogado, convencido de que estaria com isto tentando ajudar a que se impedisse a consumação de grave equívoco jurídico e injustiça dolorosa. O propósito era evitar que o Supremo Tribunal Federal incorresse em um dos maiores erros judiciários de sua História.

Estou encaminhando esta manifestação ao 'Migalhas' e não ao jornal que publicou as inverdades, precisamente porque desdenho dar a ele importância maior do que a que fez por merecer. Com efeito, se estivesse interessado em uma conduta responsável e equilibrada, já teria se retratado. Eis porque me dirijo a um sítio jurídico que tem grande audiência e respeitabilidade entre os profissionais do Direito. Não creio que o Ministro Carlos Ayres Britto ou que eu mesmo necessitemos de dar explicações, pois nossas respectivas vidas profissionais servem-nos de testemunho, mas creio que é bom que os leitores do 'Migalhas' tenham esta informação sobre a conduta do jornal em questão e que possam daqui para o futuro precatar-se em relação à veracidade e precisão do que nele se divulga."

Celso Antônio Bandeira de Mello

_____________ *** _____________

Caso Battisti

Ainda sobre o caso Battisti, clique aqui para ver o último memorial da defesa, capitaneada por Luís Roberto Barroso, sustentando que a competência final da matéria é do presidente da República. Aproveite ao final para conferir todos os artigos (contra e a favor) e todas as notícias que saíram sobre o caso.

Caso Estadão - I

O advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, representando o jornal "O Estado de S. Paulo", ajuizou ontem no STF uma reclamação requerendo a pronta suspensão da ação movida contra o jornal e que originou a odiosa censura que já perdura por intermináveis 110 dias.

Caso Estadão - II

Muito parecido com o caso Estadão, é o que nos conta Eça de Queirós e Ramalho Ortigão em "As Farpas". Com efeito, na série de matérias que estamos fazendo acerca do Direito na vida e na obra do escritor português, hoje você verá o protesto de Eça de Queirós contra uma censura prévia que houve em Lisboa, em 1871. Isso mesmo. São coisas tão antigas que nem imaginávamos que em pleno ano de 2009 seria útil rememorá-las. (Clique aqui)

OAB/PR

Os causídicos paranaenses e paulistas foram às urnas ontem para escolher a nova diretoria de suas respectivas OABs. No Paraná, a chapa capitaneada por José Lucio Glomb foi oficialmente declarada vencedora (clique aqui).

OAB/SP

Em São Paulo, números extraoficiais apontam a vitória de Luiz Flávio Borges D'Urso, com pouco mais de 40% dos votos. Tais números, como já se disse, são extraoficiais e podem variar, pois conquanto tenhamos conseguido obter informes acerca de mais de cem mil votos, ainda faltavam milhares para serem computados. A propósito, a disputa seguia tão acirrada que logo após D'Urso anunciar (às 22h31) - de acordo com a apuração de seu comitê - que os votos faltantes tornavam irreversível a vitória, a chapa de oposição, encabeçada por Rui Celso Reali Fragoso, informava (às 22h47) que o "decorrer da apuração sinaliza para vitória de Rui Fragoso". Os números oficiais, é bem verdade, só vão sair hoje à tarde, no mais tardar amanhã. (Clique aqui)

Editorial

Alguns pleitos das OABs já estão decididos, outros acontecem nos próximos dias. Nos que se realizaram, amainado o calor das disputas, a hora é de conciliação, de harmonização dos contendores, de se darem as mãos em prol do bem comum. Porque de todos e com todos, eleitos ou não, há grandes ideias a aproveitar, há inestimáveis lições a aprender.

TSE

O ministro Joaquim Barbosa renunciou ontem à sua vaga no TSE por conta de seu problema crônico na coluna vertebral. Ele será substituído pelo ministro Ricardo Lewandowski, que presidirá as eleições presidenciais de 2010.

Mercado

Fusões e aquisições no país cresceram 33% de janeiro até setembro.

Banda larga

O ministro Hélio Costa propôs que o governo desonere a produção de modems como forma de massificar o acesso à internet em alta velocidade no país. Segundo Costa, a carga tributária em cima desse equipamento é de 76%.

Atividade intelectual

Em interessante artigo, o renomado professor e advogado Newton Silveira, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, faz (e recomenda) uma leitura atenta do art. 966 e seu parágrafo único do Código Civil. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Agravo de instrumento

"Dos males, o menor (Migalhas 2.268 - 16/11/09 - clique aqui). Tamanha é a burocratização judiciária que sobrevêm um alívio, quando se vê o óbvio estabelecido, depois de perda de tempo, energia e recursos financeiros. Houvesse a aplicação do princípio da razoabilidade, impunha-se exigir a autenticação de cópias levadas ao processo apenas diante de eventual impugnação da parte contrária." Adriano Pinto - escritório Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção "Fachadas". Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Curitiba/PR. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. Clique aqui, veja, e aproveite para enviar a imagem de seu escritório.

Pontual

Advogado e professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Arthur Rollo comenta recente decreto paulista que regulamenta o dever dos fornecedores de especificar dia e horário para a entrega de produtos ou prestação de serviços. Para ele, que considera a legislação uma boa iniciativa, "o problema maior do direito do consumidor hoje não é de falta de leis, mas sim de fiscalização." (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

O leitor Luiz Alberto Kuchenbecker envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"O art. 5º da Constituição Federal, em seu inciso X, dispõe que 'são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito A INDENIZAÇÃO pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;' (grifo nosso). Pergunto: a expressão 'direito a indenização', no caso, não exige crase? Muito obrigado."

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_____________

Nunca antes na história

O clima de euforia coletiva - que há muito tempo não se via igual por essas bandas - contagiou o Brasil. Em texto, dividido em duas partes, Luiz Flávio Gomes sinaliza alguns aspectos importantes que ainda devem ser levados em conta na hora de acreditar e investir no país. Clique aqui e confira as dicas do primeiro artigo.

ICMS das exportações

O advogado Reginaldo de Andrade fala do direito ao crédito acumulado de ICMS decorrente das exportações. Ele defende que "não pode se admitir que os Estados-membros impeçam, sob qualquer alegação, o direito assim duplamente garantido aos exportadores". (Clique aqui)

Transporte gratuito

Nos casos de transporte gratuito, a responsabilidade do transportador - que lhe impõe uma obrigação de resultado - seria igualmente objetiva ? Quem responde é Adriano Henrique Luizon, do escritório Matheus Advogados Associados. (Clique aqui)

_____________

OAB - Eleições

Abaixo as datas das eleições nos Estados que ainda não escolheram seus batonniers (clique aqui):

Data

Local

18/11 TO
19/11 GO, MT
20/11 AP, CE, MA, RN, SE
21/11 MG, PI
25/11 BA, ES
26/11 PE
27/11 AL, AM, RR
28/11 PB

_____________

Opinião

O advogado João Luiz Cunha dos Santos, de Carlos Mafra de Laet Advogados, fala da restituição do IPVA em caso de roubo e furto e sobre o seguro DPVAT. (Clique aqui)

Natal Migalhas 2009

É Natal em Migalhas ! Mais um ano este informativo convida o leitor a atualizar seu cadastro e participar da promoção "Natal Migalhas 2009". Seja um dos milmigalheiros premiados. Ao final do informativo, conheça as editoras que tornaram possível a realização desta grande promoção. (Clique aqui)

Lauda Legal

Com base nos pensamentos marxiano e lukacsiano, a autora Valeria Forti, na obra "Ética, Crime e Loucura - Reflexões sobre a Dimensão Ética no Trabalho Profissional" (252p.), realiza um estudo da sociedade capitalista e da ética, levando o leitor à reflexão acerca da matéria do trabalho profissional de assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, promotores, defensores públicos e juízes. Um exemplar foi gentilmente oferecido pela Editora Lumen Juris para sorteio, clique aqui e concorra !

Eça de Queirós

Siga conosco a série de matérias sobre o Direito na vida de Eça de Queirós. Ontem mostramos o escritor acadêmico de Coimbra e sua primeira causa como advogado (Clique aqui). Hoje, trazemos Eça como bravo combatente da liberdade de expressão. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Falecimento Antônio Junqueira de Azevedo

"Como representante dos Professores Associados junto ao CO da USP nos ido de 1991 tive o privilégio de presenciar inúmeras demonstrações de seriedade para com a Universidade e com a coisa pública em geral deste tão precocemente falecido Professor (Migalhas 2.268 - 16/11/09 - clique aqui). Meus sentimentos aos familiares e amigos." José Eduardo de Salles Roselino

Baú migalheiro

Há 158 anos, no dia 18 de novembro de 1851, a Relação do Rio de Janeiro absolveu, unanimemente, o juiz de Direito da comarca de São Francisco (Minas Gerais), dr. Jeronymo Maximo de Oliveira Castro, mandado responsabilizar por falta de cumprimento dos seus deveres. Foi seu advogado o dr. Francisco Ignacio de Carvalho Moreira.

Sorteio

Migalhas anuncia o sorteio de dois títulos sobre Direito de Família : "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (Jus Podivm - 394p.), organizado por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves; e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo" (Jus Podivm - 553p.), coordenado por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira. Clique aqui e concorra a uma das obras, gentil oferta de Marcos Ehrhardt Jr..

Sorteio II

Oferecer ao leitor uma visão ampla do impacto gerado no ordenamento jurídico pela evolução da ciência é o objetivo do livro "Introdução ao BioDireito" (Saraiva - 222p.), de Claudia Regina Magalhães Loureiro. Clique aqui e concorra a um exemplar, brinde da editora.

Lançamentos

Hoje, a Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico lança a obra "Direito Intertemporal no Processo Civil - As normas e situações processuais com a natureza de Direito material", de Lucas Rister de Sousa Lima. O evento será na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Pompéia (rua Turiassu, 2.100, Perdizes - São Paulo/SP), às 19h. Clique aqui e saiba mais.

Acontece no próximo dia 26/11 o lançamento da obra "Súmula Vinculante e Repercussão Geral: novos institutos de Direito Processual Constitucional", de Encarnacion Alfonso Lor. O evento será na Livraria RT (rua Conde do Pinhal, 80, Centro - São Paulo/SP), a partir das 18h.

No próximo dia 24/11, o escritório Azevedo Sette Advogados lança a terceira edição do livro "PPP Parcerias Público-Privadas - Guia Legal para Empresários, Executivos e Agentes de Governo", dos advogados Gustavo Eugenio Maciel Rocha e João Carlos Mascarenhas Horta. O coquetel de lançamento acontecerá no auditório do escritório (rua Paraíba, 1.000 - Belo Horizonte/MG), das 18h30 às 21h. (Clique aqui)

A Editora Foco Concurso, selo da Editora Foco Jurídico, acaba de lançar a obra "Como passar em Concursos Fiscais! - 4.000 questões de Concursos Fiscais", coordenada por Wander Garcia e Robinson Sakiyama Barreirinhas. O livro apresenta questões comentadas, alternativa por alternativa, e questões classificadas por disciplinas, temas e subtemas. Clique aqui e confira !

A editora Saraiva acaba de lançar o título "Direito, Gestão e Prática", coordenado por Anna Luiza Boranga e Simone Viana. A obra que trata da administração legal para advogados traz um capítulo focado no uso da tecnologia da informação, escrito por Rubens Manino, diretor do segmento jurídico da TOTVS - BCS Sisjuri, que propõe o compartilhamento da sua experiência evidenciando a necessidade de uma maior compreensão em TI por partes dos gestores.

Direito Penal

O Núcleo de Direito dos Negócios da Direito GV promove hoje a mesa-redonda "A Influência do Direito Penal sobre a Atividade Empresarial", coordenada pelo professor Danilo de Araújo. Informações : (11) 3799-3330.

Sustentabilidade

O escritório Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia realiza amanhã, às 8h30, o debate "As novas dimensões da sustentabilidade ambiental" em SP (av. Paulista, 2073, edifício Horsa II, 19° andar). O evento contará com a presença de Fabio Feldmann, consultor e ex-secretário do Meio Ambiente de SP. Informações: (11) 3179-0108.

Direito Previdenciário

Nos dias 23 e 24/11 acontece em SP o curso "Direito Previdenciário : Aspectos Jurídicos e Administrativos" organizado pela Editora Lex. (Clique aqui)

Copa 2014

O escritório Azevedo Sette Advogados promove o seminário "Copa 2014 - Oportunidades e parcerias" em BH, no dia 24/11. (Clique aqui)

Patrimônio

No dia 24/11, em SP, a MDE Training realiza o curso "Planejamento Sucessório e a Proteção Patrimonial". (Clique aqui)

Fenalaw

A edição Belo Horizonte da Fenalaw será realizada nos dias 24 e 25/11, pela ALB Consultoria Ltda. O evento tem por objetivo discutir as tendências do mercado jurídico, apresentar os produtos e serviços voltados para a área de administração jurídica. (Clique aqui)

Cursos

A Central Prática Educação Corporativa organiza em SP os cursos "Atuação do preposto na justiça do trabalho" no dia 24/11 (clique aqui) e "Indenizações nas relações de trabalho" no dia 26/11 (clique aqui). Confira e concorra a vagas-cortesia.

Tributário e contábil

Confira a programação completa da "1ª Semana Tributária e Contábil - O Sistema Tributário e a Relação Societária e Contábil", que o IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA. promove de 24 a 27/11, em SP, clique aqui.

Direito Processual Civil

O "Congresso Brasiliense de Direito Processual Civil" terá como tema "O Direito Processual Civil nos Tribunais Superiores" e será realizado pelo Instituto Ensino Direto de 25 a 27/11, em Brasília/DF. Confira e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Direito Público

A Editora Fórum promove o "Fórum Brasileiro de Direito Público - Seminário de Altos Estudos de Direito Administrativo" em Gramado/RS, de 25 a 27/11. (Clique aqui)

Discussões

A FISCOSoft Editora preparou o seminário "Discussões Tributárias e seu Uso como Ferramenta da Atividade Empresarial" para o dia 27/11, em SP. Confira o programa e participe do sorteio de uma vaga-cortesia, clique aqui.

Licitações

O curso "Atualização em licitações" é promovido pela Sodepe Brasil em SP, no dia 27/11. Veja a programação e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Mercado

O "Direito Societário e Estrutura do Mercado de Capitais" é o tema do curso que a Integra Cursos realiza em SP, no dia 28/11. (Clique aqui)

Semana Geodireito

O IGD - Instituto Geodireito realiza a "I Semana Geodireito de Energia e Meio Ambiente" em SP, de 30/11 a 4/12. O programa conta com diversos cursos de temas jurídicos voltados ao setor energético e ambiental. Confira e concorra a vagas-cortesia, clique aqui.

CONTRAPONTO

Cacilda Decoussau Affonso Ferreira entrevista o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, presidente do TJ/PB. O programa vai ao ar amanhã, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, sábado, às 12h30, domingo, às 16h, e segunda-feira, às 5h30, na TV Justiça.

Agraciados

Evento : Priscila Costa é a felizarda ganhadora da vaga-cortesia para o seminário "Responsabilidade Ambiental : Civil, Administrativa e Penal", que a FISCOSoft Editora realiza amanhã, em SP. Clique aqui e confira.

Lauda Legal : O contemplado com o livro "Provas - Aspectos Atuais do Direito Probatório" (Método - 400p. - clique aqui), coordenado por Daniel Amorim Assumpção, é Constancio Maranhão Pimentel Filho, advogado em Jaboatão dos Guararapes/PE.

Sorteio de obra : Enrico Spini Romanielo, advogado do escritório Machado Associados Advogados e Consultores, de São Paulo/SP, ganhou a obra "Comentário à Carta das Nações Unidas" (CEDIN - 1.340p. - clique aqui), organizada e gentilmente oferecida por Leonardo Nemer Caldeira Brant, da banca Nemer Caldeira Brant Advogados.

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/São Domingos
GO/Campinorte
GO/Corumbá de Goiás
GO/Hidrolândia
GO/Israelândia
MG/Arinos
MG/Caatinga
MG/Capelinha
MG/Itaguara
MG/Itamogi
MG/Várzea da Palma
PE/Sairé
PR/Cambará
PR/Marechal Cândido Rondon
SC/Ituporanga
SC/Otacílio Costa
SP/Bariri

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Natal Migalhas 2009

Veja, abaixo, quais são as editoras que participam da grandiosa promoção do Natal Migalhas 2009 :

Para concorrer aos almejados embrulhos, basta atualizar seu cadastro em Migalhas. Para verificar se seus dados estão corretos ou fazer um novo cadastro, clique aqui. Atenção !!! Ao confirmar seus dados, você automaticamente concorre a todos os prêmios oferecidos no Natal Migalhas 2009.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"China Holds Firm on Major Issues in Obama's Visit"

The Washington Post - EUA

"In Obama's China trip. a stark contrast with the past"

Le Monde - França

"Monnaies, bônus, déficits, G20... M. Trichet tire les leçons de la crise"

Corriere Della Sera - Itália

"Schifani evoca le elezioni Il premier: mi dimetterei..."

Le Figaro - França

"Réforme territoriale Fillon brave la fronde des maires"

Clarín - Argentina

"Macri echó al jefe de Policía porteño y prepara cambios"

El País - Espanha

"El 'Alakrana' navega libre tras el pago de un rescate de 2,7 millones"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Ein heißes Eisen in der Diskussion"

The Guardian - Inglaterra

"We will kill off Queen's speech bills, say Tories"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Avança na Câmara projeto que muda regras da aposentadoria"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Cotas sob ameaça no Rio"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"IPTU de SP vai subir para 1,7 milhão"

O Globo - Rio de Janeiro

"Mantega: dólar ideal para o Brasil seria de R$ 2,60"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Moradores ameaçam só pagar IPTU na Justiça"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo ainda não entendeu o apagão"

Gazeta do Povo - Paraná

"Extração de palmito leva ex-prefeito e mais 17 para cadeia"

Zero Hora - Porto Alegre

"Verbas federais para a Copa deixam fora o metrô da Capital"

O Povo - Ceará

"Violência nas escolas"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil, Pereira Neto, Galdino, Macedo - Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Curi Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· G Carvalho Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palma Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Branco Consultores Tributários
· Canal Judicial
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· COGEAE-PUC/SP
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco Jurídico
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito Damásio de Jesus - FDDJ
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Gestão Inédita Consultoria Trabalhista
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INFOSEC - Contra Inteligência Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· Integra Cursos
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexPerfecta
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Oliveira Campos Consultoria
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Superbid - Gestor Judicial
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TST-aica Auditores Independentes & Consultores Associados
· TWT INFO
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALB Consultoria Ltda
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - ARPEN-SP
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas