Quarta-feira, 19 de maio de 2010 - Migalhas nº 2.390 - Fechamento às 10h53.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Pedroso Advogados Associados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"A publicidade é uma dona loureira e senhoril, que tu deves requestar à força de pequenos mimos, confeitos, almofadinhas, cousas miúdas, que antes exprimem a constância do afeto do que o atrevimento e a ambição."

Machado de Assis

(Clique aqui)

Listas sêxtuplas

Migalhas informou ontem que a OAB não alterou seu provimento 102/04, mantendo o impedimento dos conselheiros Federais de se candidatarem às listas sêxtuplas destinadas ao Quinto. Pois bem. Isso é fato. Mas há mais. Houve, sim, uma alteração ; significativa alteração : o voto – e isso é extensivo a todas as listas de Quinto, inclusive das seccionais – o voto deverá ser, a partir dos próximos editais publicados, aberto. Isso mesmo, os conselheiros estaduais, na formação das listas para desembargadores, e os Federais, na formação das listas para os tribunais superiores, deverão dar publicidade aos nomes apontados. É, em verdade, um voto que a OAB dá em prol da lisura do instituto do Quinto, e que, por isso, merece encômios da comunidade jurídica.

Listas sêxtuplas – II

Falando em listas sêxtuplas, quando é que a OAB vai publicar edital para preencher as três vagas a que tem direito no STJ ? Do jeito que está, com desembargadores convocados no lugar dos advogados, por mais méritos que tenham os substitutos temporários (e os têm), a composição do egrégio STJ fica constitucionalmente manquitola.

Provinha do Quinto

Falando em Quinto, o CNJ anulou resolução da 10ª câmara Cível do TJ/RJ sobre Quinto constitucional. A norma estabelecia que advogados e membros do MP indicados por lista sêxtupla deveriam passar por um exame de conhecimentos jurídicos gerais. (Clique aqui)

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em São Paulo/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Ipesp

OAB aprova ajuizamento de ADIn para contestar alguns aspectos da lei que extinguiu a Carteira de Previdência dos Advogados do Estado de SP. Veja o voto o conselheiro Federal Cláudio Pereira de Souza Neto, explicativo por si só. (Clique aqui)

Consignados

Governo do Estado não pode impor aos servidores públicos a contratação de empréstimos consignados exclusivamente com o BB. Este é o lapidar entendimento dos membros da 3ª câmara Cível do TJ/PB. (Clique aqui)

Colaboração

Não perca tempo nem dinheiro se deslocando a outras comarcas para conseguir o que um correspondente, no local, pode obter para você. Procure-o na seção Correspondente do site Migalhas, e veja como é fácil localizar um colaborador. Se, eventualmente, não tivermos ninguém ainda cadastrado na cidade procurada, uma equipe de Migalhas está à disposição para, gratuitamente, encontrá-lo. E viva Santo Ivo ! (Clique aqui)

Finalmente, o gol

A Copa de 1998 foi frustrante para a nação brasileira, mas muito mais frustrante ainda para alguns torcedores que foram a Paris e não conseguiram ingressar nos estádios da Copa do Mundo. Após 12 anos, os torcedores receberam decisão favorável da 17a câmara de Direito Privado do TJ/SP, que deu provimento ao recurso dos apelantes, fixando indenização por danos morais e materiais a cada um dos autores. Em seu voto, o desembargador Paulo Pastore Filho diz que "a frustração decorrente da impossibilidade de ingresso nos jogos mais importantes da Copa do Mundo, disputada em país distante, ultrapassa em muito o limite do mero aborrecimento, consubstanciando severo abalo no estado de felicidade dos consumidores". Os torcedores foram representados pelo escritório Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C. (Clique aqui)

Sapo de fora

A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª vara Federal da Seção Judiciária do DF, em causa patrocinada pelo escritório Covac – Sociedade de Advogados, reconheceu a impertinência da intervenção do MP em ação declaratória de imunidade. Segundo a juíza, a "mera verificação do interesse patrimonial da Administração é insuficiente para tornar obrigatória a intervenção do Ministério Público no feito, mormente considerando que a Pessoa Jurídica em questão dispõe de representantes judiciais para promover a sua defesa". (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

A leitora Luíza Velloso Silva enviou a seguinte mensagem ao Gramatigalhas :

"Tenho dúvida quanto ao uso das expressões: 'a fim' e 'afim'."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a respeito desse assunto, então clique aqui.

_____________

Eleições

O PMDB indicou Michel Temer para vice-presidente na chapa de Dilma. Faltou combinar com Orestes Quércia que, em SP, em troca de um assento no Senado, apoia Serra.

Porandubas Políticas

A pedido de alguns leitores, Gaudêncio Torquato resgata Seu Lunga ! O folclórico cearense que estava de férias veio dar expediente extra na coluna. Não perca os últimos acontecimentos do cenário político entremeados com os causos do personagem. (Clique aqui)

Catarse pantaneira

Como informado ontem por Migalhas, a PF deflagrou em MT operação para desmontar uma quadrilha suspeita de envolvimento em um suposto esquema de venda de sentenças no TRE/MT. A Folha de S.Paulo informa que oito pessoas foram presas. Entre elas estão Alcenor Alves de Souza, advogado, e a advogada Célia Cury, mulher do desembargador aposentado José Tadeu Cury, afastado por suspeita de desvio de verbas. Também foram presos o advogado Jarbas Nascimento, ex-chefe de gabinete de Tadeu Cury, e Cláudio Emanuel Camargo, genro do ex-desembargador. Segundo o matutino paulista, foram feitas buscas nas casas de Tadeu Cury, do ex-desembargador Donato Fortunato Ojeda e dos desembargadores Evandro Stábile (atual presidente do TRE/MT) e José Luiz de Carvalho, além dos juízes Eduardo Jacob e Ciro Miotto. Afora isso, cinco advogados, entre eles três ex-juízes do TRE, foram chamados a prestar depoimento na PF.

Aposentadoria

O pleno do CNJ manteve ontem a aposentadoria compulsória do juiz Alan Rodrigo Campos Meireles, da comarca de Almeirim/PA, ao aprovar, por unanimidade, a desconstituição de decisão tomada pelo TJ/PA que, em dezembro de 2009, trocou a pena de aposentadoria compulsória por remoção compulsória ao magistrado. (Revisão Disciplinar 00003255320102000000)

Teses tributárias

Em interessantíssimo artigo, Rogério Pires da Silva, do escritório Boccuzzi Advogados Associados, comenta o recente PL 469/09, que amplia a responsabilidade dos sócios e administradores por dívidas fiscais. (Clique aqui)

Boa-fé

A questão da aplicação do artigo 940 do CC, no âmbito do Direito do Trabalho, na opinião de Acácio Oliveira de Macedo Júnior (escritório Trigueiro Fontes Advogados), deve ser abordada com certa cautela tendo em vista existir divergência jurisprudencial e doutrinária sobre o assunto. (Clique aqui)

Novo Apoiador

O escritório paulista Pedroso Advogados Associados é uma sociedade fundada em 1989 e desenvolvida especialmente para atender as necessidades de um mercado complexo, exigente e que necessita de respostas rápidas. Prestando assessoria em diversas áreas do Direito Empresarial, atua de forma abrangente trazendo soluções diferenciadas aos clientes, trabalhando de forma personalizada. O escritório planeja e desenvolve estratégias nos procedimentos judiciais e extrajudiciais, sempre no aspecto preventivo, antevendo os riscos e analisando oportunidades. Hoje, a banca da pujante Piracicaba já está consolidada em Americana e Rio Claro, sempre com o valoroso compromisso de crescimento sustentável. Clique aqui e conheça o novo Apoiador de Migalhas.

Carimbos, selos, guichês, filas...

Mesmo com tanta burocracia dos órgãos competentes, a falsificação de documentos anda de vento em popa. Diante disso, o desembargador baiano Antonio Pessoa Cardoso exprime em justificado texto sua insatisfação com relação aos serviços prestados pelos cartórios. (Clique aqui)

_____________

Liberdade de imprensa

Assumindo a postura de líder mundial, Obama assinou ontem um projeto de lei voltado para melhorar a liberdade de imprensa e chamar atenção aos países onde os jornalistas são ameaçados, lesados ou censurados. A lei exige que o Secretário de Estado faça um relatório anual, enviando-o ao Congresso, descrevendo detalhadamente a liberdade de imprensa em cada país, identificando os países onde possa haver violação. (MI – clique aqui)

Condenado

Um bilionário chinês foi condenado a 14 anos de prisão por negócios ilegais e suborno por uma Corte do país. Huang Guangyu, que já foi considerado o homem mais rico da China, terá que pagar ainda uma multa de US$ 88,23 mi. (MI – clique aqui)

Segurança de vôo

Uma polêmica sobre a segurança da aviação e os direitos civis começou ontem, na Austrália, após o especialista em terrorismo Clive Williams sugerir que pessoas consideradas mentalmente instáveis fossem colocadas numa lista de observação. Segundo ele, pessoas com tendências violentas resultantes de doenças mentais foram as que mais causaram problemas na aviação doméstica australiana. A sugestão não foi bem recebida. (MI – clique aqui)

Lula lá ?

Em meio a toda polêmica sobre o acordo entre Brasil, Turquia e Irã, o jornal espanhol El País publicou hoje uma matéria, em sua versão em inglês, em que especialistas dizem que a diplomacia de Lula no Irã pode ter sido um ensaio para um cargo muito maior : na ONU. "A intervenção do líder brasileiro deu origem a especulações de que Lula quer provar que ele é um negociador capaz, que merece uma chance no lugar de secretário-geral das Nações Unidas". Leia a matéria na íntegra. (MI – clique aqui)

Lula lá !

Ainda na versão em inglês, no jornal El País, o presidente do México, Felipe Calderón, disse em entrevista : "não tenho nenhum problema em reconhecer Lula da Silva como o líder regional". (MI – clique aqui)

Argentina x Brasil - Uruguai

O porto de Montevidéu, uma das vias comerciais que o Brasil usa para levar seus produtos à Argentina, foi bloqueado pelas autoridades argentinas. O fato, que tem um efeito negativo no Uruguai, motivou um protesto do país. As autoridades argentinas dizem que o bloqueio está dentro do acordo bilateral com Brasil, documento que impede que mercadorias em trânsito de um país atraquem em outro. (LA – clique aqui)

YPF – Repsol

Executivos da argentina YPF, em que a espanhola Repsol é a maior acionista, planejam fazer investimentos importantes no Brasil e Peru. A empresa pretende separar-se de seus compromissos locais. No Brasil, a aposta é na petroquímica e na refinaria. (LA – clique aqui)

_____________

Migas

1 - Avó e tio têm direito à guarda compartilhada, decide STJ. (Clique aqui)

2 - Confederação Nacional da Indústria contesta no STF dupla exigência tributária sobre produtos gráficos. (Clique aqui)

3 - TST - Ex-empregado ganha horas in itinere em trajeto interno da empresa. (Clique aqui)

4 - Advogado pede ao STF salvo conduto contra bafômetro. (Clique aqui)

Codinome

Os diversos nomes, apelidos e codinomes que uma só pessoa pode receber são objeto de mais uma curiosa crônica assinada pelo jurista migalheiro Edson Vidigal. (Clique aqui)

SP

Ex-procurador de Justiça do Estado de SP, Sérgio Seiji Shimura tomou posse ontem como desembargador do TJ/SP.

PR

José Laurindo de Souza Netto foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do TJ/PR. A posse acontece em 9/6.

Promoção indique amigos

Amanhã, Migalhas premiará dois amigáveis leitores com dois clássicos do jurista Theotonio Negrão. Indique amigos para receber o informativo e concorra ao "Código de Processo Civil 2010" (42ª edição - 2.020p.). O leitor indicado pelo sorteado será contemplado com o "Código Civil 2010" (29ª edição - 1.883p.). As edições foram atualizadas por José Roberto Ferreira Gouvêa e Luis Guilherme Bondioli, com a colaboração de João Francisco Naves da Fonseca, e doadas pela Editora Saraiva. Não deixe de indicar e boa sorte ! (Clique aqui)

Aliança

O escritório Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados deu mais um passo importante para intensificar sua presença internacional e oficializou sua aliança com o Alliott Group, uma rede internacional de grande tradição e prestígio. O Alliott Group tem sua sede no Reino Unido, agrega escritórios de advocacia, contabilidade e consultoria e possui mais de 160 membros em 60 países. O escritório é o único membro no Brasil. O Alliott Group tornou-se um grande parceiro mundial e, com isso, a assessoria a clientes internacionais deve ganhar ainda mais peso dentro do escritório. Em 2009, o escritório também oficializou sua aliança com a consultoria internacional Mundum, empresa com sede nos Estados Unidos que assessora empresas multinacionais em questões relacionadas a estratégias, transações comerciais internacionais, M&A e reestruturações societárias.

Campanha do agasalho

O inverno ainda não chegou, mas o frio já. Por isso o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia já deu a largada inicial para a tradicional Campanha do Agasalho organizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social. (Clique aqui)

Lauda Legal

Do momento histórico das grandes codificações à adoção, pelo Código Civil brasileiro de 2002, dos usos e costumes como fonte de Direito, um rico painel dos movimentos percorridos pelo Direito Civil ao redor do mundo e no Brasil, em texto breve e simples. Quer saber um pouco mais sobre a obra "Usos e costumes no Código Civil de 2002" (132p.), de autoria de Plínio Cabral ? Clique aqui e leia a resenha de Roberta Resende, que resume e destaca os pontos principais da obra. Ao final, não se esqueça de participar de nosso sorteio. A Editora Rideel generosamente dedicou um exemplar para um leitor de Migalhas.

Migalhas dos leitores - Adoniran Barbosa

"No ano do centenário de nascimento de Adoniran Barbosa vale lembrar um de seus clássicos - 'Samba do Arnesto': O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás. Nós fumos não encontremos ninguém. Nós voltermos com uma baita de uma reiva. Da outra vez nós num vai mais. Nós não semos tatu! No outro dia encontremo com o Arnesto. Que pediu desculpas mais nós não aceitemos. Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa. Mas você devia ter ponhado um recado na porta. Um recado assim ói: Ói, turma, num deu pra esperá. Aduvido que isso, num faz mar, num tem importância. Assinado em cruz porque não sei escrever, Arnesto'. Pois é. O 'Arnesto' nada mais é do que Ernesto Paulella, filho de imigrantes italianos de Nápoles, que vivia no Brás e hoje mora na Mooca, advogado inscrito na OAB/SP sob número 40.532. Com 95 anos de idade, contando histórias, participou da Virada Cultural no fim de semana, dias 15 e 16/5, em São Paulo, capital, mais precisamente do evento 'Trem das Onze', entre a Estação da Luz e a Estação do Brás, no interior de um trem. Foi muito aplaudido quando cantou o samba que o imortalizou." Antonio Claret Maciel Santos

Santo Ivo

A missa em louvor a Santo Ivo será realizada hoje por OAB/SP, AASP e IASP. A cerimônia ocorre a partir das 19h, na Igreja de Santo Ivo, que fica no Largo da Batalha, 189, no Ibirapuera. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 126 anos, no dia 19 de maio de 1884, nascia em Quixadá/CE o festejado jurista Eusébio de Queiroz Lima, autor das consagradas obras "Princípios de Sociologia Jurídica" e "Teoria do Estado".

Sorteio

Alguns dos julgamentos que ficaram registrados na história do Brasil são relatados na série "Os 500 Melhores Júris que Fiz!", escrita pelo criminólogo Eduardo Cesar Leite. Crimes que abalaram a sociedade, investigações, reações dos jurados e perfil dos acusados são contados com uma grande riqueza de detalhes. A coleção, composta de oito volumes, foi oferecida pelo autor para sorteio. Participe, conheça as obras e desfrute de curiosas histórias. (Clique aqui)

Sorteio II

Resenhado por Fernando Albino, sócio do escritório Albino Advogados Associados, "Limites Constitucionais à Lei de Improbidade" (Saraiva – 354p.), de Fernando Capez, é o próximo título sorteado por Migalhas. Concorra a um exemplar, doado pela editora, e leia o interessante texto de Albino. (Clique aqui)

Lançamentos

A Editora Fórum lança hoje, durante a V Semana do Direito da UFC, as obras "Direito ao (do) patrimônio cultural brasileiro" e "Memória e verdade: a justiça de transição no Estado Democrático brasileiro", ambas de Inês Virgínia Prado Soares. A sessão de autógrafos será a partir das 18h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (rua Meton de Alencar, s/nº, Fortaleza). (Clique aqui)

Hoje, às 17h30, acontece o lançamento da obra "Justiça, Processo e Direitos Humanos". Entre os autores do livro estão os professores Alejandro Bugallo Alvarez e Diogo Rudge Malan, do departamento de direito do Instituto de Direito da PUC-Rio. O evento será no Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF (av. Rio Branco, 241, RJ).

Amanhã, os autores Rodrigo R. Monteiro de Castro, sócio do escritório Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados, Erik Frederico Oioli e Marcos Andrey de Sousa lançam os livros : "Controle Gerencial", "Oferta Pública de Aquisição do Controle de Companhias Abertas" e "A Constrição da Cota de Sociedade Empresária Limitada", respectivamente. O evento será no Insper (rua Uberabinha, SP), a partir das 18h30. (Clique aqui)

No próximo dia 26/5, o autor Gustavo Milaré Almeida lança a obra "Poderes Investigatórios do Ministério Público nas Ações Coletivas". O coquetel de lançamento será na Livraria da Vila
(rua Dr. Mário Ferraz, 414, SP), das 19h às 22h.

Migalhíssimas

Eduardo Reale, do escritório Reale e Moreira Porto Advogados Associados, dará uma aula especial hoje no curso de Direito Penal da FGV DIREITO RIO, das 19h às 22h. O tema será "Crimes contra a Ordem Econômica".

Amanhã, o escritório Pinheiro Neto Advogados promoverá o "IV Colóquio Pinheiro Neto de Arbitragem Internacional", com a presença de Peter Leaver QC, barrister arbitrator da One Essex Court e Presidente do Conselho de Administração da London Court of International Arbitration – LCIA, e Adrian Winstanley, Diretor-Geral da LCIA. Os convidados, que serão recepcionados por Gilberto Giusti, membro da Corte da LCIA, e Renato Grion, discorrerão sobre o tema "Conhecendo a London Court of International Arbitration – LCIA", além de sessão de perguntas e respostas sobre variados temas de arbitragem internacional.

O advogado Celso Costa, sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participará do painel sobre estratégias tributárias em fusões e aquisições na Conferência Internacional "US – Latin America Tax Planning Strategies", que acontece de 19 a 21/5, em Miami.

O advogado Fernando R. de Almeida Prado, do escritório Pinheiro Neto Advogados, será palestrante no painel sobre "Derivativos" no 7º Congresso Febraban de Direito Bancário, que acontece nos dias 20 e 21/5, no Hotel Intercontinental, em SP.

O professor Newton Silveira, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, proferirá a palestra "Introdução á teoria das marcas e nomes empresariais", promovida pela ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, que acontece no dia 22/5, das 9h às 13h.

Cristianne Saccab Zarzur, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participará, como moderadora, no painel "Processos administrativos em caso de cartel: análise de caso hipotético" no 3º Seminário Ibrac – PUC/RJ de Defesa da Concorrência, nos dias 20 e 21/5, na PUC/RJ. O seminário contará também com a presença da advogada da banca Lilian Barreira.

Hoje, às 19h30, o advogado Alexandre Atheniense, do escritório Aristoteles Atheniense Advogados, fará a palestra "Processo Eletrônico nos Tribunais Superiores – o que já está em uso e as regulamentações correlatas", durante o Seminário Práticas Processuais por Meio Eletrônico, que acontece em Belo Horizonte. (Clique aqui)

Arbitragem

O Brasil será sede da Conferência do Conselho Internacional de Arbitragem Comercial - ICCA. O evento acontece entre os dias 23 e 26/5, no RJ,com o tema "Desafio para a Prática de Arbitragem em Tempos de Mudança". (Clique aqui)

Recuperação internacional

O especialista internacional em Recuperação de Empresas Jorge Queiroz, do INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial, realiza a palestra "Venda de Ativos na Recuperação Internacional" na 10ª Conferência do International Insolvency Institute, em Roma, nos dias 7 e 8/6 (clique aqui). Presidirá igualmente o painel "O Direito Internacional e a Crise da Empresa", no 8º Congresso Internacional de Direito Empresarial do INRE, em São Paulo, de 10 a 12/6. (Clique aqui)

Ata Notarial

O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP) está com inscrições abertas para o curso sobre "Ata Notarial" que acontece dia 22/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Sabadão

No próximo dia 29/5, o Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA. vai promover o "Sábado Jurídico", um encontro que vai oferecer um ciclo de palestras gratuitas para a sociedade, relacionadas ao Direito. (Clique aqui)

Nota fiscal

O COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional realizará no dia 31/5, em BH, o curso "Nota Fiscal Eletrônica e Sped Fiscal". (Clique aqui)

Eleições 2010

Com o tema "Tribunal Superior Eleitoral e as eleições de 2010", o ministro do STF e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, irá proferir palestra no almoço mensal do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, que acontece no dia 21/5, no Hotel Renaissance. Informações, (11) 3106-8015.

Mergers & Aquisitions

A Georgetown University Law CLE e a Lex Mercator International Education oferecem aos migalheiros uma palestra on-line exclusiva sobre "The Rebound of the Global Mergers and Acquisitions Market". A aula é gratuita e será ministrada dia 27/5, ao vivo, diretamente de Washington, pelo professor da Faculdade de Direito de Georgetown University, dr. Andrew Sherman, autor do livro "Mergers & Acquisitions: From A to Z", e advogado com especialidade no tema. Não perca a chance de participar, as vagas são limitadas. (Clique aqui)

Agenda

Em SP, a Editora Lex realiza os cursos "Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar - Teoria e Prática" (clique aqui) nos dias 25 e 26/5, e, no dia 26/5, "Gerenciamento de Contratos na Administração Pública". (Clique aqui)

Licitações

Para o dia 28/5, a Sodepe Brasil preparou o curso "Atualização em Licitações - Incluindo o Pregão Eletrônico e Presencial - Lei nº 8.666/93", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Seminários

O seminário "Fiscalização Tributária", que acontece no dia 28/5 (clique aqui), e "Indenizações nas Relações de Trabalho", em 8/6 (clique aqui), são realizados pela Central Prática Educação Corporativa, em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Programe-se !

Confira abaixo os cursos oferecidos em SP pela FISCOSoft Editora e aproveite para concorrer a vagas-cortesia :

22/5 - SPED Contábil na Prática - (Clique aqui)

24/5 - ICMS/SP - Substituição e antecipação tributária - Cálculo, emissão e escrituração de documentos fiscais - (Clique aqui)

28/5 - Questões Polêmicas e Controvertidas da Legislação do ISS e o Posicionamento do Judiciário e do Fisco Municipal em relação a cada matéria - (Clique aqui)

Teatro

Tem início no próximo dia 25, no Teatro Tuca, curso voltado para profissionais de diferentes áreas que pretendam melhorar a comunicação. Renata Ferrari e Jair Assumpção são os professores. A coordenação é de Ana Salles Mariano. Informações e matrículas : (11) 3670.8453 ou clique aqui.

Dia de sorte !

Sorteio de obra : A obra "Como passar na OAB! – 2.500 questões comentadas - CESPE" (Foco – 654p.), coordenada por Wander Garcia, vai para Andressa Machado da Silva, estagiária das Organizações Globo, do Rio de Janeiro/RJ. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Machado de Assis

Eça de Queirós

Euclides da Cunha

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

GO/Goiás
GO/Piranhas
MG/Alvinópolis
MG/Bambuí
MG/Morada Nova de Minas
MT/Campinápolis
MT/Sapezal

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Specter Defeat Signals a Wave Against Incumbents"

The Washington Post – EUA

"Voters oust Specter, go for upstarts"

Le Monde - França

""Solidité, stabilité", les règles le l'euro selon Angela Merkel"

Corriere Della Sera - Itália

"Caccia a evasori e falsi invalidi"

Le Figaro - França

"Les grandes puissances prêtes à sanctionner l'Iran"

Clarín - Argentina

"Malvinas: cruce de Cristina y Londres por la soberanía"

Público - Portugal

"Sócrates admite manter impostos agravados depois de 2011"

El País - Espanha

"Europa pone freno a las prácticas más especulativas en los mercados"

Die Welt - Alemanha

"Merkel verteufelt europäische Schuldenpolitik"

The Guardian - Inglaterra

"Top civil servants made formal protests over Labour spending"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"BC projeta crescimento de 9,85% no trimestre"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Brasil se impõe à ONU"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Com nova Telebrás, teles temem perder R$20 bi"

O Globo - Rio de Janeiro

"ONU ignora acordo e já debate sanções ao Irã"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Juiz alega excesso de trabalho e solta presos em Minas"

Correio Braziliense - Brasília

"Brasil desafia os EUA para defender o Irã"

Gazeta do Povo - Paraná

"Consumo de asfalto aumenta 20% em ano com eleições"

Zero Hora - Porto Alegre

"Marina propõe reformas via constituinte"

O Povo - Ceará

"Santos Dumont e Dom Luiz terão sentido único"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Feirão oferece 26.353 imóveis"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Posocco & Associados – Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque & Roitman Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges de Paula Advocacia e Consultoria
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione e Pulino Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Cosso Advogados
· Covac – Sociedade de Advogados
· Curi Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS – BCS Sisjuri
· TWT INFO
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALB Consultoria Ltda
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aprobatum
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· CEMEC - Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cescomex - Treinamento Empresarial
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· CPF Cursos
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT – Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP – Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público – IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MBA Treinamentos
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Polis Educacional
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas