Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - Migalhas nº 3.663 - Fechamento às 10h25.

"As paixões podem excitar a nossa atividade, porém alteram, as mais das vezes, a justeza das opiniões, impedindo de ver as cousas como realmente são e de compreender sua gênese."

Gustavo Le Bon

Conflito de competência - I

Os jornais, querendo ver lenha na fogueira, dizem que o juiz Sérgio Moro deve dar explicações ao ministro Lewandowski a partir de reclamação de competência feita pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, ao contrário do tom "puxando orelha" que a mídia quer dar, o que se fez foi um procedimento normal de ouvir o juiz no prazo de 10 dias. Ademais, o ministro Lewandowski determinou, por cautela, a suspensão do processo até que fique esclarecida a questão. (Clique aqui)

Conflito de competência - II

Em junho de 2014, ao julgar questão de ordem em ações penais (871 a 878), a 2ª turma do STF seguiu o voto do relator, ministro Teori, para manter no Supremo apenas e tão somente as investigações contra parlamentares Federais decorrentes da Lava Jato. Passados seis meses, em dezembro, novamente a 2ª turma reafirmou a competência da 1ª instância, ao julgar improcedentes outras duas reclamações (188.75 e 189.30). Na ocasião, o ministro Teori lembrou que a alegada usurpação de competência já havia sido debatida no julgamento da questão de ordem, quando foi reconhecida a validade dos atos até então praticados por Moro. Já antevendo as coisas, Teori observou que "eventual encontro de indícios de envolvimento de autoridade detentora de foro privilegiado durante os atos instrutórios subsequentes, por si só, não resulta em violação da competência da Suprema Corte". Ou seja, s.m.j., a reclamação de Cunha deverá ter a mesma solução. (Compartilhe)

Competência conflituosa

Ainda com relação à competência, não nos parece que o juiz Moro tenha feito qualquer coisa errada. A questão é que, lá trás, como se viu na nota anterior, quando instado a falar sobre competência, o STF mandou "pra baixo" os processos daqueles que não tinham foro privilegiado, evitando o efeito "mensalão" na Corte, o que paralisaria novamente o Supremo. Certamente já previam os ministros do STF que, como as questões são imbricadas, certamente os empresários citariam os que detêm foro especial, de modo que isso não poderia ser evitado. O que não pode é o juiz Moro autorizar investigação ou julgar os que não são de sua competência, e isso, de fato, ele não está fazendo. De outro modo, como as condutas criminosas dos "normais" muitas vezes aconteceram com participação dos "especiais", fica evidente que é impossível não os mencionar. Enfim, o grande problema nesse imbróglio todo é que teremos juízes diferentes julgando um mesmo fato. Imagine, leitor, por amor ao debate, o juiz Moro condenando fulano por ter corrompido sicrano, e o Supremo entender que sicrano não foi corrompido por fulano. É o livre convencimento do juiz, mas convenhamos que ninguém vai entender. Durma-se com um barulho desses. (Compartilhe)

Renúncia

Inexplicavelmente, a advogada Beatriz Catta Preta renunciou ao mandato nas ações relacionadas à Lava Jato. Como não deu os motivos da renúncia, abriu ensejo a toda sorte de especulações. E elas são muitas. (Clique aqui)

Tempus fugit

A defesa de Marcelo Odebrecht pediu ao juiz Moro novo prazo para explicar o sentido das mensagens cifradas do executivo interceptadas pela PF (clique aqui). O prazo para a entrega da manifestação termina hoje, mas os defensores informaram que não poderão cumpri-lo. (Compartilhe)

_____________

#MigalheiroDeCarteirinha

O número de fãs do Direito e da Justiça não para de crescer ! E hoje, a página de Migalhas no Facebook completou 300.000 curtidas ! Agradecemos a você, amigo migalheiro, por fazer parte desta história e continuar disseminando conhecimento. Curta e compartilhe à vontade, clique aqui.

_____________

Juiz – Improbidade

A 2ª turma do STJ determinou seguimento de ação por improbidade administrativa contra o juiz de Direito Carlos Adel Teixeira de Souza, do TJ/RN. A ação, na qual é acusado de autorizar ilegalmente interceptações telefônicas, havia sido arquivada sobre o fundamento de que os ilícitos praticados por juízes se enquadraram na lei dos crimes de responsabilidade (1.079/50), não na de improbidade (8.429/92). Mas o ministro Humberto Martins, relator, considerou que a lei 1.079/50 não deve ser interpretada de forma ampliativa para abrigar autoridades não especificadas em seu texto. (Clique aqui)

Direito ao esquecimento

A 5ª câmara de Direito Civil do TJ/SC manteve decisão que negou danos morais e materiais a um ex-policial que viu fato relacionado ao seu passado exposto em reportagem após 30 anos. Para o colegiado, "o direito ao esquecimento (...) sob uma visão mais crítica, enquanto verdadeiro limitador do direito à informação e à liberdade de imprensa, há de ser visto com cautela, sob pena de configurar, sob o ilusório pálio de resguardo máximo de direitos fundamentais próprio do Estado Democrático de Direito, inadmissível e inconstitucional forma de censura". Aplausos ! (Clique aqui)

Aposentadoria por invalidez - Benefícios

Uma empresa portuária deverá manter o pagamento de auxílio-alimentação a empregado aposentado por invalidez. O pedido havia sido negado nas instâncias inferiores por não haver previsão nesse sentido nas normas coletivas da categoria, mas, para a 2ª turma do TST, o empregador não pode sustar os benefícios logo no momento de maior necessidade, "como se o trabalhador pudesse ser descartado e abandonado à própria sorte porque não apresenta mais utilidade". (Clique aqui)

Ação fraudulenta

Idosa que foi vítima de fraude dentro de agência bancária deve ser indenizada pela instituição. A cliente foi abordada no caixa-eletrônico por um falso funcionário, que utilizou seu cartão para fazer saques e empréstimos. A juíza de Direito Débora de Oliveira Ribeiro, da 40ª vara Cível de SP, considerou que houve falha na prestação de serviço pela instituição que permitiu a ação fraudulenta de terceiro. A causa foi patrocinada pelo advogado Fábio Scolari Vieira, do Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados. (Clique aqui)

Fraude interna

A 22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou um banco a restituir a uma empresa em mais de R$ 170 mil por extravio de malote com cheque destinado ao pagamento de tributo. Devido a uma fraude interna, o cheque da empresa autora foi destinado a pagar títulos emitidos por uma quadrilha. Conforme anotou o colegiado, as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos decorrentes de fortuito interno. A demanda foi patrocinada pelo advogado Gabriel Hernan Facal Villarreal, do escritório Villarreal Advogados Associados. (Clique aqui)

Autofalência

O Banco Cruzeiro do Sul protocolou na segunda-feira ação de autofalência. Processo foi distribuído à 2ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP. (1071548-40.2015.8.26.0100)

Furto

A existência de sistema de segurança ou de vigilância eletrônica não torna impossível, por si só, o crime de furto cometido no interior de estabelecimento comercial. A tese é da 3ª seção do STJ, fixada em julgamento de recurso repetitivo. (Clique aqui)

Efeitos fiscais

A RF relacionou novos pronunciamentos contábeis que estão sujeitos aos efeitos da lei 12.973/14. A medida é abordada pelos advogados Giancarlo Chamma Matarazzo e Tiago Moreira Vieira Rocha, do escritório Pinheiro Neto Advogados. (Clique aqui)

Depósitos judiciais

O desembargador paraense Milton Augusto de Brito Nobre, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, elenca razões pelas quais o conjunto de regras do PL 183/15 (que cria nova receita para Estados, DF e municípios, alterando regras dos depósitos judiciais), incorporadas no PLC 15/15, deve ser considerado inconstitucional. (Clique aqui)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Judicialização na saúde

Diante do crescimento de 491%, de 2009 a 2014, do número de ações judiciais propostas contra a União para obtenção de assistência médica, o advogado Rafael Robba, da banca Vilhena Silva Sociedade de Advogados, analisa a "malfadada" judicialização na saúde. (Clique aqui)

Gestão de parques ambientais

As advogadas Marina Fontão Zago e Fernanda Esbizaro Rodrigues (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados) tratam do uso de PPPs para a gestão de parques ambientais no Brasil, seguindo o modelo whole park, utilizado nos EUA, que agrega em uma única contratação os serviços de gestão e manutenção antes contratados separadamente. (Clique aqui)

Constitucionalismo

Diretor do Forum Cebefi, o advogado Leslie Amendolara tece considerações acerca da obra "Uma Breve Teoria sobre o Constitucionalismo", do jurista Ives Gandra da Silva Martins, destinada a interessados em conhecer os fundamentos históricos que inspiram as Constituições desde seus primórdios na Grécia até nossos dias. (Clique aqui)

Tributário

O advogado Alexandre da Silva Abrão, da Advocacia Celso Botelho de Moraes, trata da MP 685/15, que instituiu o Programa de Redução de Litígios Tributários. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Marketing desonesto

Citigroup deve pagar US$ 700 mi a titulares de cartão de crédito nos EUA que foram enganados ao comprar produtos e serviços que não precisavam ou não entendiam. (MI – clique aqui)

Lava Jato na Suíça

Procuradoria-Geral da Suíça inclui Odebrecht em investigação que apura corrupção na Petrobras. (MI – clique aqui)

Preocupação

Órgão regulador de infrestrutura da Colômbia afirma estar preocupado com o fato de empresas investigadas no âmbito internacional ganharem licitações no país. (LA - clique aqui)

_____________

Atenção !

Nos últimos dias, a seção Correspondentes tem contado com muitas oportunidades de trabalho. Confira no Mural Migalhas, ao final do informativo, as cidades onde há demanda por prestadores de serviços jurídicos e seja o primeiro a disponibilizar seu contato nas localidades solicitadas. (Clique aqui)

ONGs

MP 684/15 prorroga a entrada em vigor por mais seis meses da lei 13.019/14, que estabelece novas regras de parceria entre o Poder Público e organizações da Sociedade Civil. (Clique aqui)

Conciliação via celular

O TJ/RJ criou uma ferramenta que deve acelerar o projeto de conciliação pré-processual : um aplicativo de celular que direciona consumidores e clientes para um endereço de e-mail referente à empresa com a qual deseja fazer o acordo. O projeto conta com o apoio do CNJ e da Defensoria Pública. Todos os acordos homologados valem como título executivo extrajudicial.

Despedida

O desembargador William Marinho de Faria se despede do TJ/SP. O magistrado participou ontem de sua última sessão à frente da 18ª câmara de Direito Privado. A aposentadoria deve ser publicada no próximo dia 27.

Sorteio – Lauda legal

Indicada para estudantes, seja de graduação ou em preparação para concursos, a consagrada obra "Manual de Processo Penal e Execução Penal" (12ª edição - 1.042p.), de autoria do desembargador do TJ/SP e professor da PUC/SP Guilherme de Souza Nucci condensa a exposição teórica e a crítica. Leia a resenha de Roberta Resende e torça para faturar o exemplar, um presentão da Editora Forense. (Clique aqui)

Mercado de Trabalho

Acesse a seção Mercado de Trabalho e confira as oportunidades oferecidas pela Robert Half e outros parceiros do Migalhas. (Clique aqui)

Fachadas

Os tijolos que revestem toda a fachada do escritório em Veneza/Itália proporcionam um ar rústico à banca. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 175 anos, no dia 23 de julho de 1840, às 10h30 da manhã, reunida a assembleia geral no paço do Senado, o presidente, Marquês de Paranaguá (Vilela Barbosa), em nome da representação nacional, proclamou a maioridade do imperador D. Pedro II. Às 15h30, compareceu o jovem imperador e prestou o juramento prescrito pelo art. 103 da Constituição do Império. Seja dito de passagem que esta revolução parlamentar de 22 de julho foi a única revolução que houve no Rio de Janeiro em 1840. Não se conhece outra. (Compartilhe)

Sorteio - I

A coleção Direito e Processo traz a obra "Juiz Participativo – Meio Democrático de Condução do Processo" (Saraiva – 189p.), de Gustavo Gonçalves Gomes, do escritório Siqueira Castro Advogados, com o objetivo de avaliar a atuação participativa dos magistrados frente às reais necessidades dos jurisdicionados. A obra é presente da editora. (Clique aqui)

Sorteio - II

Com o objetivo de propiciar a consulta ao tema do processo penal, a obra "Tribunal do Júri" (JusPodivm – 419p.), de Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto, traz a abordagem dessas instituições. A obra é gentileza do autor Ronaldo Batista Pinto. (Clique aqui)

Lançamento (Compartilhe)

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, lança a 7ª edição do "Curso de Direito Financeiro", de Regis Fernandes de Oliveira, que, com caráter didático, traz todas as alterações constitucionais e legais, mantendo explicações sobre as normas que sobreviveram.

Migalhíssimas (Compartilhe)

Camila Oliveira, sócia-titular da área de Direito Empresarial de Queiroz Cavalcanti Advocacia, apresenta palestra sobre a importância dos programas de compliance no combate à corrupção pelas empresas, no Comitê Jurídico da Amcham, no próximo dia 27, a partir das 19h.

Liderado desde 2012 por Gustavo Justino de Oliveira, do escritório Justino de Oliveira Advogados, o Grupo de Estudos em Arbitragem, Mediação e Administração Pública do CBAr realiza, dia 27/7, às 15h, o primeiro encontro de seu novo ciclo de atividades, apresentando a agenda para o biênio de 2015/16, os novos coordenadores e a equipe de assessoria técnica. Na ocasião, serão debatidas as inovações legislativas no âmbito da arbitragem e da mediação envolvendo o Poder Público, bem como o fenômeno da regulamentação da arbitragem nos contratos administrativos. O encontro será na sala de audiências da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP (av. Paulista, 1313, 8º andar, Cerqueira César, SP).

Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, palestra sobre "Direito Digital nos Tribunais", dia 31/7, durante a "XI Jornada de Direito Público e Privado", em Monte Alto/SP. (Clique aqui)

O advogado João R. Sigismondi C. Ribeiro, do AJ Law Advogados, será palestrante do seminário "Novo Código de Processo Civil : Principais impactos para as empresas", no dia 6/8, a partir das 9h, em SP. O advogado abordará questões sobre as tutelas de urgência e evidência no novo Código de Processo Civil, principais alterações em relação ao regime do Código de 1973 e seus impactos no contencioso cível empresarial. (Clique aqui)

Elias Marques Neto, diretor jurídico da Cosan, palestrará no curso "Atualização profissional diante do novo CPC : desafios presentes e futuros, teóricos e práticos", promovido pela AASP. (Clique aqui)

Direito Marítimo e Portuário

A Comissão de Direito Marítimo e Portuário e do Mar da OAB/RJ programa a "II Conferência de Direito Marítimo" para os dias 26 e 27/8, no auditório central da seccional fluminense. O evento promoverá um debate sobre os desafios e as tendências da Navegação e da Logística Portuária no Brasil. (Clique aqui)

Processo seletivo

Quem deseja iniciar uma graduação no segundo semestre de 2015 ainda tem a oportunidade de se matricular nos cursos do IBMEC/MG, mas é preciso se apressar. A instituição está nos últimos dias de inscrição para os processos seletivos. Uma das formas de ingresso que ainda são oferecidas é via resultado da prova do ENEM. A Faculdade também está com inscrições abertas para as novas datas do vestibular até o dia 29/7. Saiba mais. (Clique aqui)

Administração Pública

O CEU-IICS Escola de Direito está com turmas confirmadas para o curso de curta duração "Contratos com Administração Pública". O curso dirige-se a profissionais, mesmo fora do âmbito do Direto, que atuem nas relações jurídicas de que a administração participa, tais como licitações e contratos públicos, com foco na garantia de equilíbrio da relação contratual, na legalidade dos ajustes e nas inovações trazidas pela lei anticorrupção (12.846/13). (Clique aqui)

Contabilidade

Nos dias 27 e 28/7, a ESG Corp promove o curso "Contabilidade para advogados", em SP. (Clique aqui)

Concorra

A FocoFiscal - Cursos e Capacitação oferece uma vaga-cortesia para o curso online "ISS, ICMS ou IPI - O que pagar ? A Guerra da Tributação". (Clique aqui)

Holding familiar

No dia 6/8, a Editora Lex promove o curso "Holding Familiar e o Planejamento Sucessório", em SP. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

A PUC-SP está com inscrições abertas para o curso de especialização com enfoque especial aos impactos do novo CPC, notadamente no âmbito da locação e ações locatícias. Últimas vagas ! (Clique aqui)

Legal English

A Target English, Inglês Instrumental gostaria de convidar os migalheiros para uma palestra com o tema "Legal English – inglês para profissionais da área de Direito". Serão apresentados os seguintes tópicos : Different types of business structures (UK and USA), Common legal terms for Company Law e Common legal terms for e-contracts. A palestra será realizada no dia 11/8, às 19h30, na sede da Escola (rua Piauí, 292, Higienópolis, SP). É preciso confirmar presença até o dia 10/8, pois são poucas vagas. Entre em contato por telefone : (11) 9 5261-5981 ou e-mail (clique aqui).

Registros

No dia 28/7, o Forum Cebefi promove o seminário "Registros de atos societários na Junta Comercial - Sociedade Limitada - Nível Nacional", em SP. (Clique aqui)

Escrituração

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para o workshop "Escrituração Contábil Fiscal (ECF) do Imposto de Renda com base na IN RFB 1.489/14", que acontece dia 31/8, em SP. (Clique aqui)

Especialização

Estão abertas as matrículas para o curso de especialização em "Direito Fiscal", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso ocorrerá às sextas-feiras das 19 às 22h e aos sábados das 8 às 13h, no campus da Gávea e da Barra. (Clique aqui)

Participe

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para os cursos "Desoneração da folha de pagamento - Aspectos legais e práticos" (clique aqui), dia 30/7 ; e "Recebimento fiscal nas empresas - Aquisição, recepção de mercadorias e serviços" (clique aqui), dia 4/8, ambos em SP.

Cortesias

O "Treinamento Básico de Contratos Administrativos" (clique aqui) acontece dia 6/8, em SP ; e o curso "Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte nas Licitações" (clique aqui) acontece dia 19/8, em Campinas/SP. Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ.

Viva

Evento : O premiado com a vaga-cortesia, oferecida pela AASP, para o curso "Negociação e treinamento para advogados : Como maximizar resultados e definir estratégias para audiências", que acontece dia 27/7, em SP, é Eduardo Correia de Almeida. (Clique aqui)

Evento : Dilson José da Franca Junior é o contemplado com a vaga-cortesia, oferecida pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação, para o curso "Bloco K - Em parceria com ABINEE", que acontece dia 27/7, em SP. (Clique aqui)

Eventos : Os vencedores das vagas-cortesia, oferecidas pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação, para os cursos online são :

Aluísio de Freitas Miele – "Formação Básica Fiscal - IPI, ICMS e ISS". (Clique aqui)
Flaviana Honorata - "ISS na Construção Civil".
(Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "Arbitragem e Prescrição" (Atlas – 397p.), de Thiago Marinho Nunes, do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, vai para Gabriela Lotufo Cintra Ferreira, advogada em SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Anadia
BA/Aracatu
BA/Correntina
MA/Santo Amaro do Maranhão
MG/Engenheiro Navarro
MG/Estrela do Indaiá
MG/Santa Rosa da Serra
MG/Tapiraí
PB/Araruna
PE/Cachoeirinha
PE/Parnamirim
PI/Fronteiras
PR/Palmital
SC/Bela Vista do Toldo
SC/Irineópolis
SC/Três Barras

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"New York state acts to mandate $15 minimum pay"

The Washington Post - EUA

"District likely to vote on $15 wage"

Le Monde - França

"Eleveurs: le plan du governement se limite à des mesures d'urgence"

Corriere Della Sera - Itália

"«Con gli scafisti non si tratta»"

Le Figaro - França

"Alpes: des neiges de moins éternelles"

Clarín - Argentina

"Aerolíneas se disculpó por el caos, pero luego canceló 242 vuelos"

El País – Espanha

"El Rey considera "irreconducible" la apuesta de Mas por la secesión"

Público - Portugal

"Serviço antifraude da UE detectou ilegalidades no caso Tecnoforma"

Die Welt - Alemanha

"Juncker: Angst war Basis für Abkommen mit Athen"

The Guardian - Inglaterra

"May vows to transform Britain's police"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo reduz meta fiscal e até permite déficit neste ano"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Nova meta fiscal admite até déficit nas contas deste ano"

O Globo - Rio de Janeiro

"Preços sobem, e inflação já passa de 10% no Rio"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Queda radical"

Correio Braziliense - Brasília

"GDF tira secretário para estancar crise na saúde"

Gazeta do Povo - Paraná

"Governo corta R$ 8,6 bi do orçamento e derruba meta de superávit"

Zero Hora - Porto Alegre

"Governo reduz meta fiscal e corta R$ 8,6 bi do orçamento"

O Povo - Ceará

"Com baixas taxas de vacinação, doenças podem voltar"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Mais arrocho ainda"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D'Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DD&L Advogados Associados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· EGB Advogados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães e Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hasson Sayeg e Novaes Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mateucci Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rodrigo Pimentel Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Alves Mota & Campos advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci & Höfling Sociedade de Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV Direito SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· IOB Concursos
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Aracatu – Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD – Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas