Migalhas  

Quarta, 5 de junho de 2002 / nº 446 / fechamento às 8:23

                                Dia cheio

                                O mercado ontem teve um dia de cão. Veja no Migalhas Cliping que até os jornais especulam sobre as causas do nervosismo no mercado.

                                Perdas

                                Editorial do baiano A Tarde : "O Banco Central resolveu antecipar, aproveitando o fechamento dos mercados, alterações nas regras de funcionamento em fundos de investimento, que estavam programadas para ocorrer apenas em setembro. A manobra desastrada provocou perdas que ainda estão sendo calculadas, mas já se sabe que beiram os 5% em termos de redução dos rendimentos aplicados e mesmo em diminuição do capital, em muitos casos."

                                http://www.atarde.com.br/materia.php3?mes=06&ano=2002&id_subcanal=20&id_materia=602

                                Curralito tupiniquim

                                Artigo de Elio Gaspari, na Folha e n’O Globo, O curral deve ser negociado logo :

                                "Numa surpreendente declaração, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse o seguinte à repórter Míriam Leitão:

                                • Não acredito que alguém vá cometer o erro de querer alongar compulsoriamente a dívida. Certamente, o que se vai fazer é oferecer ao credor uma proposta: quem abrir mão da liquidez por um tempo vai ter uma remuneração maior.

                                Certamente? Se é certo, no sentido de ‘com certeza’, o doutor Armínio deveria começar amanhã de manhã a renegociação da dívida interna brasileira, equivalente a 55% do PIB."
                                http://oglobo.globo.com/colunas/gaspari.htm

                                O caso da intervenção na Previ

                                • A Folha de S. Paulo em editorial dispara que : "Há muito dinheiro e muito interesse em jogo. E o período é de campanha eleitoral."
                                • O Correio Brazilense em elucidativo editorial diz que : "Do ponto de vista legal, o ato de força está correto. Lei existe para ser cumprida. Se estiver errada, há meios de mudá-la. O importante é que o processo seja claro e não deixe a suspeita de que o governo agiu segundo interesses políticos."

                                http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020605/pri_opi_050602_106.htm

                                • O Globo, também em editorial, afirma que : "Existe uma tendência a se politizar qualquer coisa que envolva a Previ, até mesmo decisões rotineiras de investimento. Essa politização é prejudicial à imagem da fundação, gerando desnecessariamente intranqüilidade a seus participantes (e, por reflexo, ao conjunto da previdência complementar). O governo deve ter então todo cuidado nesse episódio da intervenção, para não deixar que a questão se transforme em motivo de disputas político-eleitorais."

                                http://oglobo.globo.com/opiniao/22152095.htm

                                Desaparecimento

                                A Rede Globo comunicou ontem às autoridades e à imprensa o desaparecimento do repórter Tim Lopes, um dos mais premiados da emissora. Ele sumiu domingo enquanto preparava uma reportagem sobre bailes funks nos subúrbios do Rio.

                                • Artigo de Fritz Utzeri no JB de hoje : "(...)o episódio pede reflexão séria sobre as circunstâncias do exercício do jornalismo, em face de novas tecnologias que tornaram possíveis missões antes impensáveis, como o uso de microcâmeras, minigravadores e outros apetrechos mais adequados a 007 do que a repórteres."

                                http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/fritz/2002/06/04/jorcolfri20020604001.html

                                Os males da Argentina

                                Há muito tempo os argentinos sofrem. O JB de 5/6/1892 dizia que : "A epidemia de influenza aumenta em grandes proporções em Buenos Aires. Avalia-se em mais de 15 mil o número de atacados. Entre os personagens políticos conhecidos cita-se Eduardo Wilde, cujo estado inspira sérios cuidados."

                                Verticalização

                                O Senado derrubou ontem, em segundo turno, a verticalização das coligações, liberando quaisquer composições nos estados. O projeto de Emenda Constitucional segue agora para a Câmara dos Deputados, onde precisa ser votada em dois turnos.

                                CPMF

                                O governo conseguiu aprovar no Senado, em primeiro turno, por 59 votos favoráveis e 11 contrários, o texto da emenda que prorroga até 2004 a CPMF. As lideranças governistas derrubaram ainda a referência ao cumprimento do prazo de 90 dias, também chamado de noventena, para a entrada em vigor da cobrança.

                                Inconstitucionalidade

                                Numa manobra @#%$#& a Emenda não voltara à Câmara, mesmo tendo sido modificada pelo Senado. Para fulminar a EC, os escritórios de advocacia já formulam as teses sobre a inconstitucionalidade.

                                Glossário

                                Desde ontem, a página do STF na internet conta com um glossário para facilitar o trabalho. Cada verbete tem uma breve definição precedida da abreviação do processo usada no site.

                                Estando bom para ambas as partes

                                A profissão de jornalista poderá ter nova regulamentação. O projeto de lei apresentado pelo deputado Celso Russomano, prevê a criação da Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB) e propõe alterações no exercício da profissão.

                                Alô

                                A 1a Turma do STJ decidiu manter a alteração no sistema de telefonia do Tac/SP. As modificações foram questionadas por um advogado, que considerou prejudicial ao exercício da profissão a obrigatoriedade de passar pelas telefonistas todas as ligações telefônicas feitas na sala dos advogados do tribunal.

                                Sem equiparação

                                A 5a Turma do TST rejeitou o pedido de um motociclista, que queria ser classificado como bancário. Ele trabalhou no transporte de malotes de uma agência do Bradesco, por dez anos, com jornada diária de onze horas. Se fosse reconhecido como bancário, o motociclista receberia pelas horas excedentes à jornada de seis horas e todos os outros benefícios salariais dessa categoria profissional.

                                Sem debate

                                O SBT programava realizar um debate no próximo domingo entre os presidenciáveis. Mas ficou na intenção. Lula e Serra disseram que não iriam por "problemas de agenda".

                                Consultores estrangeiros com OAB

                                A OAB/SP entregou ontem as três primeiras carteiras de consultores em direito estrangeiro no Estado.

                                Quem não foi quis ir

                                Millôr Fernandes no JB : "Estavam lá. Li nos jornais, e, como tenho fé irrestrita nos jornais, a imprensa é minha lei e minha fé, tenho que acreditar. A cifra oficial diz 400.000. Os organizadores da parada, Marta à frente - tão prafrentex, a Marta! - dizem 600.000. De qualquer forma, mediando, 500.000. É gay de ninguém precisar mais. Fora, claro, os que ficaram em casa - os tímidos, os combalidos, os que continuam no armário, sim, todos os que, por isso ou por aquilo, não se exibem e não se expõem. Marta, a prefeita pra frente, à frente."

                                Simão

                                Macaco Simão na Folha : "E diz que o FHC vai chamar o juiz coreano pra tomar conta das urnas eletrônicas. Fiscalizar a apuração."

                                Manual

                                Para facilitar o trabalho da imprensa, a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude (ABMP) editou o Manual de Imprensa e de Mídia. São comentários ao ECA, os pontos de maior repercussão social.

                                Cursos

                                Cursos de Direito Sanitário do Ministério da Saúde serão desenvolvidos a partir do dia 10.

                                Segura peão

                                Admirado por milhões de adolescentes, o conjunto norueguês A-Ha vai encarar um desafio na curta temporada que fará no Brasil, em agosto. Pela primeira vez o grupo irá ao interior. Canta dia 17 na 47ª Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos. Na capital paulista exibe-se dia 14, e no Rio, dia 17.

                                ____***____

                                Placar Migalhas

                                Hoje

                                Rússia 2 x 0 Tunísia  - 3h30

                                EUA 3 x 2 Portugal  - 6h

                                Alemanha x Irlanda - 8h30

                                Amanhã

                                Dinamarca x Senegal - 3h30

                                Camarões x Arábia Saudita - 6h

                                França x Uruguai - 8h30

                                _______***_________

                                Migalhas Cliping

                                The New York Times – EUA

                                "Sept. 11 Suspect May Be Relative of ’93 Plot Leader"

                                Le Monde – França

                                "Le social s’invite dans la campagne"

                                Corriere Della Sera - Itália

                                "Immigrati, impronte e regole più severe"

                                El País – Espanha

                                "Rajoy anuncia que el Gobierno endurecerá la Ley de Extranjería"

                                Clarín – Argentina

                                "Batlle lloró y pidió perdón a los argentinos"

                                O Estado de S. Paulo - São Paulo

                                "Guerra do BC com mercado faz dólar disparar"

                                Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                                "Especuladores desafiam BC"

                                Folha de S. Paulo - São Paulo

                                "Dólar tem maior alta desde setembro"

                                O Globo - Rio de Janeiro

                                "Senado aprova CPMF sem interrupção da cobrança"

                                O Estado de Minas - Belo Horizonte

                                "Risco-Brasil dispara dólar"

                                O Correio Braziliense - Brasília

                                "Dólar em disparada"

                                Diário Catarinense – Florianópolis

                                "Crise da dívida detonam dólar"

                                Zero Hora - Porto Alegre

                                "CPMF é aprovada no Senado sem a carência de 90 dias"

                                A Tarde - Salvador

                                "Laboratórios pedem aumento de até 486%"

                                O Popular - Goiânia

                                "Cerrado ameaçado de extinção"

                                O Povo - Fortaleza

                                "Acidente mata 3 professores"

                                Jornal do Commercio - Recife

                                "Felipão admite mudanças"

                                O Imparcial – São Luís

                                "Roseana vai explicar desistência em carta aberta aos maranhenses"

                                _________***___________

                                Migalhas   

                                Mais informações, colaborações e sugestões :

                                migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                                 

                                Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                                cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                                 

                                Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

                                (Serviço temporariamente suspenso)

                                 

                                Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                                 

                                Site : www.migalhas.com.br

                                Fontes: Carta Capital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.