Migalhas  

Segunda, 10 de junho de 2002 / nº 449 / fechamento às 7:28

                                          Crime brutal

                                          A polícia do Rio de Janeiro confirmou ontem que o jornalista Tim Lopes, 51, da TV Globo, foi assassinado. O repórter desapareceu há uma semana, quando fazia uma reportagem na favela da Vila Cruzeiro, zona norte da cidade.

                                          Editorial

                                          Editorial do jornal O Globo : "A morte de Tim Lopes transcende a dor da perda de um profissional respeitado, de um amigo e companheiro de trabalho, de um marido, de um pai. Há tragédias que marcam de sangue o calendário de tal forma que se transformam em símbolo."
                                          http://oglobo.globo.com/opiniao/22212577.htm

                                          ‘¿Quién teme a Lula?’

                                          Artigo do jornal espanhol El Pais de ontem : ¿Quién teme a Lula?. Com o subtítulo El eterno andidato del Partido de los Trabajadores suaviza su discurso para optar con garantías a la presidencia de Brasil o jornal diz : "Las encuestas indican, por ahora, que el elegido será Luiz Inácio, Lula, da Silva, candidato del Partido de los Trabajadores (PT), que aspira al cargo por cuarta vez consecutiva. Sus adversarios presentan los fracasos anteriores como el mejor indicio de que Lula, obrero metalúrgico, de 56 años y padre de cinco hijos, genera desconfianza en la mayoría de brasileños. Y le auguran un nuevo revés."

                                          http://www.elpais.es/articulo.html?anchor=elpepiint&xref=20020609elpepiint_6&type=Tes&date=

                                          Terrorismo eleitoral

                                          Estranhamente, tendo em visto o currículo de apoio ao governo, O Estado de S. Paulo veicula hoje uma matéria dizendo que : "Enquanto o presidente FHC faz o discurso do estadista e prega que o momento é de ‘trabalhar para afastar fantasmas’, integrantes do PSDB, seu partido, agem de maneira oposta. Estrategicamente, o coordenador da campanha de Serra à Presidência, Pimenta da Veiga, adotou ontem o discurso do mercado financeiro ao afirmar que ‘há razão para temores’, no cenário de vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva na corrida eleitoral. O tucanato quer convencer o eleitor de que a única opção segura para atravessar as dificuldades presentes e futuras chama-se José Serra."

                                          FGTS

                                          Os trabalhadores que assinaram acordo com o governo para receber as perdas do FGTS, provocadas pelos planos Verão e Collor 1, terão um dinheiro extra no mês de junho. Em pronunciamento feito ontem, o presidente FHC anunciou que o pagamento começa hoje e aproveitou a ocasião para uma breve ‘‘capitalização’’ política. Ele usou a oportunidade para lembrar o povo das conquistas do seu governo.

                                          Barganha

                                          O governo pretende usar o Orçamento como instrumento de barganha para não perder na convenção do PMDB o apoio ao candidato Serra.

                                          Crítica

                                          Editorial do Correio Braziliense criticando : "As verbas orçamentárias não podem ser moeda de troca política. Em um país ainda com graves problemas sociais a serem resolvidos, os recursos públicos não podem ser desperdiçados no atendimento de caprichos e gentilezas entre políticos."

                                          http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020610/pri_opi_100602_60.htm

                                          DataFolha

                                          • Lula 40%
                                          • Serra 21%
                                          • Garotinho 16%
                                          • Ciro 11%

                                          Companheiro Paulinho

                                          Ciro Gomes confirmou ontem no encontro da Frente Trabalhista o nome do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, como candidato a vice em sua chapa.

                                          Subserviência

                                          O jornal Folha de S. Paulo de Sábado trazia reportagem de Clóvis Rossi dizendo que o megainvestidor George Soros avisava que : "o Brasil está condenado a eleger José Serra ou a mergulhar no caos, assim que um eventual governo Luiz Inácio Lula da Silva se instalar." Segundo a matéria o investidor teria comparado os Estados Unidos de hoje à antiga Roma imperial. "Na Roma antiga, só votavam os romanos. No capitalismo global moderno, só votam os americanos, os brasileiros não votam", disse Soros.

                                          CPMF

                                          O Senado poderá votar a proposta de emenda que prorroga a CPMF, sem a noventena, na quarta-feira.

                                          Auxílio-acidente

                                          O auxílio-acidente não integra o salário de contribuição, para fins de cálculo do salário benefício da aposentadoria, pois se caracteriza como benefício autônomo e vitalício. Com esse entendimento a 5a Turma do STJ deu provimento ao recurso interposto por um segurado visando a obtenção do auxílio-acidente cumulado aos proventos da aposentadoria previdenciária especial, embora ele não tenha voltado a trabalhar.

                                          Projeto

                                          A divulgação da imagem de menor infrator pela imprensa, em casos de crimes contra a vida, poderá ser liberada. O Projeto de Lei 6805/02, apresentado pelo deputado Eni Voltolini prevê mudança no artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

                                          Intervenção de terceiros

                                          A denunciação da lide nos termos do Art. 70, III, do CPC poderá ser negado pelos juízes para favorecer uma rápida resolução em uma ação de indenização, principalmente quando o autor for consumidor. A decisão da 1a Câmara do 1º Tac/SP, que não permite a inclusão no processo da verdadeira empresa que extraviou um cartão de crédito, tornando apenas a administradora de cartão responsável em indenizar o cliente.

                                          Divergências

                                          Editorial do Estadão, Divergências na cúpula do judiciário : "Certamente, tanto o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Mello, quanto o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, pretendem que o Poder Judiciário brasileiro possa se livrar de sua pior doença crônica, que é a morosidade. Mas os dois magistrados têm visões distintas e vêem caminhos diferentes, para a solução desse magno problema - conforme consta de reportagem da Gazeta Mercantil."

                                          http://www.estado.estadao.com.br/editorias/02/06/10/editoriais002.html

                                          Greve

                                          Funcionários da USP, Unesp e Unicamp começam hoje uma greve por tempo indeterminado.

                                          Compromissos importantes

                                          Depois de ter ido na parada gay, a prefeita paulistana, Marta Suplicy, vai se reunir hoje com o presidente FHC, para pedir ao presidente mais recursos para o combate às enchentes na capital.

                                          De tonelada

                                          A polícia de São José dos Campos realizou ontem uma apreensão de drogas. Foram encontrados 1,5 tonelada de maconha.

                                          Encontro

                                          Começou ontem em Campinas a 30ª edição do Encontro Brasileiro das Faculdades de Direito. O evento deste ano, que conta com a participação de mais de 100 diretores de faculdades de direito de todo o país, debaterá um tema que está na ordem do dia da comunidade jurídica: o novo parecer do MEC que, na prática, flexibiliza uma série de exigências para a criação de cursos jurídicos.

                                          Seminário

                                          O Instituto Pensarte promoverá nos dias 12 e 13/6 o Seminário Internacional Sobre os Novos Tratados da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e Tecnologia Digital. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3819-3379 ou no site http://culturaemercado.terra.com.br/seminario

                                          Copa do Mundo

                                          Amanhã começa a última rodada da primeira fase da Copa. Os jogos de um mesmo grupo serão no mesmo horário. Hoje joga Portugal (v. Placar Migalhas). A Seleção portuguesa vem de uma derrota para os EUA. Agora eles prometem uma nova tática; vão jogar no esquema padaria : atacar em bolo e defender em massa.

                                          ____***____

                                          Placar Migalhas

                                          Hoje

                                                • Coréia do Sul 1 x 1 EUA - 3h30
                                                • Tunísia 1 x 1 Bélgica - 6h
                                                • Portugal x Polônia - 8h30

                                                Amanhã

                                                • Grupo A
                                                • Dinamarca x França 3h30
                                                • Senegal x Uruguai 3h30
                                                • Grupo E
                                                • Camarões x Alemanha 8h30
                                                • Arábia Saudita x Irlanda 8h30

                                                Já classificados

                                                • Espanha
                                                • Brasil

                                                Já eliminados

                                                • Arábia Saudita
                                                • Nigéria
                                                • China
                                                • Eslovênia

                                                _______***_________

                                                Migalhas Cliping

                                                The New York Times – EUA

                                                "Israel Surrounds Arafat Compound ins Predawn Raid"

                                                Le Monde – França

                                                "Le vote d’une France qui doute" (9/6/02)

                                                Corriere Della Sera - Itália

                                                "Chirac vince ancora, crolla Le pen"

                                                El País – Espanha

                                                "La derecha de Chirac logra una rotunda victoria en las legislativas"

                                                Público - Portugal

                                                "Direita francesa prepara-se para a maioria absoluta"

                                                Clarín – Argentina

                                                "Aimar, titular contra Suecia"

                                                O Estado de S. Paulo - São Paulo

                                                "Congresso vai exigir retirada dos cortes feitos no Orçamento"

                                                Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                                                "Sindicalista é vice de Ciro Gomes"

                                                Folha de S. Paulo - São Paulo

                                                "Pobreza atinge 51% dos argentinos"

                                                O Globo - Rio de Janeiro

                                                "Tráfico julgou, torturou e executou Tim Lopes"

                                                O Estado de Minas - Belo Horizonte

                                                "Copa 2002 – Adversários levam Seleção às oitavas"

                                                O Correio Braziliense - Brasília

                                                "Força Sindical dá o vice a Ciro e entra na campanha"

                                                Diário Catarinense – Florianópolis

                                                "Felipão está de olho no Grupo H"

                                                Zero Hora - Porto Alegre

                                                "FH anuncia que correção do FGTS será antecipada"

                                                A Tarde - Salvador

                                                "Vitória empata e elimina o Bahia"

                                                O Popular - Goiânia

                                                "Goiano pede mais comida por quilo"

                                                Diário de Cuiabá - Cuiabá

                                                "Incêndios fazem duas vítimas"

                                                O Povo - Fortaleza

                                                "Crime Organizado – Confirmada morte de jornalista"

                                                Jornal do Commercio - Recife

                                                "Nova onda de desabrigados"

                                                O Imparcial – São Luís

                                                "Para cumprir tabela"

                                                _________***___________

                                                Migalhas   

                                                Mais informações, colaborações e sugestões :

                                                migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                                                 

                                                Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                                                cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                                                 

                                                Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

                                                (Serviço temporariamente suspenso)

                                                 

                                                Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                                                 

                                                Site : www.migalhas.com.br

                                                Fontes: Carta Capital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de São Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.