Segunda-feira, 6 de janeiro de 2020 - Migalhas nº 4.763.
Fechamento às 9h10.

"Um cavaleiro sem lança perde o jeito."

Monteiro Lobato

Oriente Médio

Trump afirmou que as tropas americanas só vão sair do Iraque se Bagdá pagar pela base aérea construída pelos EUA no país. A resposta foi uma reação após o Parlamento iraquiano aprovar uma resolução pela saída e encerramento das atividades de tropas estrangeiras no país.

Cenário

Neste mês acontece mais um Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Com os últimos acontecimentos, a edição de 2020 promete. (Clique aqui)

Aumento de despesas

MP 918/20 cria cargos de confiança na Polícia Federal. (Clique aqui)

Juiz das garantias

Durante a primeira reunião do grupo de trabalho para definir a aplicação da lei 13.964/19 – pacote anticrime – Toffoli esclareceu alguns pontos sobre o juiz das garantias: "não é a única mudança da lei e não estabelece um juiz que vai proteger o criminoso, mas que será rígido para acompanhar a investigação". (Clique aqui)

Violação de prerrogativas

Entrou em vigor na última sexta-feira a lei de abuso de autoridade, que criminaliza diversas condutas, entre elas a violação dos direitos ou prerrogativas de advogados. O advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, fala da longa senda até que a conduta fosse, enfim, criminalizada. (Clique aqui)

Plantão judicial

Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins determina que demandas durante plantão do TRF-1 sejam respondidas em tempo hábil. Pedido de providências da OAB/DF refere-se a reclamações de que a presidência do TRF-1 não atendia os advogados e que alguns casos estão demorando demais para ser apreciados. (Clique aqui)

Dispensa deselegante?

Universidade indenizará professor que teve dispensa comunicada por telegrama. Por maioria, a 7ª turma do TST entendeu que a forma de dispensa do empregado que laborou por 32 anos na instituição, "com excelente reputação na empresa e sem qualquer falta ou advertência", não foi apenas deselegante, mas foi despótica, extrapolando os limites de tolerância de qualquer ser humano. (Clique aqui)

ADPF – Abate de animais

Partido Republicano da Ordem Social ajuíza ADPF no Supremo para impedir que dispositivos da lei de crimes ambientais e de decreto sejam interpretados de forma a autorizar o abate de animais apreendidos. Segundo o partido, a Administração Pública tem recorrido ao sacrifício dos animais "sem maiores constrangimentos, falhando fatalmente na proteção que, nos termos da Constituição, deveria exercer". (Clique aqui)

Inadimplência

Ministro Toffoli determinou a imediata retirada dos Estados de MG e RN dos registros de inadimplência Cauc, Cadin e Siafi. Para o presidente do STF, a inclusão nos cadastros restritivos de créditos da União traz prejuízo aos entes federativos e coloca em risco a continuidade de políticas públicas implementadas por meio do repasse de verbas Federais aos dois Estados. (Clique aqui)

Recuperação judicial

TJ/PR decide manter o plano de recuperação judicial do Grupo Seara. A próxima fase do plano é a constituição das Unidades Produtivas Isoladas para posterior leilão. O valor total da recuperação é de aproximadamente R$ 2,3 bi. A recuperação é conduzida pelo escritório A Santos Advogados Associados. (Clique aqui)

Negócios

A Natura anunciou a conclusão da compra da Avon. A rival norte-americana de 130 anos foi avaliada em cerca de R$ 2 bi.

IPO

A CEF prepara para abril a abertura de capital da Caixa Seguridade, divisão de seguros do banco.

Cafeína

A 5ª turma do STJ manteve condenação de um homem à pena de oito anos e dois meses de prisão, em regime fechado, após ele ter sido flagrado com quase 20kg de cafeína em pó em São Paulo. O colegiado ressaltou que a cafeína é matéria-prima comumente utilizada para aumentar a quantidade e o volume de entorpecentes e, quando utilizada para este fim, pode ser considerada para a caracterização do delito de tráfico de drogas. (Clique aqui)

Prisão mantida

​Myra de Oliveira Athayde, advogada e namorada de Dario Messer, conhecido como "o doleiro dos doleiros", teve o pedido de revogação da prisão preventiva negado na última sexta-feira pelo ministro João Otávio de Noronha. Ela está presa desde 19/11 em decorrência de desdobramentos da operação Patrón, na qual se investiga seu envolvimento no auxílio à fuga de Messer e nos atos de dissimulação de capital atribuídos a ele.

Migas

1 - STF invalida lei de RO que alterou atribuições do MP estadual. (Clique aqui)

2 - PGR - Aras defende competência da JT para questões relacionadas a direito sindical. (Clique aqui)

3 - TJ/SP - Funcionário de asilo é condenado após abandonar idosos. (Clique aqui)

4 - TJ/RS – Tribunal oferece atendimento prioritário para idosos em espaço especializado. (Clique aqui)

5 - Câmara – PL estabelece efeito retroativo para divórcio, separação e filiação. (Clique aqui)

6 - Câmara - Proposta admite parceria do governo com empresas para a construção de presídios. (Clique aqui)

7 - Câmara - PL isenta vítima de violência doméstica de pagar IPI ao comprar carro. (Clique aqui)

8 - Câmara - Projeto aumenta quórum de decisão do STF sobre constitucionalidade. (Clique aqui)


Apoiadores Migalhas

Em 2020, veja e seja visto na maior vitrine do mundo jurídico!

Clique aqui.


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


Agradecimento

Migalhas agradece os mimos enviados a esta redação pelos escritórios Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados e D'Urso e Borges Advogados Associados.

Baú migalheiro

Há 133 anos, no dia 6 de janeiro de 1907, nascia Edi Dias da Cruz, conhecido por seu nome literário Marques Rebelo. Ao longo de sua vida, Rebelo foi jornalista, contista, cronista, novelista e romancista. Sua dedicação à escrita lhe rendeu a posição de segundo ocupante da cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras. Dentre seus escritos, destacam-se "Oscarina", "A estrela sobe" e "Três caminhos". Marques Rebelo faleceu em 26 de agosto de 1973 no Rio de Janeiro. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas


Sorteio

A obra "A Constituição Cidadã e o Direito Tributário" (Fórum – 508p.), coordenada por Saul Tourinho Leal (Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia) e Eduardo Lourenço Gregório Júnior, é uma homenagem de juristas dedicados ao Direito Tributário ao ministro Carlos Ayres Britto. Participe e concorra ao exemplar autografado pelo homenageado. (Clique aqui)

Liberdade Econômica

O curso de extensão "Direitos da Liberdade Econômica Aplicado", da PUC-SP, destina-se a magistrados, membros do MP, advogados, profissionais do Direito em geral, bacharéis e graduandos, além de contadores, economistas, administradores de empresa, empreendedores e outras atividades correlatas. Inscreva-se. (Clique aqui)

Migalhíssima

De 6 a 10/7, acontece o "Curso de Especialização em Mediação", na Universidade de Salamanca/Espanha, com coordenação de Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados. Inscrições, clique aqui.

Holding Imobiliária

Sodepe Brasil realiza o curso "Holding Imobiliária – Gestão e Proteção na Adm. de Imóveis", dia 23/1, em SP. Participe e concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Tributação

Em SP, dia 28/1, o Forum Cebefi realiza o curso "Tributação e Aspectos Legais Aplicáveis aos Provedores de Internet". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Controladoria jurídica

A Radar - Gestão para Advogados está com inscrições abertas para o "Curso Básico de Controladoria Jurídica – 46ª edição", dia 11/2, das 19 às 22h. Neste curso você aprende o que é a controladoria jurídica, suas principais funções, vantagens e como implantá-la. Além disso, você tem informações a respeito do perfil do Controller Jurídico e como selecioná-lo. Duplique a sua produtividade e ganhe muito mais segurança, qualidade e agilidade na gestão de serviços do seu escritório ou departamento jurídico. Acesse. (Clique aqui)

Ganhador

Sorteio de obra: A obra "Sigilo Bancário" (Almedina - 198p.), escrita por Andréa Oliveira Silva Luz, vai para Amanda Cristina Barbosa, advogada em Itararé/SP. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas



Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

Anhumas/SP
Conde/BA
São Tomás de Aquino/MG

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

Veja
"20 brasileiros de 20 anos que têm tudo para se destacar na próxima década"

Época
"Ilusões de férias"

The New York Times - EUA
"Standoff builds as Iran drops nuclear limits"

The Washington Post - EUA
"Iran to suspend commitments to ’15 nuclear deal"

Le Monde - França
"L'Iran promet des représailles contre les Etats-Unis"

Corriere Della Sera - Itália
"L'Iran lascia gli accordi sul nucleare"

Le Figaro - França
"Retraites: le gouvernement em quête de compromis"

Clarín - Argentina
"Outro golpe de Maduro dejó a la oposición afuera del Parlamento"

El País – Espanha
"Sánchez encara la votación decisiva con una mayoría mínima"

Público - Portugal
"Preço da gasolina e gasóleo sobe por causa do biocombustível"

Die Welt - Alemanha
"Nach Drohnenattacke: Irak fordert Abzug der US-Truppen"

The Guardian - Inglaterra
"Pressure grows on Trump to justify Suleimani killing"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Iraque exige saída de tropa dos EUA; Irã deixa acordo nuclear"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Irã deixa acordo nuclear; Iraque pode expulsar EUA"

O Globo - Rio de Janeiro
"Construção civil deve crescer 3% e criar 150 mil vagas este ano"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Gasolina inaugura desafios do governo em 2020"

Correio Braziliense - Brasília
"Irã sai de acordo e pode produzir armas nucleares"

Zero Hora - Porto Alegre
"Tensão no Oriente Médio desafia ainda mais a economia brasileira"

O Povo - Ceará
"Arrecadação cresce 7,66% no Ceará em 2019"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Irã reage e ameaça romper acordo nuclear"

-