Migalhas  

Sexta, 19 de julho de 2002 / nº 478 / fechamento às 7:52

                                                  Notícia do dia – v. Migalhas Cliping

                                                  O FMI decidiu enviar sua vice-diretora-gerente, Anne Krueger, ao Brasil no final da próxima semana. Essa medida acalmou, ontem, o mercado.

                                                  Sim senhor

                                                  Veja a manchete do jornal O Globo e descubra quem é que manda aqui.

                                                  Explicando a onda Ciro

                                                  Eliane Cantanhêde na Folha de S. Paulo explica a subida de Ciro dizendo que ele : "está cativando um eleitorado "volátil", que perdera Roseana, não se encantara com Garotinho e estava por aí, esperando para ver em quem confiar e apostar. Foi justamente quando surgiu Ciro, com seus 112 minutos de exposição na TV. Ciro tem "recall" da eleição de 98, é bom de vídeo e agora conta com três partidos e a Patrícia Pillar. Não é pouco."

                                                  Denúncia

                                                  O MPF denuncia hoje à Justiça a ex-governadora Roseana, o seu marido, Jorge Murad, e o ex-senador Jader Barbalho por formação de quadrilha, estelionato e peculato. Jader será denunciado ainda por lavagem de dinheiro, e Murad também será enquadrado em falsificação de documentos

                                                  Fechando as cortinas

                                                  José Sarney demonstrando ainda um compreensível ranço paternal, diz em artigo, na Folha de S. Paulo, que "O presidente Fernando Henrique acabou cedo o mandato. As dificuldades orçamentárias e as metas fiscais impostas pelo FMI determinaram a paralisação da administração pública. A eleição fez o resto. O governo vive de saraus oratórios no Planalto, lançando programas."

                                                  Artigo

                                                  Artigo do professor da UNB, Octaciano Nogueira, no Correio Braziliense, criticando, tardiamente, o juízes do TSE pela verticalização das coligações eleitorais. "O mal que fizeram à cultura cívica do país é incontestável, mas felizmente não é irreparável. Se eles mesmos não corrigirem o seu erro, circunscrevendo suas decisões ao que é material e não bacharelescamente controverso, correm o risco de ter contribuído, mais uma vez, para caracterizar a diferença que, no Brasil, como no Portugal de Eça, separa o país entre ‘‘futricas’’ e bacharéis. Os últimos destinados a mandar. Os primeiros condenados a sempre obedecer por mais absurdas que sejam as regras que lhes sejam impostas."

                                                  Por enquanto, sem resultado

                                                  Depois da longa greve, os funcionários da Justiça Federal ainda não viram um centavo do aumento que receberam mês passado, com a aprovação do Plano de Carreira do Judiciário. O problema é que o Congresso aprovou o plano, mas não disse de onde tiraria o dinheiro. São necessários cerca de R$ 500 milhões este ano.

                                                  CSN 1

                                                  Fundo de pensão da Vale do Rio Doce, o Valia entrará na Justiça pedindo a anulação da compra da Metalic, fábrica de latas de aço de Benjamin Steinbruch, para a CSN, da qual o mesmo Steinbruch é sócio majoritário.

                                                  CSN 2

                                                  Janio de Freitas mostra em sua coluna diária que a "A privatização da CSN, pólo gerador da industrialização brasileira, já foi um passo temerário, para dele dizer o menos. A desnacionalização e, portanto, a entrega do seu controle a interesses estrangeiros, em meio à guerra do aço pelo mundo afora, talvez não tarde a mostrar a sua face deletéria."

                                                  MP 38

                                                  O jornal Valor Econômico avisa que o prazo para adesão à MP 38, editada pelo Governo Federal em maio para conceder isenção de juros e multa a pessoas jurídicas que desistirem em caráter irrevogável de todas as ações judiciais que discutam tributos, termina no próximo dia 31. Segundo o valoroso jornal ainda não há consenso sobre a vantagem da medida.

                                                  • "A adesão é o caminho mais apropriado. O imposto sobre o lucro apurado naquele ano já foi pago, mesmo que as empresas tenham contrariado a Lei 8.200, que permitiu a aplicação do IPC na correção dos balanços em lugar do BTN-F daquele ano" Edison Carlos Fernandes - escritório Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados

                                                  • "A MP não permite a adesão de empresas cujas ações já estão em fase em execução" Claus Nogueira - escritório Pinheiro Neto Advogados
                                                  • "Quem desistir das ações não poderá retomá-las depois" Gabriel Troianelli - escritório Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados

                                                  Fora da conta

                                                  A 4a Turma do STJ decidiu que o crédito trabalhista anterior à separação não entra no cálculo da pensão alimentícia.

                                                  Direitos limitados

                                                  O secretário da Administração Penitenciária de SP decidiu disciplinar as visitas dos advogados a seus clientes. A medida foi publicada no DOE de ontem.

                                                  • "Vamos Entrar com MS para cassar essa resolução na Justiça paulista" José Luís de Oliveira Lima - presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP

                                                  Editorial da Folha de S. Paulo de hoje

                                                  "entre os problemas da democracia conta-se sua vulnerabilidade a teses populistas. E períodos eleitorais, como o atual, são aqueles em que essas idéias mais prosperam. É o que se dá, por exemplo, com o problema da segurança. Para tentar abocanhar votos nesse filão, vários candidatos sugerem mudanças na legislação. O arco de propostas é amplo. Pode incluir pena de morte, prisão perpétua, redução da maioridade penal e aumento das penas. (...)

                                                  "A lógica de talião só pode levar a situações como a do Irã, que acaba de condenar um estuprador a pena singular: ser enfiado num saco e atirado de um penhasco; na hipótese de sobreviver, será enforcado. Será esse o Direito a que almejamos?"

                                                  Causídicos x Brindeiro

                                                  A OAB estuda apresentar ao Senado representação por crime de responsabilidade contra o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, por sua decisão de não levar adiante a proposta de intervenção federal no ES. A sugestão foi feita ontem pelo ex-presidente da entidade Marcelo Lavenère.

                                                  Campanha

                                                  A OAB/SP lança hoje sua campanha contra a corrupção eleitoral, com o lema "Voto não tem preço, tem conseqüências". Denúncias poderão ser feitas pelo telefone (11) 3116-1090.

                                                  Raízes

                                                  FHC homenageou ontem os 100 anos de nascimento do historiador Sérgio Buarque de Holanda, morto em 1982, aos 79 anos. Em solenidade no Itamaraty, ele não economizou elogios ao falar do ex-mestre.

                                                  Crítica

                                                  Local do último Baile do Império, a Ilha Fiscal tem sido palco para algumas festas privadas. Hoje, no JB, falando sobre tais festas, uma leitora retrata o pensamento deste informativo. Para a leitora do matutino carioca : ''Algo não combina entre festas faraônicas particulares e a Ilha Fiscal. Ela é patrimônio histórico, propriedade da Marinha do Brasil. Talvez merecesse ser mais protegida, mais selecionado o seu uso, mais respeitada pelo seu valor histórico. Posso estar errada, mas esses itens não poderiam e não deveriam ser ‘comprados’ ou ‘alugados’ para demonstrações de riqueza explícita, nada vinculada com o espírito e o sentido da Ilha Fiscal.''

                                                  _______***_______

                                                  Migalhas Cliping

                                                  The New York Times – EUA

                                                  "Shift at AOL Puts Time Warner at Helm"

                                                  Le Monde – Paris

                                                  "Pourquoi le capitalisme est malade"

                                                  Corriere Della Sera - Itália

                                                  "Roma, profanate le tombe ebraiche"

                                                  El País – Espanha

                                                  "La Comisión Europea y Francia apremian a España a desalojar Perejil"

                                                  Público - Portugal

                                                  "Governo não recua na desmatação do Alqueva"

                                                  Clarín – Argentina

                                                  "Subas de hasta 10% en luz, gas, agua y teléfono"

                                                  O Estado de S. Paulo - São Paulo

                                                  "Chefe do FMI anuncia visita ao País; dólar cai a R$ 2,851"

                                                  Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                                                  "Visita do FMI baixa o dólar"

                                                  Folha de S. Paulo - São Paulo

                                                  "Déficit da Previdência sobe 57% no 1º semestre"

                                                  O Globo - Rio de Janeiro

                                                  "Candidatos serão chamados a assinar compromisso com FMI"

                                                  O Estado de Minas - Belo Horizonte

                                                  "Visita do FMI acalma mercado"

                                                  O Correio Braziliense - Brasília

                                                  "Mulher forte do FMI derruba dólar, juros, risco Brasil,..."

                                                  Diário Catarinense – Florianópolis

                                                  "Visita do FMI ajuda a baixar o dólar"

                                                  Zero Hora - Porto Alegre

                                                  "Visita de diretora do FMI alimenta expectativa para acordo de transição"

                                                  O Popular - Goiânia

                                                  "Transporte alternativo – Guerra no trânsito"

                                                  Diário de Cuiabá - Cuiabá

                                                  "Carteira de identidade está isenta de taxas"

                                                  O Povo - Fortaleza

                                                  "Reviravolta – Servidor receberá reajuste em julho"

                                                  Jornal do Commercio - Recife

                                                  "Problema das Kombis agora é com Recife"

                                                  O Imparcial – São Luís

                                                  "Vítima do descaso"

                                                  ________***___________

                                                  Migalhas   

                                                  Mais informações, colaborações e sugestões :

                                                  migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                                                   

                                                  Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                                                  cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                                                   

                                                  Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

                                                  (Serviço temporariamente suspenso)

                                                   

                                                  Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                                                   

                                                  Site : www.migalhas.com.br

                                                  Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.