Migalhas  

Terça, 3 de setembro de 2002 / nº 510 / fechamento às 4:58

                                "A mais fácil de todas as armas na luta política, entre contendores apaixonados, é o sarcasmo; mas essa espécie de esgrima, que pode revelar preciosos tesouros de espírito, torna-se, convertida em meio regular de discussão, uma grave origem de incapacidade para o exame dos problemas constitucionais."

                                Rui Barbosa

                                De.bate-boca

                                Prevaleceu o bate-boca. Os quatro principais candidatos à Presidência da República deixaram em segundo plano suas propostas de governo e trocaram farpas durante o debate ontem na TV Record. A acirrada disputa já apontada pelas pesquisas de intenção de votos entre os candidatos Serra e Ciro foi intensificada durante o encontro.

                                "Serra faz campanha sórdida" Ciro

                                "O que você disse foi mentira" Serra para Ciro

                                "Como o senhor vai criar 8 milhões de empregos? O Fernando Henrique não criou por quê? É incompetente ou não foi prioridade?.. Ainda faltam quatro meses para terminar o governo do qual Serra faz parte. Não faça essa covardia. Se o senhor tem a fórmula, dê para o FHC. Não vamos iludir. Quem vai governar não é a Elba Ramalho, nem Chitãozinho e Xororó. É ele (Serra), que enrolou você por oito anos." Garotinho para Serra

                                "O povo mais uma vez foi ludibriado. Atendeu ao apelo (de poupar energia elétrica), economizou e está pagando o pato pelo que não consumiu. É uma vergonha." Lula

                                Direitos de resposta

                                Ciro e Serra disputaram até mesmo os direitos de resposta. A troca de acusações entre os dois levou o jornalista Boris Casoy, atônito, a um impasse. O mediador, todo atrapalhado, chegou a pedir que Serra e Ciro não mais se agredissem para não ter de conceder direito de resposta e, indiretamente, prejudicar Lula e Garotinho. "Isso, é (foi) uma vergonha !"

                                Vox Populi

                                • Lula 36% (34)
                                • Ciro 20% (25)
                                • Serra 19% (15)
                                • Garotinho 9% (8)

                                Estadão x Ciro

                                O Estado de S. Paulo, já serrista confesso, diz que "Não fosse tão influente o "fator pessoal" dos candidatos, o grande desafeto de Serra nesta fase da campanha talvez não se visse compelido a recorrer à própria mulher, a atriz Patrícia Pilar, para que - valendo-se da empatia que a sua imagem provoca, ainda mais por ela não ter ocultado a sua doença - avalizasse "o verdadeiro" Ciro Gomes: "Honesto, amigo, competente e solidário", que não tem "pavio curto" e diz coisas que não devem ser levadas ao pé da letra porque seriam "força de expressão". Haja força de expressão: numa entrevista, logo no dia seguinte à entrada em cena de Patrícia, Ciro deu uma resposta chocante a uma pergunta sobre qual seria o papel dela ao seu lado. Ao perceber o constrangimento dos presentes, Patrícia incluída, apressou-se a dizer que estava "brincando"."

                                Em busca dos votos dos ministros

                                Três decisões do TSE beneficiaram Serra em representações contra Ciro em cinco dias. Desde quinta-feira, os advogados tucanos conseguiram que os ministros do TSE concedessem um direito de resposta, suspendessem uma decisão contra o programa do candidato governista e tirassem do ar um trecho da propaganda de Ciro.

                                Serra 3 x 0 Ciro

                                No começo da noite de ontem, o ministro substituto Peçanha Martins concedeu liminar a Serra que retira do ar um trecho do programa do candidato do PPS. A propaganda de Ciro mostrou cenas de Serra e FHC prometendo a criação de empregos. Depois das imagens, foi exibida a entrevista de um desempregado que dizia: ‘‘Não adianta nada falar agora que é segunda-feira, que o negócio é azul e não sei o que. É tudo mentira’’. Em seguida, o locutor disse: ‘‘Se não fizeram em oito anos, por que vão fazer agora?’’.

                                MP nº 66

                                Ontem, a Folha de S. Paulo dizia que a edição da MP sobre a não cumulatividade da contribuição ao PIS/PASEP não produziu reforma alguma. Dizia ainda que era mais um retalho na colcha. Contrariando a Folha, o Estadão diz hoje em editorial que "Foi muito mais ambiciosa do que se esperava a minirreforma tributária iniciada com a Medida Provisória n.º 66."

                                Juizados Especiais – 24 salários mínimos

                                O presidente do STF, ministro Marco Aurélio, no exercício da presidência da República, afirmou, ontem, que será um retrocesso a aprovação do projeto de lei que reduz de 40 para 24 salários mínimos o valor das causas nos Juizados Especiais. O projeto já foi votado no Senado e encontra-se na Câmara.

                                Setor energético

                                Lurdete Ertel no Zero Hora diz que "Decisões judiciais começam a alterar o panorama energético brasileiro. Na última sexta-feira, a 1ª vara de Brasília deu parecer favorável à AES Sul – distribuidora gaúcha de energia – no processo contra resolução da Aneel que alterava as regras de contabilização do Mercado Atacadista de Energia (MAE)." Segundo a jornalista, "a Aneel terá que ordenar ao MAE o pagamento integral, para a distribuidora, de R$ 373 milhões referentes à operação de compra e venda de energia da Quota Parte de Itaipu. Este valor estava em juízo desde março, quando foi alterada, de forma retroativa, a regra de mercado vigente."

                                Exame da OAB

                                O resultado da primeira fase do exame da OAB/MT foi parar na manchete do jornal Diário de Cuiabá (v. Migalhas Clipping). No exame, houve um recorde de reprovações. Apenas 12,65% foram aprovados. Veja abaixo a declaração do líder dos causídicos mato-grossenses, também leitor de Migalhas.

                                • "Com certeza é um dado muito preocupante, que atesta mais uma vez a baixa qualidade do ensino jurídico no Estado. Esta é uma questão que debatemos todos os anos e que não se resolve" Ussiel Tavares – presidente da OAB/MT

                                Suspeitos (?)

                                Hélio Bicudo no Correio Braziliense de hoje critica a forma de composição dos TREs. Segundo ele, nos TREs "preponderam os juízes e juristas locais, circunstância que, em mais de um exemplo, tem comprometido a lisura nas decisões adotadas nos pleitos eleitorais, sejam de nível federal, estadual ou municipal."

                                Revista Eletrônica da Jurisprudência do STJ

                                O presidente do STJ, ministro Nilson Naves, e o diretor da Revista do STJ, ministro Fontes de Alencar, lançaram ontem a "Revista Eletrônica da Jurisprudência do STJ".

                                Reforma trabalhista

                                Artigo de Almir Pazzianotto no Estadão de hoje fala sobre a reforma trabalhista.

                                Capital

                                Hoje, a cidade maravilhosa mata um pouco da saudade dos tempos em que era a Côrte. O presidente em exercício, Marco Aurélio de Mello, com uma agenda cheia de compromissos (festas), preferiu ficar no Rio de Janeiro. Alguns ironizam dizendo que ele despachará no Catete, depois de tomar um chá na confeitaria Colombo.

                                ‘Vai Ilmar, vai’

                                O Estadão de hoje diz que FHC quer mesmo nomear mais um ministro para o STF. Segundo o jornal, FHC estuda oferecer ao ministro Ilmar Galvão, que completará 70 anos em maio, o cargo de embaixador brasileiro em Timor Leste. Galvão anteciparia sua aposentadoria compulsória em alguns meses abrindo, desta forma, uma vaga no STF. Para o seu lugar, o presidente quer nomear o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.

                                Migalhas dos leitores

                                "Respondendo à dúvida de Migalhas sobre a data em que o rinoceronte Cacareco foi consagrado nas urnas  (Migalhas nº509 - 2/9/02 - Cacareco), esclareço que, na verdade, Cacareco foi votado para vereador da capital paulista nas eleições de 3/10/1959. E, naquele pleito, teve cerca de cem mil votos." Luiz Eduardo Alves de Siqueira - Editora Revista dos Tribunais

                                __________***__________

                                Migalhas

                                A contar desta primavera, Migalhas prepara muitas novidades. Para a concretização das inovações, algumas das mais conceituadas bancas brasileiras já formalizaram junto à Redação seu apoio cultural, dentre as quais :

                                • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
                                • Pinheiro Neto Advogados
                                • Amaro, Stuber e Advogados Associados
                                • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados

                                Outras bancas e empresas já estão concluindo o apoio ao Migalhas. Assim que forem sendo ultimadas as novas parcerias, os apoios serão divulgados.

                                Seja também um apoiador de Migalhas! Saiba como, e quais são as vantagens :

                                ___________***___________

                                    Migalhas Clipping

                                    The New York Times – EUA

                                    "Commanders Want Elite Units Freed From Qaeda Hunt"

                                    Le Monde – Paris

                                    "Le débat budgétaire chahute la rentrée scolaire"

                                    Corriere Della Sera - Itália

                                    "Peggiorano i conti pubblici"

                                    El País – Espanha

                                    "Chirac y Blair impulsan un plan de inversiones para los países pobres"

                                    Público - Portugal

                                    "Gestores da banca pública recebem pensões douradas"

                                    Clarín – Argentina

                                    "Nueva opción para depósitos reprogramados"

                                    O Estado de S. Paulo - São Paulo

                                    "Governo estuda a redução de mais R$ 1,5 bi nas despesas"

                                    Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                                    "Serra e Ciro trocam insultos na TV"

                                    Folha de S. Paulo - São Paulo

                                    "Orçamento de 2003 corta gasto social"

                                    O Globo - Rio de Janeiro

                                    "Serra e Ciro sobem tom das acusações em debate"

                                    Correio Braziliense - Brasília

                                    "Lula aumenta a vantagem em relação a Serra e Ciro"

                                    Diário Catarinense – Florianópolis

                                    "Suinocultor apela em Brasília"

                                    Zero Hora - Porto Alegre

                                    "Superávit no comércio exterior em agosto é o maior em 12 anos"

                                    Diário de Cuiabá - Cuiabá

                                    "Reprovação em exame da OAB bate recorde"

                                    O Povo – Fortaleza

                                    "Baixo nível – Ciro e Serra batem boca"

                                    Jornal do Commercio - Recife

                                    "Presidenciáveis ‘lavam a roupa suja’ em debate"

                                    O Imparcial – São Luís

                                    "Monteiro aposta tudo em Lula"

                                    _________________**_________________

                                    Migalhas   

                                    Mais informações, colaborações e sugestões :

                                    migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                                     

                                    Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                                    cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                                     

                                    Alguma migalha na íntegra ou notícias sobre temas atuais :

                                    (Serviço temporariamente suspenso)

                                     

                                    Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                                     

                                    Site : www.migalhas.com.br

                                    Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.