Migalhas  

Quarta, 11 de setembro de 2002 / nº 516 / fechamento às 7:11

Site

Na próxima sexta, dia 13, estaremos inaugurando o novo site Migalhas. Alguns dos mais respeitados escritórios de advocacia do País apóiam a iniciativa. Já são apoiadores do Migalhas :

  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles

  • Pinheiro Neto Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Saeki Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Reale Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados

Saiba como apoiar :

___________***___________

                  "Nous avons les souvenirs que nous méritons"

                  (Temos as lembranças que merecemos)

                  Gérard Bauer (1888-1967)

                  Assunto do dia no Mundo

                  Os jornais só falam do "11 de setembro". A maioria deles traz até cadernos extras. Confira no Migalhas Clipping que, com exceção do JB, todos os matutinos colocam o terrorismo na manchete. Alguns leitores vão até dizer que a manchete do centenário Jornal do Brasil não deixa de ter algo meio terrorista.

                  Algumas migalhas

                  Como todos os jornais estão recheados de "11 de setembro", resolvemos apenas catar algumas migalhas que se destacavam. Veja também as ótimas opiniões no Migalhas dos leitores.

                  Derrota da humanidade

                  Artigo de Ricardo Noblat no Correio Braziliense. Sinto muito, mas Bin Laden venceu.

                  A nova ordem

                  Artigo do monge Marcelo Barros n’O Popular. A nova lei e o mundo após o 11 de setembro.

                  Testemunha

                  Luís Fernando Veríssimo foi testemunha ocular dos fatos. Ele diz : "naquela terça-feira não acordei a tempo. Só liguei a televisão no nosso quarto de hotel em NY quando a minha irmã telefonou de Washington para dizer que não acreditava no que estava vendo. O primeiro avião acabara de entrar na torre norte do WTC. Vimos o choque do segundo avião, na torre sul, ao vivo. Tudo parecia tão irreal que levei algum tempo para me dar conta da realidade mais terrível da cena: havia pessoas nos andares atingidos. Ainda não se sabia que os aviões também estavam cheios de gente."

                  Reflexos no mercado

                  O medo de um novo atentado terrorista, hoje, nos EUA ditou, ontem, o ritmo dos mercados brasileiros. Preocupada com os alertas que foram feitos ao longo do dia, a comunidade financeira internacional abandonou os títulos de países emergentes, com reflexos diretos no Brasil.

                  Humor negro

                  Dizem que a sorte é que bin Laden gosta de dar bolo em aniversário.

                  Migalhas dos leitores

                  • Tema – 11 de setembro

                  "Acredito que 11/9 será sempre lembrado pela maioria da humanidade como o dia dos ataques às torres gêmeas do WTC. Contudo, não devemos esquecer a história: para muitos outros, creio eu, a data de 11/9 não será somente marcada apenas pelos acontecimentos nos EUA, mas igualmente pelo triste golpe militar ocorrido na mesma data em 1973 no Chile, quando o general Augusto Pinochet depôs, com o apoio dos EUA, o presidente chileno. Cabe a todos nós não somente refletir sobre os acontecimentos recentes, mas igualmente relembrar os passados e esperar, assim como o general Pinochet aguarda a Justiça por seus crimes contra a humanidade, que todos os terroristas sejam levados à justiça. Para tal fim, afinal, estamos constituindo o Tribunal Penal Internacional." Bruno de Souza Gomes – acadêmico de Direito da PUC/SP

                  "A primeira parte do artigo ‘Pluralismo e 11 de Setembro’ (Migalhas nº515 – 10/9/02) contém uma informação, no mínimo, questionável. Teria sido realmente o 11/9 ‘o atentado terrorista que mais chocou o mundo, não apenas pelo número de vítimas, milhares de mortos e incontáveis feridos...’ Ora, o nefasto e abominável título não estaria com as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, cujo número de mortos e feridos foi infinitamente maior, além das seqüelas que se prolongaram e que ainda se prolongam? Ou será que estas não valem porque japonês tem olho puxado, não é branco, protestante, nem fala inglês? Ou porque só é terrorismo o ato praticado por grupo não estatal? Ou porque a imunidade dos norte-americanos já é fato assente e aceito como ‘lei natural’ desde o século passado e antes da criação do TPI? Parodiando Brecht, são perguntas de um cidadão que lê." Ricardo Martins - advogado Salvador/BA

                  "Vivemos uma semana especial. Para o Mundo pela trágica lembrança do maior atentado da história. Para o Brasil, pela desativação do maior Complexo Penitenciário da América Latina. No domingo próximo sairá o ‘último bonde’ da Casa de Detenção de SP, hoje conhecida como Carandiru, levando seus últimos moradores. Lá se vão, igualmente, todas as tragédias que o ‘casarão’ proporcionava. Será o fim dos intermináveis túneis, das tentativas de fugas, dos homicídios torpes, da violação física e moral dos mais frágeis, da corrupção funcional e tantos outros malefícios que são os germes da degradação humana. Na companhia do Dr. Nagashi Furukawa, fui um dos autores do plano e projeto de desativação. Tenho certeza absoluta que a decisão de desativar a Casa de Detenção foi plenamente acertada e será o marco divisório para a reestruturação total do Sistema Prisional Brasileiro, onde gigantes como aquele só serão vistos nos livros de História." Sérgio Ricardo Salvador - Procurador do Estado de SP e ex-coordenador dos estabelecimentos Penitenciários do Estado de SP, da Secretaria da Administração Penitenciária

                  "Estamos falando muito sobre 11/9, mas e as nossas datas onde vários inocentes morrem vítimas do terror imposto pelo ‘poder paralelo’. Até quando vamos deixar esse grito de dor ecoar? Não que 11/9 não seja importante, mas até quando Estado e sociedade vão continuar omissos?" Marcos Eduardo de A. Oliveira – grupo Pão de Açúcar

                  • Tema - Alca

                  "O plebiscito contra a Alca é o ‘grito dos excluídos’ e dos aspirantes à exclusão. Ora, em não tendo força normativa, tem força de expressão social, o que, teoricamente, é fonte do Direito e base da representação democrática. Tridimencionalmente, tomando a Alca por fato e a vontade popular por valor, qual seria a norma que se exsurgiria ? Quanto ao 'drible no Congresso’, este está mais para contra-ataque pela esquerda." Vinícius Rosa Lima

                  ________________***______________

                  Salto alto

                  Dora Kramer no Estadão e no JB diz que "Incentivados pelas boas novas das últimas pesquisas, os tucanos voltaram à antiga forma e, acomodados sobre saltos altíssimos, já se comportam como donos da segunda vaga na etapa final da eleição."

                  Ajustando a mira

                  Ironizar "Lulinha paz e amor", como vem fazendo o candidato José Serra, é refresco perto do que virá, de agora em diante, do bloco tucano contra Lula. A idéia dos tucanos é diminuir a diferença entre Serra e Lula, ainda no primeiro turno. Dizem que vai sobrar até mesmo para Marta Suplicy e seu namorado franco-argentino, Luis Favre. A propósito, usam o termo "franco argentino", nessa ordem, pois o contrário, "argentino franco", falam que não existe nenhum.

                  Gol de honra

                  Depois de uma série de decisões desfavoráveis, o candidato Ciro Gomes teve ontem uma noite de vitórias no plenário do TSE. No total, o TSE emitiu quatro decisões favoráveis à campanha de Ciro, referentes às disputas no horário gratuito de TV com o candidato José Serra.

                  O fim dos debates (?)

                  Villas-Bôas Corrêa hoje no JB diz : "Então, estamos combinados: pelas veredas sombrias do consenso tácito ou tramado em sigilo, candidatos, assessores, marqueteiros, redes de televisão decidiram acabar com os debates no primeiro turno."

                  Ovelhas e eleitores

                  Brasília é uma fábrica de piadas. Dizem por lá que o partido de Garotinho, o PSB, virou um partido ruralista. Não tem nenhum Ronaldo Caiado, mas o que tem de pastor!

                  Farpas de Millôr Fernandes

                  "As Pesquisas Eleitorais mostram que cada vez há mais eleitores que não sabem em quem votar. Eu também já decidi ser indeciso.

                  "Pela primeira vez na história do Brasil milhões de pessoas vêem com medo a luz no fim do túnel - é o pavio curto do Ciro."

                  Advogado autentica

                  O Tribunal de Alçada do PR introduziu em seu Regimento Interno autorização para que advogados declarem autênticas fotocópias em ações, assumindo pessoalmente a responsabilidade criminal pelo ato.

                  Abusou, usou e pagou

                  A C&A foi condenada no TST por revistar um empregado.

                  Provedoras de acesso à internet pagam ICMS

                  As provedoras de acesso à internet UOL e Brasil Online Ltda vão continuar recolhendo o ICMS à Fazenda do Estado de SP. A decisão é do presidente do STJ, que suspendeu a liminar concedida às duas empresas em ação que discute a cobrança do ICMS pelo Estado.

                  Sem contra-indicações

                  Ministros da 2.ª Turma do STJ reconheceram o direito de uma revendedora de remédios naturais do PR comercializar ervas fitoterápicas antes do registro definitivo no Ministério da Saúde.

                  Sem Serasa

                  O juiz da 5ª Vara Empresarial, de Falências e Concordatas do Rio, determinou que as empresas Telemar, Vésper, Telerj Celular (Telefônica) e ATL deixem de enviar aos cadastros de serviços de proteção ao crédito, para inscrição, o nome de usuários de seus serviços, sob pena de multa diária.

                  Legítimo

                  TST garante legitimidade sindical para questionar salário na Justiça.

                  Contribuição confederativa

                  TST esclarece requisito para cobrança de contribuição confederativa.

                  Fixo pré-pago

                  Dentro de seis meses, os primeiros telefones fixos pré-pagos deverão começar a funcionar no País.

                  Causídico colecionador

                  O advogado e colecionador de arte João Maurício de Araújo Pinho deverá ser eleito presidente do MAM/RJ nas próximas semanas.

                  ___________***___________

                  Migalhas Clipping

                  The New York Times – EUA

                  "A NATION CHALLENGED – One Year Later"

                  Le Monde – Paris

                  "Un an après, où va l’Amérique ?"

                  Corriere Della Sera - Itália

                  "Remember"

                  "L’allarme di Bush: vogliono colpirci oggi"

                  El País – Espanha

                  "Aznar apoyara a Bush contra Irak incluso sin el amparo de la ONU"

                  Público - Portugal

                  "Um ano depois o que mudou na América e no Mundo? Quase tudo ou quase nada?

                  Clarín – Argentina

                  "Bin Laden exaltó el ataque a las Torres Gemelas"

                  O Estado de S. Paulo - São Paulo

                  "Sob grave alerta, EUA fazem um minuto de silêncio"

                  Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

                  "Rosinha perto de vencer no 1º turno"

                  Folha de S. Paulo - São Paulo

                  "Após 1 ano, medo põe EUA sob ‘alerta laranja’"

                  O Globo - Rio de Janeiro

                  "EUA em alerta protegem Washington com mísseis"

                  Estado de Minas - Belo Horizonte

                  "O mundo acorda com medo"

                  Correio Braziliense - Brasília

                  "O ano mais longo da história"

                  Zero Hora - Porto Alegre

                  "Prontidão nos EUA marca um ano do maior atentado da história"

                  O Popular – Goiânia

                  "O primeiro aniversário do medo"

                  Jornal do Commercio - Recife

                  "EUA em alerta máximo contra o terrorismo"

                  O Imparcial – São Luís

                  "Dia do medo"

                  ______________***________________

                  Migalhas   

                  Mais informações, colaborações e sugestões :

                  migalhas@migalhas.com.br ou maismigalhas@uol.com.br 

                   

                  Indicar amigos ou não receber mais esta publicação :

                  cadastro@migalhas.com.br  ou cadastromigalhas@uol.com.br

                   

                  Central do Apoiador :

                  centraldoapoiador@migalhas.com.br

                   

                  Ombudsman : ombudsman@migalhas.com.br

                   

                  Site : www.migalhas.com.br

                  Fontes: CartaCapital, Folha Online, Agência Folha, Folha de S.Paulo, Veja Online, Exame, Info Exame, Reuters, Lusa, France Presse, The New York Times, Financial Times, Le Monde, USA Today, BBC, El País, The Boston Globe, Hearst Newspapers, Cox News Service, The New York Times, Agência Brasil, Agência Safras, Meu Dinheiro, Dinheironet, Consultor Jurídico, Espaço Vital, Ambiente Global, UOL, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, STF, STJ, Zero Hora, Correio Braziliense, Diário de Cuiabá, Correio da Bahia, A Tarde, Diário de S. Paulo, Hoje Em Dia, O Popular, Tribuna do Paraná, Diário Catarinense, O Estado de Minas, O Povo, O Imparcial, Tribuna de Minas, Tribuna do Norte, Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná.