Terça-feira, 5 de novembro de 2002 - nº 555 - Fechamento às 7h38.

Críticas petistas

O governo começa a vender hoje as ações do Banco do Brasil com uso de recursos do FGTS, um dia depois de divulgar que a instituição teve lucro líquido de R$ 1,428 bilhão no acumulado do ano até setembro. Segundo os jornais, o PT critica a venda.

Culpa dele

O "Companheiro" Mercado parece ter sido picado pela mosca azul (agora vermelha) neste início mês: há uma gorda safra de projeções econômicas enlevadas espocando na praça.

Feito para distrair?

Eliane Cantanhêde na Folha de S. Paulo diz que o programa "‘Fome Zero’, feito para distrair a turma e dar o carimbo social ao novo governo, já começou bombardeado de tudo quanto é lado, até do PT. Não é, senador Suplicy?"

Lula Lula Lula

Clóvis Rossi na mesma Folha de S. Paulo anuncia que "A menos que consiga fazer um pacto social em que todos ganhem, Lula vai -logo, logo- encolher de tamanho aos olhos do andar de cima ou aos do andar de baixo."

De olho

Lulista declarado, Frei Beto faz um alerta hoje no matutino goiano O Popular : "Lula conhece bem os erros e acertos da esquerda no poder. E a vaidade que robustece a postura de tantos companheiros. Queira Deus que seu governo não perca o senso de autocrítica e o contato com as bases. E que a participação do povo impeça-o de frustrar tantas esperanças." (Clique aqui)

O PT representa o conservadorismo...

Hoje no Estadão e n’O Globo Luís Fernando Veríssimo destila sua ironia verdadeira. Para ele, "O grande paradoxo brasileiro é que aqui a história anda tão devagar que dá uma falsa impressão de ponderação e sabedoria, ao mesmo tempo que nos priva da coerência de uma história em ritmo convencional. É uma história sem muitos traumas mas também sem muita lógica. Presidentes surgem do nada e ninguém sabe muito bem o que é preâmbulo do quê. O PT é o primeiro partido em muito tempo que chega à Presidência do Brasil depois de anos organizado e com dimensão nacional. Portanto, outro paradoxo: o que na superfície parece uma revolução (um operário na Presidência!) é na verdade uma restauração da ortodoxia. Um partido como o PT no poder restabelece a lógica na política brasileira. Nada mais conservador." (Clique aqui)

Alterando a data da posse

A bem informada jornalista Dora Dramer avisa que o "presidente da Câmara, Aécio Neves, só aguarda o sinal verde do líder do PT, deputado João Paulo, para tocar a tramitação da emenda constitucional que muda as datas das posses de governadores e do presidente eleito, de 1º para 5 e 6 de janeiro, respectivamente."

STJ

CEF deve pagar expurgos de contas extintas de FGTS diretamente ao ex-titular. (Clique aqui)

É permitida a apresentação de documentos ausentes na solução de questões judiciárias. (Clique aqui)

Terceirização

TST firma entendimento sobre terceirização e contrato nulo. (Clique aqui)

Shell

O MP/SP, querendo interditar uma unidade da Shell no bairro do Ipiranga, impetrou uma Ação Civil Pública. O MP usou como argumento um laudo de um assistente técnico. Segundo fontes, o laudo era vago e impreciso. Ontem, em 2º instância, por meio de AI, foi decidido pelo TJ/SP a não interdição da unidade da Shell. A 6ª Câmara de Direito Público do TJ considerou que os pedidos formulados pelo MP estavam desacompanhados de fundamentação consistente, que justificasse a concessão de liminar.

Assédio sexual e moral

Em artigo no site Migalhas o advogado Mário Gonçalves Júnior, membro do escritório Demarest e Almeida, informa que "têm surgido na Justiça do Trabalho casos em que o trabalhador supostamente assediado por outro colega de serviço requer indenização do ex-patrão." Segundo o autor, o fundamento é de que "o empregador sabia, ou deveria saber, e nada teria feito para prevenir ou remediar". Veja no site Migalhas tudo sobre o caso, no brilhante artigo veiculado nas Migalhas de Peso. (Clique aqui)

____________________

Promoção especial para leitores de Migalhas

A Brain Company, especializada na produção de eventos de altíssimo nível para a área jurídica, está oferecendo uma vaga para ser sorteada entre o leitores de Migalhas, para participação no Seminário Planejamento Fiscal Doméstico e Internacional – MP66/02. Além disso, a Brain Company está dando outras vantagens na inscrição aos leitores de Migalhas.

Seminário

O Seminário Planejamento Fiscal Doméstico e Internacional contará com respeitados palestrantes como o advogado Vinícius Branco, que mais de uma vez nos deu a honra escrever à Redação, será realizado em São Paulo, no dia 12/11. Clique na coluna Eventos do site Migalhas para saber :

  • tudo sobre o evento;

  • como participar do sorteio;

  • e, como aproveitar as vantagens oferecidas pela Brain Company aos leitores. (Clique aqui)

______________________________

Sorteio - I

Com o apoio cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa, na última sexta-feira foi sorteado o livro Rui Barbosa - Cronologia da vida e da obra. Veja se você ganhou, clique aqui.

Sorteio - II

Ontem foi sorteada a vaga gentilmente oferecida pela Internews para participação no seminário Impactos da Minirreforma MP66. Veja se foi você o felizardo ganhador. (Clique aqui)

Pela Paz

Artigo do monge beneditino Marcelo Barros em Migalhas. O monge escritor informa que "o mundo inteiro olha com atenção o 1o Fórum Social Europeu que se inicia nesta quarta-feira, 6, em Florença na Itália." (Clique aqui)

Escondido por aí

O anúncio do reajuste do preço do gás de cozinha, feito pela Petrobras na sexta-feira, para entrar em vigor hoje, fez com que o botijão desaparecesse dos postos de entregas e dos caminhões. A expectativa é de que ele reapareça hoje.

Presença

Mais de 10 mil advogados de todo o país aguardam a presença de Lula na XVIII Conferência OAB que vai acontecer a partir do dia 11, em Salvador/BA. Lula confirmou sua participação no evento ao presidente da OAB, Rubens Aprobatto. A pauta parece feita sob medida: a reforma do Judiciário, a erradicação do trabalho escravo e a desigualdade social.

__________ ****_______________

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"Bush’s Final Swing on Eve of Election Takes in 4 States"

Le Monde – França

"Turquie : majorité absolue pour les islamistes modérés"

Corriere Della Sera – Itália

"Giovani coppie, più sgravi per la casa"

El País – Espanha

"Los islamistas turcos prometen un régimen democrático y laico"

Público - Portugal

"Prisões sem dinheiro e com segurança precária"

Clarín – Argentina

"Capital: crece la desconfianza en policías y jueces"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"PT tenta derrubar aumentos para servidores"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula chama PT à unidade"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Lula começa a discutir ‘pacto’ na 5a"

O Globo - Rio de Janeiro

"BB começa hoje a venda de ações, sob críticas do PT"

Estado de Minas – Belo Horizonte

"Venda de ações contraria PT"

Correio Braziliense - Brasília

"PT e PMDB buscam hoje acordo para comandar o Congresso"

Zero Hora – Porto Alegre

"Preço da gasolina sobe em média 15,75& na Capital em quatro dias"

Jornal do Commercio - Recife

"Parlamentares cobram aumento acima de 100%"

O Povo - Fortaleza

"Salários de Parlamentares – Congresso quer 107% de aumento"

________________

Apoiadores :

  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
______________________***______________________
Fontes
Indique amigos
Migalhas amanhecidas