pílulas

Sexta-feira, 14/12/2018

Profissionais do escritório Rosely Cruz Sociedade de Advogados visitam idosos do Centro-Dia da Unibes

Natal vai muito além de presentes.  Pensando nisso, o escritório Rosely Cruz Sociedade de Advogados decidiu fazer um fim de ano diferente. Um fim de ano de entrega. E nesta semana visitaram e tomaram café da manhã com os idosos do Centro-Dia da Unibes, em SP.

Baú migalheiro

Há 52 anos, no dia 14 de dezembro de 1966, o então ministro Luiz Gallotti assumiu a presidência do STF. Antes disso, Gallotti foi procurador-Geral da República e ministro do Supremo. Na política, exerceu o cargo de deputado estadual em Santa Catarina. Gallotti faleceu em outubro de 1978. Sua família continuou a atuar no Judiciário: seu sobrinho, Paulo Gallotti, foi ministro do STJ, e, atualmente, sua neta, Isabel Gallotti, é ministra da mesma Corte.


Quinta-feira, 13/12/2018

Baú migalheiro

Há 50 anos, no dia 13 de dezembro de 1968, foi editado, durante o governo do presidente Costa e Silva, o Ato Institucional nº 5, mais conhecido como AI-5. Entre suas disposições, o ato institucional permitia, ao presidente da República, decretar recessos no Poder Legislativo, ficando o Poder Executivo autorizado, nesses períodos, a legislar em todas as matérias. O ato também suspendeu a garantia de habeas corpus em casos de crimes políticos contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Quarta-feira, 12/12/2018

Baú migalheiro

Há 60 anos, no dia 12 de dezembro de 1958, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, sancionou a lei 3.488/58. A norma modificou o artigo 226 da CLT, estabelecendo o regime especial de seis horas de trabalho aos empregados de portaria e de limpeza, aos telefonistas e serventes e, também, aos funcionários de bancos e casas bancárias.

Terça-feira, 11/12/2018

Baú migalheiro

Há 72 anos, no dia 11 de dezembro de 1946, foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. Instituído por decisão unânime da Assembleia Geral da organização, o fundo, inicialmente, deu assistência emergencial a milhões de crianças na Europa e na Ásia ameaçadas pela fome e por doenças após a 2ª Guerra Mundial. Em 1950, a UNICEF teve seu primeiro escritório fundado no Brasil, com sede em João Pessoa/PB. Seu primeiro acordo com o Governo brasileiro visava promover a proteção à saúde de crianças e gestantes na região Nordeste do país.

Segunda-feira, 10/12/2018

Baú migalheiro

Há 70 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, foi proclamada, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Após a 2ª Guerra Mundial, os países decidiram estabelecer um código moral, ético e jurídico, dando origem à declaração. Em homenagem ao código, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado, anualmente, no dia 10 de dezembro.

Sexta-feira, 7/12/2018

Baú migalheiro

Há 85 anos, no dia 7 de dezembro de 1933, durante sessão da Assembleia Constituinte, o deputado Cristóvão Barcelos propôs que a capital do país deixasse de ser no Rio de Janeiro e fosse transferida ao Planalto Central. Barcelos argumentou que sua experiência na 1ª guerra mundial o havia ensinado que a sede de um governo Federal deveria situar-se em uma cidade mais protegida do ponto de vista militar. Contudo, na ocasião, a proposta não foi aceita. A transferência se concretizou apenas em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando Brasília se tornou a capital do país.

Quinta-feira, 6/12/2018

Marcos Augusto Perez é aprovado em concurso para Livre-Docente da USP

O advogado e professor Marcos Augusto Perez, também sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, foi aprovado por unanimidade no concurso para Livre-Docente do Departamento de Direito do Estado, Área de Direito Administrativo, da Faculdade de Direito da USP. Marcos Perez participou do julgamento do concurso dia 4/12, e a banca examinadora foi composta pelos professores Fernando Dias Menezes de Almeida (USP), Celso Fernandes Campilongo (USP), Marçal Justen Filho (UFPR), Carlos Ari Sundfeld (FGV) e Adilson Abreu Dallari (PUC-SP).

Baú migalheiro

Há 61 anos, no dia 6 de dezembro de 1957, antes mesmo de a capital Federal ser fundada, foi inaugurada a primeira instituição ambientalista no Distrito Federal: a Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB. À época, o embaixador da Índia doou, para o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, a elefanta Nely. Para abrigar o animal, JK decidiu criar o zoológico.

Quarta-feira, 5/12/2018

Stocche Forbes Advogados realiza Campanha Natal

O escritório Stocche Forbes Advogados acaba de realizar mais uma Campanha Natal com Brinquedos.

Este ano 180 crianças da Casa José Coltro, em SP, foram presenteadas com brinquedos e kits higiene.

anterior