pílulas

Terça-feira, 25/6/2019

Baú migalheiro

Há 37 anos, no dia 25 de junho de 1982, o "emendão" foi aprovado pelo Congresso. O "emendão" foi uma proposta de emenda constitucional que alterava a composição do colégio eleitoral responsável pela eleição do presidente da República, instituindo o voto distrital misto para 1986, suprimindo exigências para a formação de partidos e restituindo ao Legislativo algumas das prerrogativas que havia perdido depois de abril de 1964. Esse conjunto de medidas passou a ser chamado assim pelo noticiário político. 

t

Fonte: CONGRESSO NACIONAL: Fundação Oscar Niemeyer

Segunda-feira, 24/6/2019

Braga & Moreno Consultores e Advogados organiza bate-papo sobre direitos humanos no trabalho

No próximo dia 28/6 celebra-se o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) e para apoiar o movimento, o escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados organizou, na semana passada, um bate-papo com convidados ilustres para discutir ações preventivas a fim de conscientizar sobre o papel de cada um na promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor.

A banca convidou as professoras Paula Danese e Louise Araújo para apresentar as práticas que estão sendo implementadas nas empresas internacionais.   

Dentre as ações preventivas que foram discutidas no evento estão: palestras educativas sobre o tema, criação de canais eficazes de comunicação de denúncia do cometimento do crime e a inclusão de regramentos acerca do tema no próprio código de conduta da empresa.

Diante do cenário atual do nosso país, é preciso pensar que essas regras e princípios norteadores devem ir além de Políticas de Compliance Trabalhista ou Normas anticorrupção. O país muda, as leis mudam, e as empresas também precisam mudar. Contudo com pequenas iniciativas positivas, é possível reduzir a disparidade entre os colaborares da comunidade LGBT e os demais colaboradores, a fim de evitar o cometimento de crime, com sérias repercussões para a empresa.

t

t

t

t

t

Baú migalheiro

Há 43 anos, no dia 24 de junho de 1976, o Congresso Nacional aprovou o texto da lei Falcão (lei 6.339/76), que foi sancionada pelo então presidente, Ernesto Geisel, em 2 de julho do mesmo ano. Nomeada em homenagem a seu idealizador, o então ministro da Justiça Armando Falcão, a lei reduziu o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A norma determinou que as propagandas para os pleitos municipais de 1976 deveriam consistir apenas em uma narração, feita por um locutor, apresentando o nome, o partido, o número e o currículo de cada candidato. Pela lei, aos políticos era permitido apenas a divulgação, na televisão, de suas fotografias com a leitura de seus currículos. 

t

Quarta-feira, 19/6/2019

Baú migalheiro

Há 163 anos, no dia 19 de junho de 1856, foi fundado por fazendeiros o município de Ribeirão Preto, em SP. Mais tarde, o bom clima e solo contribuíram para as lavouras de café e a cidade chegou a ser a maior produtora de café do mundo. "Califórnia brasileira" é um de seus apelidos, devido à combinação de uma economia baseada no agronegócio e alta tecnologia, além do tempo ensolarado durante todo o ano. Além de ser hoje a capital do agronegócio, Ribeirão conquistou também o título de "capital do chopp", ao utilizar para a bebida a pura água do Aquífero Guarani. Em 1910, foi instalada a Companhia Cervejaria Paulista, fábrica que inaugurou a choperia Pinguim, frequentada pela elite do café na época e que continua sendo parada obrigatória a quem visita a bela e quente cidade do interior paulista. 

t

Terça-feira, 18/6/2019

Baú migalheiro

Há 46 anos, no dia 18 de junho de 1973, em reunião com a Comissão Executiva Nacional da Arena, o general presidente Emílio Garrastazu Médici formalizou a indicação do seu sucessor: o general Ernesto Geisel, que na ocasião era presidente da Petrobras. A imprensa sabia dessa escolha desde alguns meses, mas não divulgou a notícia por causa da censura imposta na época aos meios de comunicação. Geisel foi um dos conspiradores do golpe de 1964. 

t

Fonte: Luis Humberto/Editora Abril

Segunda-feira, 17/6/2019

Baú migalheiro

Há 61 anos, no dia 17 de junho de 1958, tornou-se público o rompimento do então presidente da República Juscelino Kubitschek com o FMI - Fundo Monetário Internacional. A ruptura, ocorrida após um ano de negociações, se deu porque o governo brasileiro se recusou a ceder às exigências do órgão para a concessão de financiamentos. Um ano antes, o presidente havia solicitado ajuda financeira ao Fundo com fins de reduzir a necessidade de emissão de papel-moeda, a qual teve sua liberação condicionada a um plano recessivo de ajuste fiscal e contenção salarial, o que poderia vir a comprometer o plano de metas proposto pelo presidente. 

t

Sexta-feira, 14/6/2019

Baú migalheiro

Há 82 anos, no dia 14 de junho de 1937, foi criado o primeiro Parque Nacional do Brasil, o Itatiaia, através do decreto 1.713, pelo presidente Getúlio Vargas, a partir da Estação Biológica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que havia sido criada em 1928. Inicialmente abrangendo uma área de 11.943 hectares, o parque foi ampliado para aproximadamente 28 mil hectares em 20 de setembro de 1982, através do decreto 87.586. O parque fica situado na Serra da Mantiqueira, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

t

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, que assistirá no domingo às comemorações de seu aniversário. 

t

Felicidades!

Tese brasileira de doutorado recebe prêmio acadêmico na Europa.

Pedro Guilherme Lindenberg Schoueri, sócio  do escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados, recebeu o European Academic Tax Thesis Award de 2019, outorgado pela Comissão Européia (DG TAXUD) e pela European Association of Tax Law Professors (EATLP) – organização que congrega líderes acadêmicos em direito tributário internacional.

Todos os anos, os membros da organização são convidados a indicar candidatos, tendo havido 12 inscritos em 2019. Pedro é o primeiro não europeu a receber esse reconhecimento.  Na cerimônia de outorga, que ocorreu no último sábado durante conferência da EATLP em Madrid, Pedro teve a oportunidade de apresentar suas ideias aos participantes. Como parte do prêmio, Pedro é também convidado a Bruxelas, onde fará nova apresentação a servidores da Comissão Européia. O livro, intitulado Conflicts of international legal frameworks in the area of harmful tax competition: the Modified Nexus Approach, será publicado em breve pelo International Bureau of Fiscal Documentation (IBFD).

t

_______________

Quinta-feira, 13/6/2019

Baú migalheiro

Há 55 anos, no dia 13 de junho de 1964, foi concebido pelo general Golbery do Couto e Silva, o SNI - Serviço Nacional de Informações, criado pela lei 4.341 com o objetivo de superintender e coordenar, em todo o território nacional, as atividades de informações e contra-informações, em particular as que interessavam à Segurança Nacional. O novo órgão de espionagem e repressão do período militar, era diretamente ligado à presidência da República e atendia o presidente e o Conselho de Segurança Nacional. O SNI incorporou todo o acervo do SFICI - Serviço Federal de Informações e Contra-Informações, inclusive os funcionários civis e militares.


t

anterior