Solenidade

Empossados novos dirigentes do TJ/RS

O Desembargador Leo Lima tomou posse ontem na Presidência do TJ/RS para o mandato de dois anos, na gestão 2010/2012. É o 45º Presidente da corte. Em seu discurso de posse, o magistrado destacou também propostas do Plano de Gestão do Judiciário, como a reforma da legislação processual, obrigatoriedade da utilização dos Juizados Especiais e implantação do processo virtual. Ao transmitir o cargo o Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa realizou balanço das realizações da gestão, iniciada em fevereiro de 2008.

A solenidade foi prestigiada por Chefes de Poderes e instituições do Estado. Entre as presenças, a Governadora Yeda Crusius, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Giovani Cherini, a Procuradora-Geral do Estado, Simone Mariano da Rocha, e a Defensora Pública-Geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo.

Carreira

Natural de Lagoa Vermelha/RS, formado em Direito pela UFRGS, em 1971, foi nomeado juiz de Direito em 1975. A promoção ao Tribunal de Alçada aconteceu em 1992 e a Desembargador do TJ em agosto de 1997.

Exerceu o cargo de Vice-Corregedor Geral da Justiça. Foi Presidente do TRE/RS.


Da esquerda para direita: Desembargadores Ruschel, Voltaire, Leo Lima, Liselena e Aquino


Chefes de Poderes e instituições prestigiaram a troca de comando no TJ

Integrantes

Eleitos pelo Tribunal Pleno, em 18/12/09, também assumiram cargos na Administração do Tribunal os integrantes da nova Administração:

  • Desembargador José Aquino Flôres de Camargo1º Vice-Presidente

Naturalidade: Porto Alegre/RS.

Graduou-se pela Faculdade de Direito da UFRGS, no ano de 1979. Assumiu como Pretor em 1980, sendo designado para atuar na Comarca de Tramandaí. Tornou-se juiz de Direito em 1982, tendo atuado nas Comarcas de Guarani das Missões, Sobradinho, Rio Grande e Porto Alegre, onde foi titular do 1º Juizado da 1ª vara da Fazenda Pública e 11ª vara Cível. Foi Juiz-Corregedor. Promovido a Desembargador no TJ em julho de 1998.

Exerceu a Direção do Departamento de Valorização Profissional da AJURIS. Foi vice-presidente administrativo, 1º Vice- Presidente da entidade. Presidiu a AJURIS de 2002 a 2004. Presidente do Conad do TJ nas gestões 2006/2008 e 2008/2010.

  • Desembargador Voltaire de Lima Moraes - 2º Vice-Presidente

Naturalidade: Cachoeira do Sul/RS.

Bacharel em Direito pela UFRGS, em 1977. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/RS. Ingressou no MP em 1980, tendo atuado como Promotor de Justiça nas comarcas de Ibirubá, Cerro Largo, Espumoso, Uruguaiana, Esteio e Porto Alegre. Promovido a Procurador de Justiça, foi Procurador-Geral de Justiça por duas gestões. Foi, também, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça e da CNMP.

Nomeado Juiz do Tribunal de Alçada em 1997, em vaga de representante da classe do MP. Promovido a Desembargador do TJ em 1998.

Pelos relevantes serviços que tem prestado ao Estado recebeu do Governo do Estado, em 17 de março de 1997, a Medalha Negrinho do Pastoreio. É cidadão esteiense, título conferido pela Câmara de Vereadores, em 1997, pelos relevantes serviços prestados àquela cidade, onde desempenhou as funções de Promotor de Justiça. Presidente do Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do TJ/RS na gestão 2008/2009.

  • Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro3ª Vice-Presidente

Naturalidade: Porto Alegre/RS.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC/RS, em 1981. Em 1985, foi nomeada Pretora e imediatamente após juíza de Direito. Atuou nas comarcas de Mostardas, Dois Irmãos, Espumoso, Santa Maria e Porto Alegre. Foi Juíza-Corregedora.

Promovida a Desembargadora do TJ em 1998. Primeira mulher eleita para integrar a Administração do TJ/RS.

  • Desembargador Ricardo Raupp RuschelCorregedor-Geral da Justiça

Naturalidade: Torres/RS.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFRGS, em 1979. Pretor de 1980 a 1982. Foi nomeado juiz de Direito em 1982, atuando nas comarcas de Porto Xavier, Canela, Carazinho e Porto Alegre. Foi Juiz-Corregedor.

Promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em outubro de 1997 e a Desembargador do Tribunal de Justiça em maio de 1998.

____________________
_______________

Fotos : Mário Salgado

____________________