MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falecimento - José de Oliveira Ramos Neto

Falecimento - José de Oliveira Ramos Neto

A OAB/RS comunica o falecimento do conselheiro seccional José de Oliveira Ramos Neto, ocorrido na quarta-feira, 10/2, em Caxias do Sul.

Da Redação

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Atualizado às 14:32


Falecimento

Faleceu ontem, aos 49 anos, em Caxias do Sul/RS, o advogado e conselheiro seccional da OAB/RS, José de Oliveira Ramos Neto

A OAB/RS comunica o falecimento do conselheiro seccional José de Oliveira Ramos Neto, ocorrido na quarta-feira, 10/2, em Caxias do Sul.

Em 23 de outubro de 2009, o advogado caxiense sofreu um aneurisma cerebral em Porto Alegre e, até então, estava internado no Hospital Unimed Caxias.

O velório acontece hoje, 11/2, na sala 1 da Capela Cristo Redentor (rua 20 de Setembro, 3230 - Bairro São Pelegrino - Caxias do Sul), onde, às 18h30min, será celebrada uma missa de corpo presente. A cerimônia de cremação ocorrerá às 19h, no Crematório São José (av. São Virgilio, 1450).

Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) e membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto desde o início da atual gestão, em 2007, Ramos esteve sempre engajado na defesa dos direitos da classe, buscando tratar questões de responsabilidade social, solidariedade e, fundamentalmente, liderando lutas pela ética e respeito aos direitos individuais.

Músico, professor universitário, e, principalmente, advogado, o conselheiro seccional nasceu em 13 de janeiro de 1961. Dos seus 49 anos, 23 deles foram dedicados à profissão, na área do Direito Penal.

Oriundo de uma família com mais de 40 anos dedicados ao Direito - pai, mãe e irmãos são profissionais do ramo - a advocacia foi uma escolha natural para Ramos. Aos 21 anos de idade ingressou na Universidade de Caxias do Sul (UCS), formou-se aos 24 e, já no ano seguinte, iniciou especializações na área criminal.

Na OAB/RS, Ramos Neto participou ativamente, desempenhando muitas funções, tais como: coordenador da Comissão de Direitos Humanos entre os anos de 1993/1995-1995/1997 e membro das Câmaras Reunidas do Conselho Seccional de 1995/1997; e, de 2007/2009, foi presidente da CDAP; membro da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional; coordenador da OAB Serviços; membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão de Ensino Jurídico; e membro da Segunda e da Terceira Câmara da OAB/RS.

_________________