MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RO - Juiz garante direito a um dos companheiros de uma relação homoafetiva para administrar as pendencias financeiras do parceiro

TJ/RO - Juiz garante direito a um dos companheiros de uma relação homoafetiva para administrar as pendencias financeiras do parceiro

O juiz Rogério Montai de Lima, que responde pela 3ª vara da Família de Porto Velho/RO, garantiu, através de uma decisão do dia 26/2 direito a um dos companheiros de uma relação homoafetiva para administrar as pendencias financeiras do parceiro, vítima de um AVC.

Da Redação

segunda-feira, 1 de março de 2010

Atualizado às 16:24


União homoafetiva

TJ/RO - Juiz permite que um companheiro administre pendencias financeiras do outro, vítima de um AVC

O juiz Rogério Montai de Lima, que responde pela 3ª vara da Família de Porto Velho/RO, garantiu, por meio de uma decisão do dia 26/2 direito a um dos companheiros de uma relação homoafetiva para administrar as pendencias financeiras do parceiro, vítima de um AVC.

Ele pediu na ação uma tutela antecipada para lidar com as contas do companheiro devido o estado de saúde do mesmo.

Na decisão o juiz destacou: "mesmo que a CF/88 (clique aqui) conceitue a união estável como a convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, o tratamento dispensado às relações heterossexuais deve ser estendido às relações homossexuais, pois a opção ou condição sexual não pode ser usada como fator de discriminação, em face do disposto no inciso IV, do artigo 3º, que proclama, como um dos objetivos fundamentais da república federativa do Brasil, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Para Montai, diante da falta de norma específica sobre a questão da união homoafetiva tem tornado cada vez mais importante a atuação de juizes, promotores e advogados para solucionar tais questionamentos. "A fria leitura da lei não deve ser confundida pelo jurista como aplicação do Direito. As relações entre pessoas do mesmo sexo deve ser analisada como fato (e fator) social relevante, aparente e isonômico", justificou o magistrado.

"É inegável que diante da caracterização de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, resultando na chamada união homoafetiva, com ânimo de constituição de família, se evidenciam situações geradoras de consequências jurídicas, que não podem simplesmente serem ignoradas pela sociedade e pelo Direito", completou Rogério Montai, esclarecendo ainda que o reconhecimento efetivo da união homoafetiva só poderá ser realizado por sentença.

  • Processo : 0002339-91.2010.8.22.0001

_____________