MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sarney recebe versão em braile do CC

Sarney recebe versão em braile do CC

A primeira publicação em braile do CC no país e a obra literária O Velho Senado, uma crônica de Machado de Assis, foram apresentados ontem, 2/3, ao presidente do Senado, José Sarney, pelo diretor da Secretaria Especial de Obras e Publicações (Seep - Gráfica do Senado), Florian Madruga.

Da Redação

quarta-feira, 3 de março de 2010

Atualizado às 08:35


Contribuição

Sarney recebe versão em braile do CC

A primeira publicação em braile do CC (clique aqui) no país e a obra literária O Velho Senado, uma crônica de Machado de Assis, foram apresentados ontem, 2/3, ao presidente do Senado, José Sarney, pelo diretor da Secretaria Especial de Obras e Publicações (Seep - Gráfica do Senado), Florian Madruga.

"Essa é uma grande contribuição para facilitar a vida dos portadores de deficiência visual" declarou Sarney, durante a cerimônia de entrega.

Florian Madruga explicou que a gráfica recebeu a orientação da Presidência do Senado de investir na publicação de legislação brasileira em braile, pois poucas editoras no país o fazem. Até o momento, mais de 70 títulos - como a CF/88 (clique aqui), as constituições estaduais, o CDC (clique aqui) e o ECA (clique aqui) e o Estatuto do Idoso (clique aqui) - já estão disponíveis, beneficiando 18 milhões de brasileiros usuários do braile. Agora, somam-se aos títulos o CC, em cinco volumes, e a primeira obra literária da coleção.

Os livros serão distribuídos aos gabinetes e enviados para associações que lutam pelos direitos de pessoas portadoras de deficiência visual, para que componham suas bibliotecas. Escolas ou qualquer cidadão que tenha a deficiência que queira receber uma dessas publicações devem entrar em contato com a SEEP.

"As publicações em braile não são comercializadas, são doadas às instituições e qualquer cidadão portador de deficiência que queria receber, é só solicitar, que a gráfica vai atender" declarou Florian Madruga.

Os próximos livros a serem impressos, atendendo a um pedido das associações de portadores de deficiência visual, serão obras clássicas da literatura brasileira já em domínio público, como as que integram a Biblioteca Básica Brasileira.

___________________
____________

Fonte: Senado

___________
___________________