Baú migalheiro

Há 100 anos, no dia 15 de março de 1910, nascia Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto. Formado pelas Arcadas, na turma de 31, tornou-se professor de Ciências das Finanças na Faculdade Paulista de Direito e advogado da prefeitura de São Paulo. Foi o primeiro governador a estabelecer um planejamento orçamentário dos vários setores da administração pública e também ministro da Fazenda.

___________

CARLOS ALBERTO ALVES DE CARVALHO PINTO

Bacharel em Direito pelas Arcadas, na turma de 31. Professor de Ciências das Finanças. Ocupou os cargos de Secretário da Fazenda Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Governador do Estado de São Paulo e ministro da Fazenda. No cargo de ministro da Fazenda exerceu missões no Exterior como Membro da Junta de Governadores do Fundo Monetário Internacional Membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento Membro do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e Presidente do Conselho Interamericano Econômico e Social. Foi eleito Senador Membro da Comissão de Finanças e Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado já tendo sido Presidente de várias Comissões Especiais além da Comissão de Economia.

Na sua bibliografia destaca-se :

- Hermenêutica das leis fiscais. 1941/43

- Discriminação de rendas. 1941/43.

- A cláusula - ouro nas concessões de serviço público. 1943.

- Política econômico-flinanceira. 1967.

- Política cafeeira. 1970.

Sua carreira pública em São Paulo culminou com sua eleição para o governo do Estado. Seu governo, que decorreu de 1959 a 1963, orientou-se pelas diretrizes delineadas no seu PAGE (Plano de Ação do Governo do Estado). Foi o primeiro governador a estabelecer um planejamento orçamentário dos vários setores da administração pública. Iniciou a construção da Usina Hidrelétrica de Urubupungá, projetou as Usinas de Promissão, Paraitinga-Paraibuna e Capivari, além de realizar obras nas usinas de Limoeiro, Euclides da Cunha, Barra Bonita, Jurumirim, Bariri, Graminha e Xavantes. Criou a Universidade de Campinas. No governo federal ocupou o cargo de Ministro da Fazenda, em 1963. Foi senador da República, cumprindo mandato de 1967 a 1975. Faleceu em São Paulo em 1987.

_____________