MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do CNJ assinará acordos com Hering e Itaipu para abrir vagas de trabalho para presos

Presidente do CNJ assinará acordos com Hering e Itaipu para abrir vagas de trabalho para presos

Hering e a usina hidrelétrica Itaipu Binacional vão se integrar às ações do Programa Começar de Novo, coordenado pelo CNJ, que visa a ressocialização de presos que estão cumprindo ou que já cumpriram penas. Os acordos serão assinados, dia 5/4, pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Gilmar Mendes, e pelos dirigentes das duas empresas em eventos a serem realizados em Blumenau/SC, na sede da confecção de roupas Hering, e em Foz do Iguaçu/PR, onde se localiza a usina.

Da Redação

terça-feira, 30 de março de 2010

Atualizado às 15:35


Ressocialização de presos

Presidente do CNJ assinará acordos com Hering e Itaipu para abrir vagas de trabalho para presos

A Hering e a usina hidrelétrica Itaipu Binacional vão se integrar às ações do Programa Começar de Novo (clique aqui), coordenado pelo CNJ, que visa a ressocialização de presos que estão cumprindo ou que já cumpriram penas. Os acordos serão assinados, dia 5/4, pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Gilmar Mendes, e pelos dirigentes das duas empresas em eventos a serem realizados em Blumenau/SC, na sede da confecção de roupas Hering, e em Foz do Iguaçu/PR, onde se localiza a usina.

A Itaipu Binacional se comprometerá a incentivar seus fornecedores de serviços e obras a reservarem vagas de trabalho para presos, egressos e cumpridores de penas alternativas dentro do percentual de 3% do total de trabalhadores necessários à prestação do serviço ou construção. A Hering firmará convênio para abrir 20 vagas de trabalho em sua sede destinadas a presos e egressos do sistema carcerário.

De acordo com o site oficial de Itaipu, há três anos a empresa adotou o pregão eletrônico para compra de bens e serviços, tanto no Brasil quanto no Paraguai. O pregão binacional é realizado por meio de um sistema on-line, em português e espanhol e concilia três moedas: real, guarani e dólar. Para oferecer condições de igualdade aos fornecedores brasileiros e paraguaios, o programa compatibiliza horários e feriados dos dois países.

A Hering, que neste ano completa 130 anos de existência no Brasil, com a abertura de 20 vagas de trabalho para ex-detentos e cumpridores de penas alternativas expandirá sua participação no programa Começar de Novo. A unidade da Hering, localizada no estado de Goiás, já emprega 230 apenados, que são remunerados por produtividade e, a cada três dias de trabalho, ganham a redução de um dia na pena. Os egressos e presos contratados pela Hering trabalham nas atividades de dobra, embalagem e etiquetagem das roupas produzidas.

A empresa catarinense possui, no total, oito fábricas em SC, GO e RN e tem a intenção de levar a todas as suas unidades o programa de ressocialização de detentos.

_________________
_____________

Leia mais

  • 27/3/10 -TJ/DF lança dia 29 pacote de ações na área de Execução Penal - clique aqui.
  • 20/3/10 - CNJ e Corinthians firmam acordo de cooperação técnica - clique aqui.
  • 13/1/10 - Presidente do CNJ assina acordo para garantir contratação de ex-detentos nas obras da Copa do Mundo - clique aqui.
  • 30/12/09 - Judiciário cearense integra Portal do CNJ para inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho - clique aqui.
  • 23/12/09 - CNJ recomenda a tribunais ampliação de vagas de trabalho a ex-presidiários - clique aqui.
  • 4/11/09 - Instituído o Projeto Começar de Novo - clique aqui.
  • 1/11/09 - Presidente do CNJ assina acordo para capacitação de presos em MT - clique aqui.
  • 20/10/09 - Ministro Gilmar Mendes assina acordo com a FIFA pelo projeto Começar de Novo - clique aqui.
  • 2/8/09 - CNJ busca parcerias com o TJ/SP - clique aqui.
  • 29/12/08 - CNJ e STF lançam programa para reinserção de presos no mercado de trabalho - clique aqui.

_______________