MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Albino Advogados Associados comemora 20 anos de fundação

Albino Advogados Associados comemora 20 anos de fundação

Fundado em 1990, o escritório Albino Advogados Associados comemora hoje, 13/5, 20 anos de destaque na área jurídica.

Da Redação

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atualizado em 11 de maio de 2010 10:47


História de sucesso

Albino Advogados Associados comemora 20 anos de fundação

Fundado em 1990, o escritório Albino Advogados Associados comemora hoje, 13/5, 20 anos de destaque na área jurídica.

Com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, e unidades de apoio no Rio de Janeiro e Brasília, além da atuação no exterior por intermédio de escritórios-parceiros, a banca tem o diferencial de prestar serviços jurídicos personalizados, com o compromisso institucional de atuar com dedicação, profissionalismo, ética e transparência.

Trabalhando com consultoria em negócios jurídicos, advocacia preventiva e contenciosa, o escritório oferece soluções jurídicas estratégicas personalizadas em todas as suas áreas de atuação, optando por soluções mais eficientes e econômicas para os negócios específicos de cada cliente.

A banca também se destaca pela prática de uma advocacia inovadora, dinâmica, eficaz e ágil, voltada para resultados. Acompanhando as novas tendências sociais e econômicas e seus reflexos no Direito, o escritório se destaca em segmentos onde a atuação depende de conhecimentos técnicos específicos.

Atualmente, Albino Advogados Associados conta com 80 advogados, 25 estagiários, 20 funcionários, 3 consultores e quatro total de 128 colaboradores. A brilhante equipe de advogados e especialistas é capitaneada pelo festejado advogado Fernando Albino, o qual carrega em seu currículo de sucesso, entre tantas, a função de ex-diretor da CVM.

Veja o que o causídico escreveu sobre os 20 anos do escritório :

"Quando, em maio de 1990, resolvi criar o Albino Advogados Associados (cujo primeira denominação foi Fernando Albino Advocacia, ainda que por pouco tempo) havíamos todos (o país) sofrido o bloqueio de recursos financeiros no âmbito do Plano Collor. Muitos amigos condenaram a minha imprudência, alguns mesmo me chamaram de 'louco'.

Mas no fundo no fundo, nessas horas em que apenas a solidão de decisões personalíssimas te acompanham, tinha a certeza de que o projeto era bom e que poderia prosperar. Momentos de alma, insubstituíveis, muito próximos da intuição dos animais (afinal descobriram que em nosso DNA existe 4% do homem de neandertal).

20 anos depois não me arrependo. Somos mais de cento e vinte colaboradores, entre advogados, estagiários, funcionários e consultores, em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Rio de Janeiro. E estamos nos expandindo de forma orgânica, acompanhando a evolução dos nossos clientes.

Não fiz isso sozinho; nem queria; nem poderia. Nessa data agradeço aos que comigo foram os responsáveis e que ajudaram nessa empreitada, meus sócios e todos os advogados, estagiários, funcionários e colaboradores que fizeram (e fazem) possível a nossa existência.

Eu...bem, eu cá estou pensando nos próximos 20 anos; com entusiasmo juvenil e certo de que cresceremos mais e mais, mantendo os nossos valores: constante busca de excelência técnica, rigoroso padrão ético, incessante motivação na defesa dos interesses de nossos clientes, custo compatível e gestão empresarial.

Vamos em frente...!"

Membros do escritório

Nomes de peso da advocacia brasileira integram a equipe do escritório Albino Advogados Associados. Em SP, os causídicos Fernando A. Albino de Oliveira, Pedro S. C. Zanotta, Luiz Eduardo Martins Ferreira, Maria Regina Campos de Oliveira, Arnaldo Bonoldi Dutra, Paulo Roberto Teixeira da Silva e José Alberto Fernandes Lourenço compõem o quadro de sócios.

Fernando A. Albino de Oliveira (Sócio Sênior)

Professor de Direito Comercial para cursos de pós-graduação na PUC/SP, ex-diretor da CVM e membro de diversos conselhos de administração de grupos empresariais e financeiros. Autor de diversos artigos e livros. Articulista jurídico do Jornal DCI - Diário do Comércio, Indústria & Serviços. Possui graduação em Direito pela USP, especialização em Mercado de Capitais (FGV/SP), mestrado em Direito Fiscal (PUC/SP), mestrado em Direito Comparado (New York University) e Doutorado em Direito Econômico (USP).

Pedro S. C. Zanotta (Sócio Sênior)

É presidente da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP, membro do Conselho do IBRAC e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Minerário. Foi titular de departamentos jurídicos de empresas multinacionais de grande porte e responsável por assuntos corporativos e de representação perante governos, órgãos públicos, entidades de classe e sindicatos patronais. É autor de artigos em revistas especializadas. Possui graduação em Direito pela USP e mestrado em Direito Processual Civil, também na USP.

Luiz Eduardo Martins Ferreira (Sócio Sênior)

Graduado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Possui curso de especialização em Direito de Empresas pelo CEPED pela FGV/RJ, além de ter participado do 1º Curso Europeu de Mercado de Capitais do INSEAD (França). Foi consultor jurídico da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, superintendente geral da CVM e, de 1991 a 7/7/2008 trabalhou na BOVESPA e CBLC, tendo exercido as funções de consultor jurídico, superintendente de supervisão de mercados, secretário do conselho de administração e secretário geral da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM). Sua última posição na BOVESPA foi a de Diretor de Auto-Regulação da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM), entidade independente com poderes para fiscalizar as corretoras e agentes que atuam nos mercados administrados pela BOVESPA e CBLC. É professor convidado do IBMEC/SP e da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e no Rio de Janeiro. É membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), órgão encarregado de julgar, em última instância administrativa, recursos contra penalidade aplicadas pelo BACEN e CVM.

Maria Regina Campos de Oliveira (Sócia Sênior)

Graduada em Direito pela USP, dedica-se a todas as questões ligadas ao Direito de Família, especialmente inventários, testamentos, adoções, separações, planejamentos sucessórios e assuntos afins, tendo aconselhado executivos e empresas nesses assuntos. Prestou colaboração a vários órgãos de imprensa em espaços reservados ao tema de sua especialidade e publicou artigos em jornais e revistas especializadas.

Arnaldo Bonoldi Dutra (Sócio Sênior)

É graduado em Direito pela PUC/SP; especializado em Direito Empresarial pela USP, em Administração Contábil e Financeira (USP) e em Administração de Empresas pela FAAP. Participou do Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School e em numerosos congressos e seminários no Brasil e no exterior. Possui sólida experiência obtida ao longo de mais de 33 anos de atuação nas suas áreas de expertise, 21 dos quais dedicados a instituições financeiras, sendo que 17 como diretor jurídico dos Bancos Santander, ING e Chase Manhattan. Possui larga experiência em estruturação, implantação e gestão de áreas de Governança Corporativa; em Relações Governamentais e com Reguladores; em Compliance e em gestão de riscos legais, regulatórios, operacionais e de imagem. É professor do curso de Direito Bancário da GVLaw e membro do IBGC e Ibrademp. Foi membro do Painel de Árbitros da BMF por 8 anos, presidiu o Comitê Legal da ABBI por 5 anos e foi membro dos Comitês Jurídico e de Compliance da FEBRABAN e da ABBI por mais de 15 anos.

Paulo Roberto Teixeira da Silva (Sócio)

Foi membro do Conselho Técnico de Legislação Urbana do SECOVI/SP e participa como membro fundador da Mesa de Debates de Direito Imobiliário - MDDI. Atua na estruturação de empreendimentos imobiliários, incluindo incorporações, loteamentos, condomínios, locações, contratos de shopping centers, fundos de investimento imobiliário, além de regularizações imobiliárias junto aos registros públicos. Possui graduação em Direito pela USP e especialização em Processo Civil pelo CEU. É mestrando em Direito Urbanístico pela PUC/SP.

José Alberto Fernandes Lourenço (Sócio)

Possui graduação nos cursos de Direito e de Tecnologia da Computação pela Universidade Mackenzie e pós-graduação em Administração de Empresas (CEAG/FGV). Foi diretor de Informática por 13 anos do Grupo Fenícia (Lojas Arapuã, Banco Fenícia, Etti Alimentos, Chocolates Neugebauer e Construtora Lotus). Administrou vários centros de informática nas principais capitais do país e equipes de tecnologia da informação.

Estrutura da banca em SP

Em SP, o escritório está localizado em lugar privilegiado na bela Faria Lima, ocupando dois andares.

Os arquitetos Lua e Pedro Nitsche, responsáveis pelo trabalho, adotaram uma conceituação diferenciada, rompendo com a sisudez e indo ao encontro da expectativa dos clientes.

Foi do consenso entre autores e clientes que surgiu, segundo o escritório, uma nova ideia de "escritório democrático", em oposição à imagem clássica : um espaço central - para secretárias, estagiários, arquivo e biblioteca - cercado de pequenas salas individuais, de tamanhos iguais. Não há relação hierárquica refletida na área ocupada pelos profissionais.

As salas distribuem-se junto à caixilharia, privilegiando a luz natural. As divisórias de madeira e vidro receberam persianas. Fechadas e despojadas, as salas dos advogados convidam à concentração necessária para o trabalho individual; por outro lado, o núcleo de uso comum e as salas de reuniões levam ao convívio.

O projeto prioriza as áreas comuns, modificando alguns hábitos, como o acúmulo de arquivos individuais. A maior parte dos livros e arquivos fica no núcleo central, ao lado da administração, secretárias e estagiários. O mobiliário, tanto de trabalho como de arquivo, foi colocado perpendicularmente à circulação. Formam-se assim, no espaço central, duas circulações paralelas, junto às portas das salas.

O estudo cromático foi feito de maneira a valorizar a decoração e ser ele também um elemento decorativo. O espaço onde as cores mais interferem é a recepção, que ocupa o hall dos elevadores, ampliando a área total do escritório. Um painel curvo prateado separa a entrada das áreas de trabalho. Além dessa cor, foram utilizados o azul, o vermelho e o amarelo.

_______________
__________

Leia mais - Notícias

  • 25/11/09 - Advogado esclarece em entrevista o que muda com a nova lei do inquilinato - clique aqui.
  • 4/11/09 - Advogado Fernando Albino fala de PPP's ao jornal da Band Minas - clique aqui.
  • 26/10/09 - Advogado concede entrevista sobre o "novo Refis" - clique aqui.
  • 10/9/09 - Deficientes físicos e portadores de doenças graves têm direito a isenção de impostos em operações diversas - clique aqui.
  • 24/8/09 - Estacionamento é responsável em caso de roubo em veículo, mas os estabelecimentos se eximem da culpa - clique aqui.
  • 10/8/09 - A emissão descontrolada de carteiras de estudante volta aos palcos - clique aqui.
  • 19/6/09 - Adão Ladeira Martins, consultor em gestão empresarial e de pessoas, fala sobre a autoavaliação da carreira - clique aqui.
  • 16/6/09 - Advogado fala sobre Direito do Consumidor em entrevista ao jornal O Tempo - clique aqui.
  • 5/9/08 - Novo sócio em Albino Advogados Associados - clique aqui.
  • 25/5/07 - Pedro Zanotta assumiu cargo na comissão da OAB/SP que trata da defesa concorrencial - clique aqui.
  • 23/5/07 - Súmulas vinculantes elaboradas pelo STF deverão ser apreciadas pelos ministros em sessão plenária - clique aqui.
  • 5/4/07 - Fundos já podem investir 10% do patrimônio no exterior - clique aqui.
  • 19/3/07 - Separação obrigatória de bens para casamento de idosos divide opiniões - clique aqui.
  • 1/2/07 - Lei que exige certidão negativa de débito de IPTU no registro de imóveis é inconstitucional - clique aqui.
  • 20/12/06 - Em janeiro, fim da exigência às empresas de contribuição - clique aqui.
  • 7/12/06 - Exigência em depósito de precatório judicial é inconstitucional, diz Supremo - clique aqui.
  • 21/11/06 - Projeto que regulamenta penhora on-line aguarda votação no Senado - clique aqui.
  • 10/11/06 - Especialistas criticam projeto que aumenta prazo processual para advogados - clique aqui.
  • 26/10/06 - Mittal decide fazer oferta pública de compra das ações minoritárias da Arcelor Brasil - clique aqui.
  • 19/9/06 - Reforço na área imobiliária do Albino Advogados Associados - clique aqui.
  • 3/8/06 - Edital da 1ª PPP federal é colocada em audiência pública a partir desta semana - clique aqui.
  • 21/7/06 - CADE vota seu novo regimento interno - clique aqui.
  • 8/6/06 - Especialistas de Albino Advogados Associados pedem simplificação do ICMS para acabar com sonegação - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 7/5/10 - O Brasil e os direitos humanos - Fernando A. Albino de Oliveira - clique aqui.
  • 28/4/09 - Responsabilidade do comerciante pelo fato do produto nas relações de consumo - Débora Calabró - clique aqui.
  • 1/7/07 - Imposto sobre valor agregado - Fernando Albino - clique aqui
  • 17/5/07 - Recebemos o representante espiritual de Deus mas também a autoridade jurídica dos princípios do Direito Natural - Fernando Albino - clique aqui
  • 2/5/07 - O Supremo e o contribuinte - Fernando Albino - clique aqui
  • 26/2/07 - As certezas versus inovações - Fernando Albino - clique aqui
  • 23/2/07 - Contribuição para o INCRA é ilegal - José Alberto Fernandes Lourenço - clique aqui
  • 12/7/06 - Os destaques da Lei Ambiental em 2006 - Silvia Zeigler - clique aqui

________________

_______________