Padroeiro dos advogados

Missa de Santo Ivo será dia 19/5

A tradicional missa em louvor a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, procuradores, juízes, juristas, notários, órfãos e abandonados, será realizada no dia 19/5 por OAB/SP, AASP e IASP. A cerimônia ocorre a partir das 19h, na Igreja de Santo Ivo, que fica no Largo da Batalha, 189, no Ibirapuera.

Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, o santo resgata a figura emblemática da advocacia na Justiça. "Ele não está apenas no imaginário dos fiéis. Ele exerceu a advocacia com imparcialidade, grande zelo e retidão, e dedicou-se à causa dos pobres. A homenagem é uma oportunidade para um encontro de confraternização dos operadores do Direito de São Paulo, para pedir proteção e refletir sobre as profissões protegidas pelo padroeiro, que exigem dedicação, imparcialidade e serenidade", diz D’Urso.

Santo Ivo

Santo Ivo de Kermartin nasceu 17 de outubro de 1253, em Tréguier, Bretanha. De família nobe, foi cavaleiro aos 14 anos. Em 1257, ingressou na Universidade de Paris, desenvolvendo seus estudos ao lado de mestres como Santo Tomás de Aquino e São Boaventura. Bacharelou-se em Direito Civil e, mais tarde estudou Direito Canônico.

Depois de iniciar profundos estudos das Escrituras, velho e novo testamento tornou-se franciscano e doou aos pobres seus objetos pessoais de valor e adota inteira e totalmente a vida ascética e fraterna franciscana.

Transformou o solar que recebera dos pais em hospital, asilo para velhos e crianças abandonadas. Lá estabeleceu também seu escritório para atender os pobres e desamparados. Não houve advogado de mais renome nem pessoa mais estimada em toda a Bretanha. Por sua caridade, ganhou o título de advogado e protetor dos pobres.

Santo Ivo é considerado também patrono de todos os estudantes de Direito, defensores públicos, funcionários da Justiça, profissionais que se relacionam com a Justiça, procuradores, Ives, Ivos, Ivones e Ivans.

Santo Ivo faleceu dia 19 de maio de 1303, na mesma localidade em que nasceu.

Oração a Santo Ivo

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.

___________________
_________

Leia mais

  • 19/5/09 - Dia 19 de maio - Dia Nacional da Defensoria Pública e de Santo Ivo, padroeiro dos advogados clique aqui.
  • 8/5/10 - Tradicional missa de Santo Ivo será no dia 19/5 - clique aqui.

__________________