MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

Da Redação

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atualizado às 08:31


Homenagem

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

O ex-ministro da Justiça, jurista consagrado, poeta e escritor admirado, doutor Saulo Ramos, foi homenageado na última segunda-feira, 17/5, com o título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU.

A distinta homenagem foi iniciativa da reitora da Instituição, doutora Labibi Elias Alves da Silva, e do presidente do Complexo, professor Edevaldo Alves da Silva.

No início da cerimônia, a reitora descreveu o amigo, doutor Saulo Ramos. "Trata-se de um profissional de múltiplas facetas brilhantes, um exemplo a ser seguido por nossos jovens", exaltou. Na sequência, o presidente da OAB/SP, doutor Luiz Flávio Borges D'Urso, saudou o homenageado em nome dos 300 mil advogados de São Paulo. "É uma honra participar dessa solenidade em homenagem a quem serviu tão bem o nosso país. Faço isso em nome de toda a OAB/SP", disse.

O também ex-ministro da Justiça, doutor Márcio Thomaz Bastos, discorreu sobre sua amizade, respeito e admiração ao homenageado, "que faz da advocacia uma arte e não uma ciência". Thomaz Bastos parabenizou também o Complexo pela iniciativa.

Em nome da instituição, falou o ministro do STF, doutor Marco Aurélio Mello. Em discurso emocionante, o ministro falou sobre a extraordinária capacidade intelectual do doutor Saulo Ramos, que "não se limitou a testemunhar a história, mas ajudou a escrevê-la, participando ativamente da vida política da nação, em prol de resultados que assegurassem o desenvolvimento social".

Saulo Ramos, em agradecimento à homenagem, abriu seu discurso de forma bem-humorada. "Eu sempre achei que homenageados não devem falar", disse ele. "Todos aqui fizeram referências que muito me emocionaram e, por isso, eu reforço: o homenageado não deve falar". Mas Saulo falou. Ele agradeceu "seu irmão", o professor Edevaldo Alves da Silva, ao lado de quem começou sua trajetória profissional, e surpreendeu a todos com "Meu Credo", texto redigido especialmente para a data e entregue ao professor.

A cerimônia contou com a participação de inúmeras autoridades além das citadas acima, como a de Mauro Arce, secretário de Transportes do Estado de São Paulo; do vice-reitor do Complexo Educacional FMU, professor Arthur Sperandéo; do professor Paulo Hamilton, coordenador do curso de Direito; do professor Celso Fiorillo, coordenador do Mestrado em Direito; e do presidente do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS-FMU), professor Arthur Roquete de Macedo.

Também estiveram presentes amigos e familiares do homenageado e alunos da Instituição que lotaram o Auditório da Casa Metropolitana do Direito. Foi o caso de Diego Bulyouszki Szoke, que cursa o 5º semestre de Direito. "Estou aqui inicialmente para prestigiar a FMU e, principalmente, para prestigiar o doutor Saulo Ramos", disse o jovem.

  • Abaixo confira fotos do evento.

_______________

_____________________