MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento do livro "Seguro de Responsabilidade Civil"

Lançamento do livro "Seguro de Responsabilidade Civil"

No próximo dia 14/6, a autora Melisa Cunha Pimenta lança o livro "Seguro de Responsabilidade Civil" (Atlas - 174p.), com todo histórico do instituto da responsabilidade civil, desde o Direito Romano até os dias atuais. O evento acontece na Livraria do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP), a partir das 18h30.

Da Redação

terça-feira, 8 de junho de 2010

Atualizado em 31 de maio de 2010 10:47


Lançamento

 

Livro traz abordagem inovadora do seguro de responsabilidade civil no Brasil

No próximo dia 14/6, a obra "Seguro de Responsabilidade Civil" (Atlas - 174p.) será lançada pela autora Melisa Cunha Pimenta. O coquetel de lançamento será realizado na Livraria do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP), a partir das 18h30.



Sobre a obra :

Nos primórdios da civilização, o ser humano percebeu que, em grupo, era menos penoso suportar as perdas sofridas. O seguro surgiu da necessidade humana, como forma de minorar os prejuízos individuais. Com o tempo, houve grande aperfeiçoamento do instituto, especializando-se os seguradores em cálculos atuariais, a fim de se saber, com precisão, a quantidade de sinistros que ocorrerão em um determinado lapso temporal em um grupo sujeito a um mesmo risco. Atua o segurador como gerenciador desse fundo comum, para o qual cada segurado contribui com uma parcela pecuniária, para que aquele possa garantir as consequências econômicas desses riscos.

Na atualidade, tem-se um grande desenvolvimento do seguro de responsabilidade civil. Por meio deste, visa-se proteger o patrimônio do segurado de eventuais dívidas de responsabilidade que lhe possam ser imputadas e, ao mesmo tempo, garantir a reparação dos danos causados aos terceiros lesados. Esse contrato surge como o meio capaz de possibilitar o efetivo ressarcimento dos danos causados às vítimas - foco atual do instituto da responsabilidade civil - em uma sociedade que, em razão do progresso alcançado, os riscos são inevitáveis.

Daí a importância deste livro, que traz uma abordagem inovadora do seguro de responsabilidade civil no Brasil. Ele analisa não só os aspectos mais controvertidos acerca dessa espécie de seguro, como também a relação existente entre ele e o instituto de responsabilidade civil, bem como entre o seguro de responsabilidade civil e o Código de Defesa do Consumidor e a boa-fé objetiva.

Livro destinado aos profissionais que atuam nas áreas cível, de direito securitário e de direito do consumidor. Leitura complementar para as disciplinas Direito Civil, Direito Contratual, Securitário e Responsabilidade Civil dos cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.


Sobre a autora :

Melisa Cunha Pimenta é sócia-advogada do escritório Sylvio Fernandes Advogados Associados. Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito do Consumidor e mestre em Direito Civil pela PUC/SP. É membro da Associação Internacional de Direito do Seguro - AIDA.

________________