MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio do volume 10 da obra "Processo do Trabalho"

Resultado do sorteio do volume 10 da obra "Processo do Trabalho"

Veja quem ganhou a obra "Processo do Trabalho" (Lumen Juris - coleção Tópicos de Direito - v.10 - 308p.), de Daniel F. Apolônio Gonçalves Vieira e Bruno Mendes Lopes.

Da Redação

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Atualizado em 1 de setembro de 2010 08:51


Sorteio de obra

Escrita por jovens advogados, a obra "Processo do Trabalho" (Lumen Juris - coleção Tópicos de Direito - v.10 - 308p.), de Daniel F. Apolônio Gonçalves Vieira e Bruno Mendes Lopes, visa contribuir para a melhoria da formação dos universitários. Abrangendo o Direito Processual do Trabalho, o livro ainda conta com um caderno especial de exercícios sobre o tema.

"Os meios de comunicação, não raramente, têm divulgado notícias sobre a crise pela qual passa o ensino jurídico no país e que acarretam baixos desempenhos dos Bacharéis em Direito nos diversos exames utilizados como parâmetros de avaliação dos cursos jurídicos existentes pelo MEC e OAB.

A cada dia aumenta o número de universitários que, apesar de concluírem seu curso de bacharelado, sequer conseguem o registro na Ordem dos Advogados do Brasil para o exercício da profissão de advogado em decorrência do desempenho insatisfatório no Exame de Ordem.

A euforia decorrente da formatura, da colação de grau, da festa de comemoração da conclusão do curso com os parentes e amigos, todos os sonhos e ideais esperados com o futuro exercício da pr6fissão, logo se transformam em decepção e uma sensação de fracasso acaba tomando conta daquele jovem, até então, idealista.

Preocupada com esta situação, em boa hora, a Editora Lumen Juris vem, através da Coleção Tópicos de Direito, contribuir para a melhoria da formação dos universitários, através da publicação de obras escritas por jovens e competentes professores universitários, que aceitaram o desafio de escrever livros com linguagem simples e objetiva, sem que, com isso, fosse prejudicado o conteúdo necessário para que o estudante de direito possa jnicjar sua carreira, obtendo sua primeira grande vitória ao lograr êxito no, hoje, tão "temido" e necessário Exame de Ordem.

A preparação deve começar já na graduação com a correta utilização dos manuais da Coleção Tópicos de Direito, e, após a conclusão do curso, o universitário deverá utilizar os livros da coleção para a revisão de todo o conteúdo fundamental anteriormente estudado durante os cinco anos em que frequentou os bancos da Faculdade de Direito.

Os professores autores foram escolhidos em virtude de suas notórias competências nas salas de aula das diversas universidades e cursos preparatórios para concursos onde lecionam e do evidente idealismo e compromisso com a academia, sempre objetivando a melhoria da qualidade do ensino jurídico no país.

Desta forma, foram feitas reuniões bastante democráticas onde foram debatidas diversas idéias para que fosse atingido tal objetivo, bem como para que a Coleção Tópicos de Direito não fosse apenas mais uma coleção existente no mercado e se transformasse em importante instrumento na formação dos universitários que acreditarem na proposta didática simples e objetiva nela apresentada.

Por isso, além da exposição simples, objetiva e com o conteúdo necessário para uma boa formação jurídica, foram selecionados exercícios objetivos para que os alunos pudessem, já durante a graduação, treinar para a primeira fase do Exame de Ordem, a medida que forem estudando as disciplinas cobradas no mesmo.

Além disso, também é fundamental que o aluno treine a sua redação através da elaboração de pequenos e médios textos sobre os assuntos estudados nos capítulos, valendo-se dos temas, também relacionados aos assuntos estudados em cada capítulo, que foram indicados para dissertação pelos professores autores, iniciando, assim, a sua preparação para a fase discursiva do Exame.

Bastante interessante também é a proposta de criação de grupos de estudo, pesquisa, debate e análise das redações elaboradas pelos próprios estudantes, sem que seja necessária a supervisão de professores, sendo este o motivo de indicação de leitura complementar sugerida pelos autores ao final de cada capítulo dos livros da Coleção Tópicos de Direito.

Com efeito, certo de que o objetivo foi atingido com bastante êxito por todos os professores, que, conforme já dito, foram escolhidos em virtude de suas notórias competências, conhecimento, didática e excelentes aulas ministradas em todas as turmas que lecionam nos cursos de graduação e pós-graduação das mais variadas Faculdades de Direito do país, conclamo os jovens universitários a utilizarem os manuais da Coleção, já durante a graduação, e acreditarem no projeto didático nela consubstanciado, pois, assim, certamente, irão começar suas carreiras com o "pé direito", logrando êxito no Exame de Ordem, e despertando, em seu íntimo, o doce sabor da vitória e a certeza de que todas as batalhas que a vida lhe impuser poderão ser vencidas." Milton Delgado Soares, coordenador da coleção

Sobre os autores :

Daniel F. Apolônio Gonçalves Vieira é graduado pela UERJ. Pós-graduado lato sensu em Direito do trabalho e Processual do Trabalho pela EMATRA. Pós-graduado strictu sensu em Direito do Estado pela UERJ. Membro do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Advogado no Rio de Janeiro/RJ.

Bruno Mendes Lopes é graduado pela UERJ. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/RJ. Advogado no Rio de Janeiro/RJ.

_______________

 Ganhador :

Almir Braga Cabral De Sousa, advogado em Manaus/AM








_________________

Adquira já o seu :












__________________