MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Itabira de Brito Filho é o novo desembargador do TJ/PE

Itabira de Brito Filho é o novo desembargador do TJ/PE

O novo desembargador do TJ/PE, Itabira de Brito Filho, foi empossado no fim da tarde de ontem, 10/11, no gabinete do presidente do TJ/PE, desembargador José Fernandes de Lemos, em cerimônia prestigiada. Desembargadores, juízes e amigos fizeram questão de celebrar uma conquista que concretiza um sonho de família.

Da Redação

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Atualizado às 08:18


Posse

TJ/PE recebe novo desembargador

O novo desembargador do TJ/PE, Itabira de Brito Filho, foi empossado no fim da tarde de ontem, 10/11, no gabinete do presidente do TJ/PE, desembargador José Fernandes de Lemos, em cerimônia prestigiada. Desembargadores, juízes e amigos fizeram questão de celebrar uma conquista que concretiza um sonho de família. "Meu pai sonhava que o filho seguisse a carreira de magistrado", revelou Itabira de Brito na ocasião.

Presidindo a posse formal, o desembargador José Fernandes de Lemos foi contundente ao afirmar que "é um motivo de grande satisfação para essa Corte receber Itabira, depois de uma árdua caminhada". Para o novato, "agilizar e realizar Justiça" serão as suas prioridades na nova jornada, depois de 36 anos de carreira no MP/PE.

Nascido no Recife em maio de 1949, Itabira de Brito Filho é neto do juiz de Direito Francisco Itabira de Brito e filho do promotor de Justiça Itabira de Brito. Para seguir os passos do pai, Itabira ingressou no MP/PE em 13 de setembro de 1974, apenas dois anos depois de concluir o curso na Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1994, foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de procurador de Justiça e há quatro anos ocupava as funções de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Itabira de Brito Filho ocupará a vaga deixada pela desembargadora Helena Caúla Reis, que se aposentou. A magistrada foi a primeira procuradora de Justiça no Estado e a primeira mulher a assumir o cargo de desembargadora do TJ/PE, na vaga reservada ao quinto constitucional.

________________
_________

Fonte : TJ/PE

Foto : Luciano Costa

_________
________________