Victor Brecheret

Filha de Victor Brecheret doa obra do artista brasileiro à França

O Jardim de Luxemburgo, em Paris, foi palco de um fato inédito: a doação da escultura "Porteuse de parfum", de Victor Brecheret (1894-1955), única obra no local. A doação foi em 13/10, pela filha do artista, Sandra Brecheret Pellelgrini, presidente da Fundação Escultor Victor Brecheret – clique aqui.

Victor Brecheret é responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira e participou da Semana de Arte Moderna de 22, com obras expostas no saguão do Teatro Municipal de SP. Também foi sócio-fundador, em 1932, da Sociedade Pró Arte Moderna.

O artista ficou célebre com a obra "Monumento às Bandeiras", de 1953, no Parque do Ibirapuera. Também é autor de "O Sepultamento", escultura que ornamenta o túmulo de Olívia Guedes Penteado (1872-1934), e "Monumento a Caxias", da década de 1940, na Praça Princesa Isabel, em São Paulo.

A doação de "Porteuse de parfum" ("Portadora de Perfume") foi recebida pelo senador Gerar Larcher, presidente do Senado da França, o qual se sentiu honrado pelo fato. A obra do prestigiado artista nacional foi colocada no jardim privativo da presidência do Senado, denominado "Le jardin de la Reine Marie", anexo ao Jardim de Luxemburgo.

  • Confira imagens da solenidade :

_____________

_____________