MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB e MEC estudam nova política regulatória de ensino jurídico
Parceria

OAB e MEC estudam nova política regulatória de ensino jurídico

Nova política instituirá regras para a criação e o funcionamento de cursos de graduação e pós-graduação de Direito no Brasil.

Da Redação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Atualizado às 09:26

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinarão, no próximo dia 11, um acordo de cooperação para a elaboração de uma nova política regulatória do ensino jurídico no país. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 19, em reunião no Ministério da Educação.

A nova política instituirá regras para a criação e o funcionamento de cursos de graduação e pós-graduação de Direito no Brasil. A OAB e o MEC irão definir, por exemplo, quais aspectos serão avaliados na análise de pedidos de abertura de novas vagas, como campo de prática, necessidade social e qualidade de ensino. Além disso, serão criados os procedimentos de monitoramento permanente das faculdades já em funcionamento. "Essa parceria será fundamental para que a educação jurídica não seja um estelionato em nosso país, para que as pessoas não sejam induzidas em erro, participando de cursos de Direito que não preparam minimamente para o exercício profissional", disse Marcus Vinicius, ao sair da reunião com o ministro da Educação.

A mudança no caráter dos pareceres da OAB quanto à criação de cursos de Direito também será objeto de estudo do grupo que será formado a partir do acordo de cooperação. Atualmente, a Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal opina previamente nos processos de criação, reconhecimento ou credenciamento de faculdades junto ao Ministério da Educação. Os pareceres, apesar de sua previsão legal, têm caráter meramente opinativo. "Transformar os pareceres em um ato vinculativo é uma aspiração da OAB e esta pode ser uma das consequências práticas desse acordo", destacou Marcus Vinicius.

Na avaliação do presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB, a experiência da entidade em todos os Estados, por meio das comissões das seccionais, junto ao mercado e às instituições de ensino, será fundamental para o trabalho com o Ministério da Educação. "Esta união de intenções e experiências só pode resultar em benefícios para a educação jurídica no país", analisou Eid Badr, ressaltando que a iniciativa conjunta entre o MEC e a OAB é inédita.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas