MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conar expede recomendações a Oi, Shell e Nutralogistic
Anúncios

Conar expede recomendações a Oi, Shell e Nutralogistic

Advertências são resultados das sessões de 17 e 18/7.

Da Redação

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Atualizado às 14:19

Nos dias 17 e 18/7, o Conselho de Ética do Conar reuniu-se em São Paulo e no Rio de Janeiro, por meio das 2ª e 3ª câmaras. Entre os casos analisados estão uma promoção da Shell, um anúncio de produto alimentício que promete auxiliar na definição abdominal e um pacote promocional da Oi. Confira o entendimento do Conselho ao analisar as denúncias.

__________

Representação 184/13: "Concorra a um caminhão e ganhe um boné com Shell Rimula"

Segundo denúncia, o anúncio de óleo diesel para caminhoneiros leva ao engano devido à maneira como a promoção é exposta. Isso porque o prêmio oferecido pela marca Shell não é um caminhão e sim um título de capitalização.

Ao analisar a denúncia, o relator do processo recomendou uma advertência ao anunciante por considerar que houve falta de clareza no mecanismo de exposição, entendimento acolhido pela maioria.

Representação 96/13: "Nutralogistic Comércio e Representações - Fique sarado rápido"

A empresa em questão oferece, através de anúncio veiculado na internet, um complemento alimentar que promete auxiliar na definição abdominal. Questionou-se, então, se o produto era registrado na Anvisa, mas a empresa responsável não se manifestou.

O Conselho recomendou, então, a imediata sustação do anúncio. A anunciante não enviou defesa ao Conar.

Recurso ordinário 353/12: "Oi - TV HD + banda larga até 10 mega, 3G, Wifi - Por apenas R$69,80/mês até o Carnaval"

Um consumidor enviou reclamação contra anúncio da Oi que oferecia preços promocionais de TV HD, banda larga e internet até o carnaval. Para o cliente, os termos da oferta eram confusos e carentes de explicação.

Inicialmente, recomendou-se a sustação do anúncio, advertência mantida após o recurso ordinário em questão.

Segundo a assessoria de imprensa do Conselho, denúncias como essa são comuns, pois trata-se de um serviço complexo para ser vendido.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas