MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comprovante de pagamento sem GRU não indica recolhimento de custas
STJ

Comprovante de pagamento sem GRU não indica recolhimento de custas

O ministro Marco Buzzi, do STJ, negou seguimento a REsp por ausência da Guia de Recolhimneto da União necessária para a devida comprovação do pagamento das despesas processuais.

Da Redação

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Atualizado às 15:36

O ministro Marco Buzzi, do STJ, negou seguimento a REsp por ausência da Guia de Recolhimneto da União necessária para a devida comprovação do pagamento das despesas processuais.

No caso em análise, o recorrente limitou-se a juntar comprovantes de pagamento desacompanhados das correlatas guias de recolhimento. Segundo o ministro, o artigo 41-B da lei 8.038/90, determina que "as despesas do porte de remessa e retorno dos autos serão recolhidas mediante documento de arrecadação, de conformidade com instruções e tabela expedidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça".

O ministro então reiterou que a prova da quitação das custas e do porte de remessa e retorno dos autos deve ser efetuada mediante a juntada das GRU no momento da interposição do recurso, sendo insuficiente a simples exibição dos comprovantes de pagamento.

Ao decidir, Marco Buzzi ressaltou que cabe ao Tribunal Superior o juízo definitivo de admissibilidade, mesmo que o recurso tenha seu processamento admitido na origem. "Cumpre esclarecer, de início, ser possível novo exame dos pressupostos de admissibilidade do recurso interposto, pois o juízo exercido na origem tem caráter provisório e não vincula o Tribunal Superior, ao qual incumbe o juízo definitivo de admissibilidade".

Diante do exposto e não tendo sido demonstrado o regular recolhimento das despesas processuais, Buzzi negou seguimento ao recurso e o considerou deserto por incidência da súmula 187 do STJ.

Confira a decisão.