MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procurador tem aposentadoria cassada por uso do cargo para benefício próprio
Faltas disciplinares

Procurador tem aposentadoria cassada por uso do cargo para benefício próprio

Álvaro Marçal Mendonça figurou como réu em processo sobre esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes no INSS.

Da Redação

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Atualizado em 6 de novembro de 2013 09:18

*Atualização no fim da matéria em 23/2/16, às 14h

O procurador Federal Álvaro Marçal Mendonça foi demitido por cometimento de faltas disciplinares consubstanciadas no uso de seu cargo para beneficiar a si próprio e a terceiros, em detrimento de interesse público e do erário. Como ele já estava aposentado, a penalidade foi convertida em cassação de aposentadoria.

De acordo com a portaria 402/13 da AGU, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6, no exercício do cargo, Mendonça desobedeceu deveres dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais previstos na lei 8.112/90, quais sejam: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; ser leal às instituições a que servir; e observar as normas legais e regulamentares.

Além disso, o procurador infringiu duas proibições impostas aos servidores dispostas na mesma norma: valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; e receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.

Mendonça já figurou como réu em processo (0014194-31.2005.4.01.3600) que tratou de esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes no INSS, mas em dezembro de 2012 a 3ª turma do TRF da 1ª região decretou a nulidade da ação penal porque as interceptações telefônicas realizadas nas investigações foram consideradas ilícitas.

Veja a íntegra da portaria.

________

*Veja matéria que dá notícia de que a referida portaria foi revogada - clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas