MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Shopping de Campinas não consegue impedir realização de "rolezinho"
Decisão

Shopping de Campinas não consegue impedir realização de "rolezinho"

Reunião de jovens em shoppings de diversas cidades paulistas tem assustando proprietários, comerciantes e frequentadores dos centros de compras.

Da Redação

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Atualizado às 09:21

O juiz de Direito Herivelto Araujo Godoy, da 8ª vara Cível de Campinas/SP, indeferiu liminar para impedir a realização do evento "rolezinho" no Shopping Iguatemi na última sexta-feira, 10.

A reunião de jovens organizada por meio do site de relacionamentos Facebook em diversos shoppings paulistas tem assustando proprietários, comerciantes e frequentadores dos centros de compras.

Para Godoy, "o movimento, que vem se verificando com alguma frequência em outros empreendimentos comerciais não visa expropriação ou posse de nada. Busca, isso sim, a realização de encontro de jovens em grande número".

O magistrado considerou que, "se é correto afirmar que distúrbios se verificaram em eventos semelhantes em outras cidades, também é cediço que muitos deles transcorreram de forma pacífica, sem a ocorrência de crimes, nada justificando o cerceamento prévio dos jovens".

Desse modo, o julgador concluiu que "não houve demonstração inequívoca de que os réus poderiam praticar atos que, por si só, fossem aptos a despertar o justo receio de turbação ou esbulho iminentes".

Em 19/12, o juiz de Direito Luís Maurício Sodré de Oliveira, da 3ª vara Cível de São José dos Campos/SP, determinou que a PM policiasse o shopping CenterVale "para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, respeitando o direito constitucional de ir, vir, permanecer e de manifestação pacífica" (Processo: 4009786-64.2013.8.26.0577).

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas