MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Consorciadas não terão que arcar com dívidas trabalhistas da empregadora
Decisão

Consorciadas não terão que arcar com dívidas trabalhistas da empregadora

Empresas não usufruíam da mão de obra dos empregados umas das outras e não contratavam trabalhadores conjuntamente.

Da Redação

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atualizado às 08:48

Em recente acórdão proferido pelo TRT da 18ª região, o Regional decidiu que empresas consorciadas que não fazem parte do mesmo grupo econômico não se enquadram na previsão do artigo 2º, parágrafo 2º da CLT e não podem ser responsabilizadas pura e simplesmente por dívidas trabalhistas da empregadora.

No caso, o Tribunal consignou que, além da ausência de interesses econômicos e sócios em comum, as empresas consorciadas não usufruíam da mão de obra dos empregados umas das outras e não contratavam trabalhadores conjuntamente.

Na decisão, também foi destacado caráter operacional do consórcio, a diversidade de segmentos/atuação entre ambas as consorciadas e a subordinação exclusiva do reclamante em relação a sua empregadora e respectivos prepostos, e não às demais integrantes do consórcio.

Com base em tais premissas e levando em conta, ainda, a previsão do artigo 278 da lei 6.404/76, a turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso ordinário de uma das consorciadas e afastou a responsabilidade solidária que havia sido decretada pela vara de origem quanto ao pagamento das verbas trabalhistas devidas pela empregadora ao autor da ação.

A causa foi patrocinada pelo escritório Cerdeira Advogados e Consultores Legais.

O número do processo não foi divulgado em nome da preservação das partes.

_______________