MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação busca unificar decisões sobre rebaixamento da Lusa no STJ
Caso Portuguesa

Ação busca unificar decisões sobre rebaixamento da Lusa no STJ

Na origem do conflito está uma ação movida na 42ª vara Cível de SP contra a CBF visando a anulação do julgamento feito pelo STJD.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Atualizado em 11 de fevereiro de 2014 23:22

Chegou ao STJ nesta segunda-feira, 10, o conflito de competência relativo ao rebaixamento de clubes do Campeonato Brasileiro de 2013. Um torcedor da Portuguesa, autor de ação paulista que beneficia o clube, aponta a existência de decisões conflitantes sobre o caso.

Na origem do conflito está uma ação movida na 42ª vara Cível de SP contra a CBF visando a anulação do julgamento feito pelo STJD. A entidade administrativa puniu a Portuguesa com perda de pontos, resultando em seu rebaixamento. Segundo o torcedor, a ação foi distribuída em 9/1. Nessa ação, foi concedida tutela antecipada para suspender os efeitos do julgamento do STJD.

Em 14/1, uma ação distribuída para a 2ª vara Cível da Barra da Tijuca/RJ foi movida para obrigar a CBF a cumprir o julgamento do STJD. Nessa ação, foi concedida tutela antecipada para tornar obrigatório esse cumprimento. Na mesma data, uma ação similar foi movida perante o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, também no RJ, em que também foi concedida tutela antecipada para observação do julgamento administrativo do STJD.

Competência paulista

O torcedor afirma que a primeira citação válida ocorreu na ação em trâmite na vara paulista, em 15/1. Nas ações em trâmite no Rio, a CBF se teria dado por citada apenas no dia seguinte: 16/1. Então, ele requer que o STJ conceda tutela antecipada para estabelecer a competência do juízo paulista para questões urgentes relativas ao caso e para suspender os efeitos das decisões fluminenses.

O argumento utilizado é que existe risco de grave lesão de difícil reparação, caso mantida a situação atual, já que a CBF teria antecipado do dia 20/2 para o dia 6/2 a divulgação da tabela do Campeonato Brasileiro de 2014, excluindo a Portuguesa dessa competição.

Esses pedidos serão apreciados pelo ministro Sidnei Beneti. Depois, os ministros da 2ª seção da Corte apreciarão o mérito do conflito, determinando se há efetivamente conflito entre as ações e, nesse caso, qual será o juízo a julgar os processos conexos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas