MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio suspende corte de salários acima do teto no Congresso
Supersalários

Marco Aurélio suspende corte de salários acima do teto no Congresso

Ministro ponderou que as Casas Legislativas deixaram de observar o contraditório ao não intimarem os servidores afetados a se manifestar

Da Redação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Atualizado às 08:44

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, concedeu liminar para suspender os efeitos de decisões da Câmara e do Senado que determinaram cortes nos salários dos servidores que recebem acima do teto constitucional de R$ 29,4 mil. Na decisão, o ministro ponderou que as Casas Legislativas deixaram de observar o contraditório necessário na via administrativa ao não intimarem os servidores afetados pelo cumprimento das decisões do TCU a se manifestar.

Em agosto de 2013, após a realização de várias auditorias, o TCU determinou à Câmara e ao Senado que adotassem providências para regularizar o pagamento de remunerações que ultrapassassem o teto constitucional. Ao serem comunicadas, as duas Casas deliberaram, por meio das respectivas mesas diretoras, pela observância da determinação.

Na ação, o Sindilegis - Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União sustenta que a decisão contrariou os princípios constitucionais, visto que tomada sem que os servidores fossem previamente ouvidos. Alegaram ainda que a redução repentina da remuneração, de natureza alimentar, criou embaraços ao equilíbrio dos orçamentos familiares dos servidores.

Ao conceder a liminar, o ministro Marco Aurélio ressaltou que a preservação do Estado Democrático de Direito reclama o respeito irrestrito das normas. "Descabe endossar, no afã de se ter melhores dias, um recuo na concretização dos ditames constitucionais, considerado o fato de órgãos de envergadura maior olvidarem as garantias inerentes ao devido processo asseguradas na Carta da República", salientou.

O ministro destacou ainda que o entendimento foi assentado por ele na concessão de liminares semelhantes em mandados de segurança impetrados por um servidor da Câmara e pela Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e de Fiscalização Financeira da Câmara.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas